Categories: Cultura

O livro infantil “Antônio”, que aborda a pedofilia

Do Blog Abuso Sexual Salvador

Pedofilia é dialogada diretamente com as crianças no livro “Antônio”

Lançado em abril desse ano (2012), o livro “Antônio” do autor pernambucano Hugo Monteiro, transpõe para a literatura infantil, o tema do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Em entrevista à Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, Monteiro explica que a ideia é que as crianças, ao lerem a história, possam romper o silêncio diante dos acontecimentos que as incomodam. “Tem tipo de estratégia de adulto em que além de não a deixar falar, faz com que ela ainda se sinta culpada pelo mal que lhe é feito”.

No book trailer da obra, disponível no site Youtube, é relatada a vida da personagem Antônio, uma criança feliz, que gosta de brincar, correr e adora as histórias em quadrinhos. A partir desse gancho, Hugo Monteiro insere o aparecimento da “Mão” maligna que seria a responsável por transformar o universo de sonhos do menino em uma sucessão de pesadelos.

Numa outra entrevista, ao portal NE10, no dia 14 de outubro, Monteiro descreve que a narrativa procura alertar o problema da pedofilia sofrida por milhares de menores dentro de suas casas, comunicando-se diretamente com os vulneráveis.

“Os índices de abuso sexual no mundo são altíssimos. As crianças sofrem horrores nas mãos de adultos – mulheres e homens – doentes. Acho que o drama de Antônio toca na alma de crianças em todos os países do planeta, seja no Ocidente, seja no Oriente. É muito importante que se pense nisso”, diz.

Assim, a violência é tratada com metáforas e ilustrações que dialogam com o texto sutil e ao mesmo tempo possam ser assimiladas pelos infanto-juvenis. “Crianças muito pequenas quando leem Antônio não fazem relação com o tema pedofilia, mas elas entendem que A mão é maldosa e faz maldade com Antônio, então elas não se identificam com A mão, mas se identificam com Antônio”, afirma Monteiro ao NE10.

O autor reforça que o propósito de adequar a linguagem para que o tema chegue com clareza aos pequenos, não é demonizar o adulto. “Antônio’ é meu grito de alerta. Por meio dele, é como se eu estivesse dizendo: as crianças precisam ser protegidas. As crianças precisam de amparo. As crianças precisam de cuidado. As crianças dependem dos adultos. Os adultos não podem ser perigo para as crianças, mas segurança. “Antônio” é isso: minha luta pelas crianças transformada em linguagem literária”, finaliza.

Confira o book trailer de “Antônio”:

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

7 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

8 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

9 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

9 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

9 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

10 horas ago