Carol Panesi convida Fábio Leal para projeto Arte é Oração

Desde seu álbum "Em Expansão", a musicista vinha amadurecendo a busca por outros canais de conexão, e o isolamento amplificou essa jornada com seu aprofundamento em terapias energéticas

Jornal GGN – Ao receber um convite para reabrir a programação da série SESC Instrumental, em setembro de 2020, a multi-instrumentista e compositora Carol Panesi convidou seu parceiro de longa data, o guitarrista, compositor e arranjador Fábio Leal, para apresentar um repertório especial para o projeto. O resultado dessa performance inspirou o duo a gravar Arte é Oração, um álbum com composições inéditas, que será lançado no dia 18 de junho, nas plataformas digitais.

Provocada pela pandemia, Carol Panesi começou a desenvolver músicas com foco em questões espirituais e filosóficas. Desde seu álbum “Em Expansão”, a musicista vinha amadurecendo a busca por outros canais de conexão, e o isolamento amplificou essa jornada com seu aprofundamento em terapias energéticas como Reiki, Cristaloterapia e Círculo de Luz Pleiadiano. Nesse período, compôs sobre o poema Prece pela Poesia, de autoria da professora filósofa, escritora e poetisa, Lúcia Helena Galvão. E então, a partir da  perspectiva de entender a música como uma ferramenta energética para elevar a vibração e trabalhar a cura, nasce o conceito de que Arte é Oração. “É ponte entre o plano das ideias e o plano material. É ponte com o Divino que habita cada um de nós.”, afirma Carol.

Aquarius (Carol Panesi), Seres Estelares (Carol Panesi), Quarentena (Carol Panesi e Fábio Leal), O Grande Sol Central (Carol Panesi), Os Sete Raios (Carol Panesi), Sou Grata (Carol Panesi), Arte é Oração / Luz no Caminho (Carol Panesi), Prece pela Poesia (Carol Panesi e Lucia Helena Galvão), O Joio e o TrigoValsa Celeste (Fábio Leal), Suíte os Sete Chakras (Carol Panesi) formam o repertório do disco. A direção musical, arranjo, violino, piano e voz é de Carol Panesi, e na guitarra, Fábio Leal.

Carol Panesi évencedorado Prêmio Profissionais da Música 2019 como Autora e Instrumentista. Em 2018, venceu o Prêmio MIMO Instrumental. Carioca,  tem como formação a música universal difundida por Hermeto Paschoal. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou pelo Brasil e em outros países. Dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em fevereiro de 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.

Fábio Leal começou seus estudos musicais aos 14 anos de idade e sempre teve como inspiração o jazz e a música brasileira. Em 2000, formou o grupo Mente Clara, reconhecido por suas composições ricas em ritmos e harmonias. No decorrer da sua carreira, gravou cinco CDs, todos com arranjos e composições próprias. Seu grupo Brazú Quintê, em 2018, foi finalista do concurso Samsung E- Festival e contemplado pelo Proac para gravação de seu álbum. Em 2018, gravou com Hermeto Pascoal o CD “Hermeto Pascoal & Big Band”, álbum que ganhou o Grammy Latino 2019. Tocou com grandes músicos da cena musical brasileira como Heraldo do Monte, Nenê, Vinicius Dorin e Toninho Ferragutti. Atualmente integra os trabalhos de Yaniel Matos Quarteto, Cuca Teixeira Groove Reunion, Cleber Almeida Septeto, Vanessa Moreno, Hermeto Pascoal Big Band, Carol Panesi & Grupo, além de desenvolver seu trabalho autoral com o Fábio Leal & Antropojazz e o Grupo camerístico Brazú Quintê. É graduado em pedagogia e professor do Conservatório de Tatuí há 15 anos.

Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zKRuKViNbyg e https://www.youtube.com/watch?v=f2Y2pUp_PDg

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador