Destaque Secundário

Fake Coup, mais uma jabuticaba bolsonarista, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Fake Coup, mais uma jabuticaba bolsonarista

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em julho de 2021, aqui mesmo no GGN, fiz algumas considerações sobre o Fake Militarism https://jornalggn.com.br/destaque-secundario/fake-militarism-a-maior-e-mais-duradoura-obra-do-capitao-amalucado-por-fabio-de-oliveira-ribeiro. Sou obrigado a voltar ao assunto por causa de dois episódios: a edição da MP 1.068/2021 e a encenação da insanidade em 07 de setembro de 2021.

Byung-Chul Han, afirma que:

“O poder não se inscreve apenas no hábito. A nacionalização de uma masa ou formação de uma cultura nacional, que ocorrem por símbolos e narrativas, produz uma continuidade de sentido das quais o poder se utiliza. A fragmentação não é eficaz ao poder. O estabelecimento de uma estrutura nacional homogênea de sentido garante a lealdade da massa e, com isso o domínio. Assim, na semântica cotidiana do poder também tem nisso sua validez.” (O que é o poder?, Byung-Chul Han, Editora Vozes, Petrópolis, 2019, p. 83/84)

Os nazistas provaram ser possível construir um estado totalitário repetindo mentiras exaustivamente até que elas fossem consideradas verdades indiscutíveis pela maioria da população alemã. Mas a permanência de Adolf Hitler no poder só se tornou uma realidade porque o Partido Nazista controlou todos os meios de produção simbólica e reprimiu com violência qualquer dissenção publicamente enunciada. O método de Joseph Goebbels, porém, se tornou ineficaz no momento em que as cidades alemãs começaram a ser transformadas em ruínas e a ser invadidas pelo Exército Vermelho.

Bolsonaro editou a MP 1.068/2021 para poder continuar produzindo e espalhando Fake News. Ele foi eleito fazendo isso e pretende se manter na presidência repetindo a mesma estratégia. Mesmo que seja autorizado pelo Congresso e pelo STF a mentir exaustivamente, Bolsonaro não conseguirá se tornar um ditador enquanto não reinstituir a censura e controlar a imprensa e a internet. A fragmentação, como disse Byung-Chul Han, não é apenas ineficaz ao poder. Na verdade, ela é uma inimiga mortal do poder absoluto. Entretanto, essa MP das Fake News cumpre outra finalidade importante.

Ao legitimar Fake News a MP 1.068/2021 supostamente esvazia dois processos judiciais: o que pode levar a cassação da chapa Bolsonaro/Mourão no TSE e; o Inquérito das Fake News no STF, que pode resultar na prisão dos filhos do presidente brasileiro. Estamos diante de uma auto-anistia e, portanto, de uma MP totalmente inconstitucional. A inconstitucionalidade dela já foi requerida pelo PSB https://twitter.com/ddoneda/status/1435238869348274180?s=20.

Durante vários dias, Bolsonaro insinuou que em 07 de setembro de 2021 ocorreria algo parecido à invasão do Congresso dos EUA pelas hordas trumpistas. Na data marcada ele recuou e se limitou a proferir discursos atacando o Ministro do STF que pode determinar a prisão dos filhos dele. Ele tentou inutilmente convocar a reunião do Conselho da República. A suposta espontaneidade da manifestação não resiste a um exame criterioso. Pessoas foram filmadas sendo pagas para participar dos atos bolsonaristas. O material utilizado (bonés, camisetas, cartazes, placas, faixas, etc) era padronizado e foi distribuído.

Alguns analistas estão dizendo que o golpe “flopou”. Eles não perceberam que ele foi desenhado para “flopar”, pois desde o início tratava-se de um Fake Coup.

Esse 07/09/2021 entrará para a história como uma grande encenação de insanidade que não resultou em nada. O golpe de estado não ocorreu. A ameaça de golpe, insinuada por Jair Bolsonaro em seus discursos, não pode ser levada muito a sério. Os filhos do presidente não foram salvos. Hoje é dia normal de expediente judiciário e os processos que podem resultar na cassação da chapa Bolsonaro/Mourão e na prisão de Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro seguirão adiante no TSE e no STF, respectivamente.

Ao abusar da paciência da sociedade brasileira, Jair Bolsonaro sai das manifestações mais fraco do que já estava. Os banqueiros já começaram a se afastar do presidente brasileiro. Partidos que o apoiam no Congresso Nacional passaram a cogitar a possibilidade de Impeachment. Ninguém ficará surpreso se o MPF denunciar Bolsonaro por fazer campanha eleitoral antecipada.

Tentar construir uma ditadura à revelia da população com ajuda de bots e Fake News pode ser algo tentador. Mas a verdade é que o Fake Coup não deu muito certo.

O que Bolsonaro fez pode até fragilizar um pouco a democracia. Mas isso não quer dizer que as bases para uma ditadura sólida foram criadas. Num contexto de fragmentação como aquele em que nós vivemos, a encenação bolsonarista será interpretada como um espetáculo entre outros. Um espetáculo cujos efeitos políticos foram anulados pelos panelaços que ocorreram em diversas cidades no mesmo dia.

Por fim, mesmo correndo o risco de cometer um equívoco, prefiro referendar a hipótese de que o ocorreu em 07/09/2021 fragilizou a própria ideia de ditadura. Bolsonaro só conseguiu provocar reações institucionais e despertar forças poderosas contra seu projeto político pessoal. Dificilmente ele disputará a próxima eleição.

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Como doar e ajudar as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul

Autoridades alertam para perfis fakes e golpes aplicados. Confira os lugares confiáveis para fazer a…

22 minutos ago

Correios amplia pontos de doações ao Rio Grande do Sul em mais 5 estados e DF

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal também começam a…

58 minutos ago

Brasil registra 4,4 milhões de casos prováveis de dengue

Número de mortes confirmadas pela doença chegou a 2.246. Desde janeiro, nove Estados e o…

1 hora ago

Haddad se encanta com o neoliberalismo, por Fernando Castilho

O ministro já vem se movimentando no sentido de reduzir o déficit da Previdência começando…

2 horas ago

Com previsão de temporal, Inmet alerta “grande perigo” no sul do RS

Subiu para 90 o número de mortos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no estado,…

2 horas ago

Madonna, 1º de Maio e RS: espasmos da realidade, por Wilson Ferreira

Seria como se o cosmos, em seus movimentos de pulsação e ressonâncias, quisesse nos alertar…

2 horas ago