Regional

Sesc SP realiza a segunda edição da ação em rede

“NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA” ENTRE 18 E 27 DE MARÇO

Entre bate-papos, cursos, feiras e oficinas estão previstas 40 atividades gratuitas em 19 Unidades do Estado de São Paulo que, em conjunto, pretendem contribuir para estimular a economia criativa, a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário.

Abertura aconteceu em 18/3 no Sesc Pinheiros com o bate-papo Feiras: diversidade, protagonismo e trabalho em rede, com Adriana Barbosa, Milena Nascimento, Ana Luzia Laporte e Ednusa Ribeiro.

Em sua segunda edição – a primeira ocorreu no final de 2019 –, a ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo, tem, entre seus objetivos, dar destaque a iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário. Em 2022, a programação conta com a participação de 19 Unidades (capital, região metropolitana, interior e litoral), onde serão realizadas 40 atividades, presenciais e on-line, gratuitas, entre 18 e 27 de março.

A iniciativa acontece após uma percepção: a partir de 2020, com a necessidade do isolamento social imposto pela pandemia, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e de ampliação de seu repertório digital para não apenas manter contato entre seus pares, mas, também, para seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou mesmo iniciar a comercialização de seus produtos nas redes sociais. Neste ano, e com o gradativo retorno das ações presenciais, os produtores retomam suas atividades e carregam consigo um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo e sua readequação à realidade virtual.

Nesse contexto, as atividades integram uma programação da qual participam coletivos de empreendedores de periferias, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais, valorizando a inserção produtiva e a diversidade cultural. Presentes na programação das unidades do Sesc ao longo de todo o ano, essas ações se intensificam no Nós: criação, trabalho e cidadania, fortalecendo a troca de experiências, pensamentos e questionamentos que possam, ao circular mais amplamente, se constituir como elementos catalizadores de transformações, construções de conhecimentos e projetos entre os participantes.

Entre rodas de conversa, cursos e oficinas, algumas atividades se destacam. Como o bate-papo “Feiras: diversidade, protagonismo e trabalho em rede”, que se realizará em 18/3, no Sesc Pinheiros. Com mediação de Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, contará com as participações da costureira, poetisa e designer Milena Nascimento, empreendedora da Rede Nois por Nois; da cientista social Ana Luzia Laporte, da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã; e a administradora Ednusa Ribeiro, do coletivo Meninas Mahin.

Já em relação às feiras, destacam-se duas na capital paulista: uma na Zona Leste e outra na Zona Sul.  No Sesc Itaquera, a atividade se configura como espaço de intercâmbio de produtos, ideias e saberes com base em boas práticas de valorização do trabalho, da inclusão produtiva e sustentabilidade em projetos mantidos pela Associação de Agricultores da Zona Leste, Sítio Recanto Paradiso, Mulheres do GAU, Da Lama Studio, Coletivo Meninas Mahin, Soudpano, Kitanda das Minas, Revitalize, Abelhas Nativas, Herborá, Instituto Agroterra, São Matheus em Movimento e Recicla Beleza Sustentável. O Sesc Campo Limpo recebe a Feira de

Iniciativas Sociais, com 10 expositores de diferentes nichos do mercado de artesanato. Partindo da premissa de incentivar o comércio local, a economia solidária e pequenos negócios, a Unidade se torna palco para expositores, abertos a conversas para contar seus processos de criação e produção.

O Sesc Campo Limpo também é o cenário escolhido para o encerramento da programação com uma intervenção: o desfile da nova coleção de joias da Preta Rainha, ação que mobiliza coletivos artísticos da região.

Protocolos sanitários

. Para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina

. A partir de 8/2/22, crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).

. É obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.

Para atividades com ingresso será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA EM NÚMEROS

19 Unidades envolvidas, sendo:

9 na Capital e Grande São Paulo

10 – Interior e Litoral

40 atividades, sendo:

·         12 oficinas

·         9 feiras

·         8 cursos

·         7 rodas de bate-papo

·         4 intervenções artísticas

Para conferir a programação completa em todas as unidades, acesse www.sescsp.org.br/projetos/nos/

Redação

Redação

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago