Os pesquisadores avaliaram a capacidade matemática simbólica de 26 voluntários em dois momentos: antes e depois de dez sessões de treinamento que foram projetadas para aprimorar suas habilidades de estimar números de forma aproximada. Em cada sessão, os participantes praticaram adição e subtração de grandes quantidades de pontos, sem contar.
Para cada um dos voluntários, foram exibidas duas matrizes, em escala de nove a 36 pontos, em uma tela de um computador. Em seguida, aos participantes do experimento era perguntado se um terceiro conjunto de pontos, apresentado em seguida, era maior ou menor do que a soma dos dois primeiros conjuntos.
De acordo com os cientistas, antes da primeira sessão de treinamento e após o último, a capacidade matemática simbólica de cada voluntário foi testada ainda com conjuntos de dois e três dígitos em problemas de subtração, nos mesmos moldes das contas de aluno da terceira série primária. A eles foi dado o prazo máximo de dez minutos para a de resolução das contas. Já o grupo de controle fez provas de matemática, mas sem a formação de números aproximados (matemática simbólica).
Sem efeito placebo
Os pesquisadores constataram que os voluntários que receberam as sessões de treinamento mostraram mais melhorias em suas notas de matemática em comparação ao grupo de controle. Em um segundo conjunto de experimentos, os participantes foram divididos em três grupos para identificar se houve algum tipo de “efeito placebo” no primeiro experimento, no qual os voluntários tiveram melhor desempenho.
Nessa terceira etapa de testes, um grupo fez os mesmos testes de adição e subtração como antes, enquanto um segundo realizou uma operação de ordenação repetitiva e rápida de números em algarismos arábicos (dotação tradicional). O terceiro grupo respondeu perguntas de múltipla escolha a respeito de conhecimentos gerais. Segundo os pesquisadores, o resultado foi similar ao primeiro experimento: as pessoas que receberam o treinamento apresentaram melhoras significativas no teste de matemática em comparação aos grupos de controle.
“Estamos realizando estudos adicionais para tentar descobrir o que está conduzindo o efeito, e estamos particularmente animados com a possibilidade de que os jogos projetados para aprimorar o sentido de número aproximado, em idade pré-escolar, possa facilitar a aprendizagem de matemática”, afirma Joonkoo Park, um dos pesquisadores envolvidos no trabalho.
Os cientistas ainda não compreenderam os mecanismos por trás dos resultados, mas a pesquisa sugere que há um nexo importante de causa entre o sentido de número aproximado e habilidade de matemática simbólica.
Com informações do Phys.org
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