Brasileiros querem aplicativos pré-instalados nos smartphones

Uma pesquisa encomendada pela Qualcomm ao IBOPE para mapear o perfil dos usuários de smartphones que consomem aplicativos móveis no Brasil revelou que os brasileiros estão dispostos a pagar entre R$ 27 e R$ 93 a mais na hora de comprar um aparelho em troca de um pacote personalizado de aplicativos já instalados.

O interesse pelos aplicativos pré-instalados se justifica pela falta de conhecimento e pela recente adoção de um smartphone. O levantamento indica também que 70% dos usuários possuem smartphone há menos de 6 meses.

Por R$ 27 adicionais, o usuário deseja um pacote de 14 aplicativos, com jogos (Cut The Rope, forca e jogo da velha), Twitter e Facebook, streaming de rádio, previsão do tempo, leitor para revistas e jornais e avaliador de restaurantes. Já no pacote de 20 aplicativos, em média, a um custo de R$ 93 adicionais, viriam inclusos acesso a vídeos, identificador de músicas, utilitários de táxi, leitor de códigos (QRCode) e serviços de personal trainer digital, entre outros.

Para conhecer mais sobre os aplicativos a serem instalados, a maioria dos entrevistados prefere ter informações diretamente nos pontos de venda (39%), pela experiência diretamente na tela dos smartphones em exibição(18%), seguida por conversa com o vendedor (17%).

Apesar da recente adoção dos smartphones (menos de 6 meses, para a maioria dos entrevistados), usuários brasileiros se interessam por aplicativos e têm o hábito de buscar novidades semanalmente nas lojas de aplicativos móveis. Para 51% é um programa semana, sendo que os homens mais jovens (entre 18 e 35 anos) das classe B/C são os mais voltados para novidades de aplicativos.

Campeões de uso

Os aplicativos apontados como mais usados no dia a dia são:

– Facebook (65%)

– Google (33%)

– Gmail (23%)

– Hotmail (23%)

– Youtube (21%)

Ainda de acordo com o estudo, devido à falta de experiência, os usuários ainda realizam tarefas pouco variadas por meio do celular, concentrando-se apenas na comunicação, no acesso às redes sociais e em outras atividades de lazer. As mais citadas são:

– Fazer e receber ligações (92%)

– Acessar as redes sociais (80%)

– Ouvir música (77%)

– Enviar e receber mensagens (75%)

– Fazer pesquisas na internet (71%)

– Responder e-mails (66%)

Fazer compras (12%) e efetuar transações bancárias (27%) são algumas das atividades ainda pouco realizadas por meio de dispositivos móveis no Brasil, segundo os dados da sondagem. Foram ouvidas 600 pessoas das classes A, B e C do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre 15 e 54 anos.

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Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

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