Fernando de Noronha, arquipélago de Pernambuco

Sugestão de Antonio Francisco

Fernando de Noronha

Na foto, a Ponta da Sapata

Redação

Redação

View Comments

  • Um porém s/ F. de Noronha, distrito de Pernambuco,

    "Turista É Aquele Que Viaja Pra Ver O Que todo O Mundo Vê" (Sérgio Augusto num artigo,ou foi outro?).Estive p/25 dias na ilha,sempr falo c/ pessoas do povo,de várias idades,sem fantasia de turista:propagandas, revistas de turismo e turistas não percebem (ou omitem).Num livro vendido na ilha(mais palavras do que imagens sensacionais, pouco vendido,ou pra leitura posterior,se houver(ou mais um souvenir a se guardar, procurei tese-dissertação de uma das autoras,antropológa da Fundaj-Recife,q confima e mais ainda:A face oculta de FN,a herança militaresca de ex-presídio,um tipo de catequização na escola.O lixo e esgoto já aparece em praia.Civilidade,coisa rara em nosso Brasil.Plim-Plim.

  • Fiz muitos trabalhos em

    Fiz muitos trabalhos em Fernando de Noronha qdo estava no WWF, em parceria com o Projeto Tamar, há mais de 10 anos atrás. Os recursos vinham do WWF-Finlândia, que tinha um programa de proteção de Parques Nacionais Marinhos mundo afora. Creio que investimos cerca de Us$ 1 milhão na estruturação das trilhas e de centros de visitantes da Ilha, especificamente no Parque Nacional, assim como em programas de educação ambiental de mão dupla - envolvimento das crianças na proteção das tartarugas marinhas e tornando-as agentes educativos nos programa de visitação com turistas e, desse modo, educando-os também. Ao mesmo tempo formamos diversos jovens como guias e instrutores turísticos, trabalhando com os conceitos de mínimo impacto ambiental na visitação, ao mesmo tempo em criávamos expectativas de futuro para estes jovens na própria ilha. O programa finalizou há 10 anos, mas o legado está lá. Hoje o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha teve seus serviços turísticos terceirizados a empresas e os ingressos triplicados, uma política que não concordo mas que vinha sendo uma tendência de posição do MMA desde FHC e que continuou com Dilma/Marina. Para mim, parques são públicos e não podem limitar o ingresso de visitantes de diferentes classes de renda.

    Ops, desculpe, esqueci que estou num blog onde muitos acham que ONGs são pilantras, que o meio ambiente é um problema inteiro, onde o WWF faz parte da máfia verde que quer inviabilizar o Brasil, financiados por impérios e conglomerados monstros, que seus colaboradores no Brasil são uns vendidos apátridas e que as tartarugas marinhas contribuem para a Ilha manter suas desigualdades sociais...

    • Parabéns, Sergio SS

      Dizem que Fernando de Noronha é muito acolhedor, e certamente isto tem a ver com o traballho de inúmeras pessoas que por lá estiveram, inclusive você.

       

      • antônio, dizer ou ouvir dizer q é acolhedor é coisa de turista

        de turista,esse povo q adora ser enganado com o "exótico",o que sai como a melhor praia do Brasil (Porto de Galinhas, tb em Pernambuco,no continente,um comercial da revista Viagem&Turismo,e seus leitores q bem a merecem).Numa edição da revista Forum,há um ponto de vista de q o dito turismo ecológico na verdade destrói o que há de autentico no lugar,no povo - q é o que importa.Em Jericoacoara,onde estive 3 vezes somente,conversando com o povo do lugar,q nasceu e cresceu lá, idosos, eles chamam a vila badalada de Serrote(q parece mesmo enorme serrote).Tenho impressáo de q o batismo de Jericoacoara foi uma bela jogada de  marketing e da lenda de q,do alto mar,indígenas viam aquela pedra furada parecer um jacaré ao sol,coarando.Ah,em Cuba,há quem fale fluente português pela qualidade de ensino naquele pobre país economicamente.Presenciei cubanos dizendo o que já sentiam que tal ou qual turista já tinha preconcebido,então, falava maravilhas pra uns,e falava das coisas negativas e do inferno pra outros...

        • É verdade sim que o turismo

          É verdade sim que o turismo modifica a paisagem, causa diferentes tipos de impactos sociais, ambientais e até econômicos, como a inflação de produtos e da terra. O turismo de massa é um grande predador e arrasa com a paisagem que antes era o motivo da visitação. Aconteceu com Santos, primeiro balneário de massa no Brasil, depois Guarujá e agora expandindo para todo o litoral norte e sul de SP. E assim acontece em todo o litoral brasileiro. Importante é buscar a sustentabilidade por meio de planejamento territorial dos locais de visitação e também, e principalmente, na educação do visitante, que muitas vezes não se desconecta do ambiente urbano e "exige" facilidades que modificam a paisagem original. E o poder público, que deveria ser o grande mediador, permite que operadores privados (meios de hospedagem principalmente) sejam os grandes agentes da deterioração do local.

          O turismo é um importante fator de desenvolvimento econômico, mas seu poderio de investimento deveria ser melhor ordenado visando o bem estar da população local e a segurança e lazer do visitante.

      • Obrigado Antonio e Nick.
        É

        Obrigado Antonio e Nick.

        É verdade que a Ilha (até por ser uma ilha) tem verdadeiros dilemas sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que é admirada por visitantes do mundo todo. A contradição é que poucos visitantes observam ou são informados dos problemas de abastecimento de água e de destinação de resíduos sólidos e de esgotos domésticos. E ainda da falta de perspectivas dos jovens por conta das falhas no sistema de educação local e do pouco estímulo ao empreendorismo diversificado, que fuja da "monocultura" do turismo.

        Mas a diversidade de paisagens terrestres e marinhas é mesmo fascinante. Noronha é um dos patrimônios mundias da natureza pela UNESCO. Parabéns pela lembrança.

    • Sérgio SS,são áreas e perspectivas diferentes.Parabéns pelo seu

      Sérgio SS, são áreas e perspectivas diferentes. Parabéns pelo seu trabalho. Apenas levantei outro ângulo. A discussão do que seja mais relevante é secundária. Complementam-se. Respeitam-se.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago