Destaque Secundário

Carol Panesi convida Fábio Leal para projeto Arte é Oração

Jornal GGN – Ao receber um convite para reabrir a programação da série SESC Instrumental, em setembro de 2020, a multi-instrumentista e compositora Carol Panesi convidou seu parceiro de longa data, o guitarrista, compositor e arranjador Fábio Leal, para apresentar um repertório especial para o projeto. O resultado dessa performance inspirou o duo a gravar Arte é Oração, um álbum com composições inéditas, que será lançado no dia 18 de junho, nas plataformas digitais.

Provocada pela pandemia, Carol Panesi começou a desenvolver músicas com foco em questões espirituais e filosóficas. Desde seu álbum “Em Expansão”, a musicista vinha amadurecendo a busca por outros canais de conexão, e o isolamento amplificou essa jornada com seu aprofundamento em terapias energéticas como Reiki, Cristaloterapia e Círculo de Luz Pleiadiano. Nesse período, compôs sobre o poema Prece pela Poesia, de autoria da professora filósofa, escritora e poetisa, Lúcia Helena Galvão. E então, a partir da  perspectiva de entender a música como uma ferramenta energética para elevar a vibração e trabalhar a cura, nasce o conceito de que Arte é Oração. “É ponte entre o plano das ideias e o plano material. É ponte com o Divino que habita cada um de nós.”, afirma Carol.

Aquarius (Carol Panesi), Seres Estelares (Carol Panesi), Quarentena (Carol Panesi e Fábio Leal), O Grande Sol Central (Carol Panesi), Os Sete Raios (Carol Panesi), Sou Grata (Carol Panesi), Arte é Oração / Luz no Caminho (Carol Panesi), Prece pela Poesia (Carol Panesi e Lucia Helena Galvão), O Joio e o TrigoValsa Celeste (Fábio Leal), Suíte os Sete Chakras (Carol Panesi) formam o repertório do disco. A direção musical, arranjo, violino, piano e voz é de Carol Panesi, e na guitarra, Fábio Leal.

Carol Panesi évencedorado Prêmio Profissionais da Música 2019 como Autora e Instrumentista. Em 2018, venceu o Prêmio MIMO Instrumental. Carioca,  tem como formação a música universal difundida por Hermeto Paschoal. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou pelo Brasil e em outros países. Dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.

Fábio Leal começou seus estudos musicais aos 14 anos de idade e sempre teve como inspiração o jazz e a música brasileira. Em 2000, formou o grupo Mente Clara, reconhecido por suas composições ricas em ritmos e harmonias. No decorrer da sua carreira, gravou cinco CDs, todos com arranjos e composições próprias. Seu grupo Brazú Quintê, em 2018, foi finalista do concurso Samsung E- Festival e contemplado pelo Proac para gravação de seu álbum. Em 2018, gravou com Hermeto Pascoal o CD “Hermeto Pascoal & Big Band”, álbum que ganhou o Grammy Latino 2019. Tocou com grandes músicos da cena musical brasileira como Heraldo do Monte, Nenê, Vinicius Dorin e Toninho Ferragutti. Atualmente integra os trabalhos de Yaniel Matos Quarteto, Cuca Teixeira Groove Reunion, Cleber Almeida Septeto, Vanessa Moreno, Hermeto Pascoal Big Band, Carol Panesi & Grupo, além de desenvolver seu trabalho autoral com o Fábio Leal & Antropojazz e o Grupo camerístico Brazú Quintê. É graduado em pedagogia e professor do Conservatório de Tatuí há 15 anos.

Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zKRuKViNbyg e https://www.youtube.com/watch?v=f2Y2pUp_PDg

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

4 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

4 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago