Indicador de pequena indústria aponta para confiança em 2014

Jornal GGN – A pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, realizada sob encomenda pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi), indicada que 48% dos dirigentes das MPIs esperam que 2014 seja melhor que o ano anterior para a realização de negócios. A pesquisa foi realizada no mês de dezembro de 2013.

Em sua décima edição, a pesquisa aponta que 48% dos entrevistados acreditam que, em 2014, o desempenho de suas empresas será mais positivo em comparação com ano anterior. Apesar deste resultado, a expectativa vai contra os números registrados pelos Indicadores da Micro e Pequena Indústria desde março de 2013.

Indicadores

No balanço dos Indicadores de Atividade Industrial, de março – quando a pesquisa foi lançada – a dezembro de 2013, detectou-se estabilidade, com média de 57,5 pontos. Na análise mês a mês, a melhor média ficou com setembro, com 59,4 pontos, enquanto o pior resultado apareceu em dezembro, com 57 pontos.

No indicador Atividade Econômica, os negócios registrados em 2013 caracterizaram-se pela estabilidade, com média anual de 57,2 pontos. Março obteve a melhor média, com 60,4 pontos, e junho o pior resultado, 52,1.

O Indicador de Empregos também apresentou estabilidade, em 50,5 pontos, e sinalizando para uma acomodação no ritmo de aberturo e fechamento de vagas das micros e pequenas indústrias do Estado. A melhor pontuação ficou com novembro, em 53,1 pontos, e a pior, de 49,2 pontos, aconteceu no mês de junho.

Já o Indicador de Investimento apresenta um movimento de queda desde agosto de 2013. A melhor marca foi obtida em agosto, com 26,7 pontos, enquanto dezembro registrou o pior do ano, com 19 pontos.

O Indicador de Custos registrou queda em dezembro, com 55,4 pontos, bem próximo à média anual, de 54,4 pontos. O melhor desempenho aconteceu em março, com 60,8 pontos, enquanto o pior, em 49 pontos, aconteceu em agosto. O resultado obtido comprova que as condições de custos para as empresas se manteve favorável durante o ano.

Importados

O estudo do Simpi mostra que 84% dos entrevistados, que concorrem com produtos importados, considera a concorrência desfavorável. Esta marca é 10%  superior ao registrado na pesquisa anterior. Apesar da visão negativa obtida em dezembro, a análise mês a mês demonstra que o pior ficou com setembro, na marca de 87%.

A pesquisa em questão foi realizada entre os dias 4 e 23 de dezembro, com 305 micro e pequenas indústrias paulistas. São consideradas micros as indústrias que empregam até nove funcionários, e pequenas, de 10 a 50 trabalhadores registrados.

O Simpi representa as micro e pequenas indústrias com até 50 trabalhadores, que correspondem a 95,2% de todas as indústrias paulistas. São 280 mil empresas responsáveis por  1,5 milhão de empregados diretos.
 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago