O futebol e o acidente do torcedor, por Ronald Augusto

O futebol e o acidente do torcedor

por Ronald Augusto[1]

Como já estamos cansados de saber, a temporada futebolística começa com os campeonatos estaduais. Em função disso convido o leitor a refletir sobre o problema do torcedor-tipo de futebol. Grosso modo ele é racista, homofóbico, misógino. O torcedor é covarde. Sua suposta valentia se deve à multidão da qual se nutre, nela o torcedor está imerso e protegido. Ele é um pequeno déspota. O torcedor é uma criança grande e mimada, isto é, um sem-educação que não sabe lidar com o revés ou com a frustração. Ofensivo, intimidador, desrespeitoso, são alguns dos predicados do torcedor. O torcedor é um devoto de uma religião de bárbaros. O torcedor é um problema social. Ele não pensa, apenas reage. O torcedor não sabe fazer distinções. Essa espécie de torcedor é um tremendo acidente na direção do futebol enquanto experiência cultural.

O foco do comentário não é o eventual jogador que perde a cabeça e provoca a sua ou a torcida adversária, não; o foco do comentário é essa coisa chamada “torcedor”, ele mesmo. No quadro dos fatos futebolísticos essa ou aquela atitude agressiva do jogador talvez nem deva ser encarada como uma excepcionalidade, mas às vezes é explorada retoricamente e em prejuízo daquilo que de fato interessa, ou seja, o problema do intolerável e crescente destempero do torcedor e que naturalizamos com o nosso cinismo risonho. A contragosto do nosso desejo, precisamos admitir que somos mais vizinhos do torcedor do que do jogador.

Torcedor e jogador não são uma e a mesma coisa, se isso fosse verdade, e graças a uma fabulosa empatia, eles se entenderiam na riqueza e na pobreza dos desempenhos e resultados. O que me espanta, mas nem tanto, é a dificuldade em fazer o movimento da autorreflexão com relação ao torcedor, afinal de contas, somos, cada um de nós, uma instância dessa figura. Na verdade, apontar para o jogador impulsivo é melhor do que se reconhecer, ainda que brevemente, nesse torcedor irracional (não importa o clube do seu coração) que está sempre à beira de fazer e de vociferar as piores coisas diante do menor revés relacionado ao seu pathos, isto é, um grupo de 11 caras brincando com uma bola com a intenção de provar que são melhores do que um outro grupo de 11 caras atrás da mesma bola.


[1] Ronald Augusto é poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Confissões Aplicadas (2004), Cair de Costas (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013) e Nem raro nem claro (2015).

 

 

Redação

Redação

View Comments

  • Ninguém vai a um jogo de

    Ninguém vai a um jogo de futebol refletir sobre a vida e o mundo. Vai ver seu time jogar bola, e ganhar.

  • texto iroso demais

    Eu sou torcedor. Quando vou ao estádio, vou sim para ver meu time jogar e torcer para ele ganhar. Não vejo nada demais nisso. Nunca vi uma briga acontecer do lado que eu fico. As brigas acontecem, em regra, sempre no mesmo espaço. 

  • Caramba

    Eu sou rascista, misógino, déspota, covarde, mimado , sem educação. Puxa! é muito adjetivo pro meu caminhãozinho.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago