Caça a asteroides: NASA vai abrir telescópios para uso de astrônomos amadores

Jornal GGN – A Agência Espacial Norte-americana (NASA) vai querer contar com a ajuda de astrônomos amadores para caçar novos asteroides nas imediações da Terra. Para isso, a agência anunciou um acordo que vai abrir os telescópios da rede Slooh para uso de qualquer cidadão. A ideia é que, com a ajuda de muitas pessoas, seja mais fácil localizar novos corpos celestes para que os cientistas possam estudá-los.

A parceria faz parte do Asteroid Grand Challenge, da NASA, que inclui a intenção da agência de capturar e redirecionar asteroides para um estudo mais aprofundado. A rede Slooh deve ganhar dez novos telescópios para o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias – o que deve acontecer até 2020. Os cientistas já tem um mapa de 10.957 asteroides próximos da Terra, sendo 1.472 “potencialmente perigosos”.

Os astrônomos acreditam que, dos asteroides de porte dos 140 metros que estão nas imediações da Terra, apenas cerca de 30% já foram descobertos. E menos de 1% dos que se enquadram em porte de 30 metros. Os maiores mais de um quilômetro de extensão correspondem a cerca de 90% dos que já foram descobertos.

A rede Sloth é muito usada para fazer transmissões ao vivo de eventos celestes, como eclipses solares. A NASA também planeja trabalhar com o Slooh para transmitir eventos em tempo real, a começar pela chuva de meteoros que vai acontecer nesta sexta-feira (23). “Esta parceria é uma grande validação da nossa aproximação para envolver o público na exploração do espaço”, afirma Michael Paolucci, fundador e CEO da rede Slooh.

“A NASA compreende a importância da ciência para o cidadão, e sabe que uma boa maneira de envolver astrônomos amadores é oferecer-lhes maneiras de fazer astronomia de modo mais produtivo. [A rede] Slooh faz isso, dando-lhes o acesso remoto a grandes telescópios situados nos principais observatórios em todo o mundo”.

Com informações do Phys.org

Redação

Redação

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

5 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

6 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

6 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

7 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

8 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 horas ago