Como a Lava Jato e o Itamarati destruíram as pretensões brasileiras na África, por Luis Nassif

Reconhece-se um país subdesenvolvido pela quantidade de oportunidades que ele deixa passar ao longo da história. São incontáveis as janelas de oportunidades que o Brasil perdeu ao longo de sua história.

A última foi ao longo das três últimas décadas. Com o avanço da telemática e da logística, houve uma reestruturação das cadeias produtivas no mundo. O Brasil seria a bola da vez, ao lado da China. Perdeu-se com uma política cambial ruinosa, inaugurada pelo plano Real e mantida pelos governos seguintes.

A oportunidade seguinte veio com a crise de 2008. Foram mantidos os preços elevados de commodities, a demanda firme da China. E dois setores brasileiros se projetaram, o agronegócio e as empreiteiras.

O país conseguiu estender sua influência diplomática pela América Latina. Com o etanol e a pecuária explodindo, as áreas de expansão seriam a América Central e, especialmente, a África.

As empreiteiras brasileiras avançaram sobre a África, contando com a enorme simpatia angariada pelo país, graças ao futebol e ao sucesso internacional de Lula. Ao mesmo tempo, o agronegócio brasileiro poderia ser a grande perna de entrada na África, que possui as maiores extensões de terras não aproveitadas para a agricultura.

Chegaram a ser ensaiados programas de colonização, a convite do governo de Angola, pelo qual fazendeiros brasileiros ajudariam a desenvolver a agricultura tropical, tendo como parâmetro as pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Planejamento Agrícola). Mais ofereciam-se também bolsas de estudos para estrangeiros, cooperação técnica e contribuições para organizações internacionais.

De seu lado, com a visão estratégica de Celso Amorim, o Itamaraty aumentou as representações na África e reforçou a Agência Brasileira de Cooperação, que passou a oferecer aos países africanos um pacote que continha a Embrapa. Essa aproximação com a África estimulou entidades privadas, atuando através da Cooperação Sul-Sul (CSS) e da Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD).

Tinha-se, então, um modelo de atuação diplomática enluarada no conceito do soft power brasileiro. Segundo seus formuladores, a atuação internacional do Brasil deveria ter como valor central a autonomia e o desenvolvimento econômico. Tinha-se a convicção de que conhecimentos elaborados em países em desenvolvimento seriam mais adaptáveis aos países em desenvolvimento assistidos.

Puxando a fila, havia as empreiteiras brasileiras com forte penetração na África portuguesa, que traziam atrás de si os demais setores econômicos brasileiros com interesse no continente.

Lava Jato e governo Temer iniciaram a demolição do projeto diplomático, das poucas vezes em que o Brasil tentou exercer seu protagonismo diplomático.

Alguns dos projetos foram mantidos pelo setor privado, mas o estímulo governamental cessou. E a Lava Jato destroçou as empreiteiras brasileiras, abrindo amplo espaço para o avanço das empreiteiras chinesas. E o grande diferencial brasileiro – a figura pública de Lula – criminalizado pela Lava Jato.

Hoje em dia, no comércio exterior brasileiro a África é irrelevante.

Abaixo, alguns indicadores do comércio com a África.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O estado de bem-estar social não é fruto do comportamento ético do homem. Ele é um privilégio daqueles que possuem uma visão objetiva de mundo. Observe os povos dominantes. Eles usufruem das oportunidades presentes no mundo, sem necessariamente abdicar da discussão sobre seus dilemas morais. O mundo dos povos dominados, ao contrário, deve gravitar em torno de seus dilemas morais. Jamais ao redor do seu desenvolvimento tecnológico. Caraterísticas culturais, modelos de educação e sistemas comunicação garantem o bom funcionamento desse universo feito de exploração e submissão.

    • "...Como a Lava Jato e o Itamarati destruíram as pretensões brasileiras na África,.." Começa com Dilma e Haddad incentivando a destruição de Empresas e Interesses Brasileiros das Empresas Nacionais, porque segundo suas concepções, tentavam corromper o 'pobre e desprevenido' Poder Político com seus interesses maquiavélicos capitalistas aproveitando-se da necessidade que tais Políticos tinham de financiar suas Campanhas. Foi o mote da implantação e supervalorização do Fundo Partidário. A parte da Notícia que Imprensa Ideologizada busca esconder e omitir. Não e a Pátria da Surrealidade?! O abandono da África, assim como o total abandono de Potência Mundial no começo do século passado e pós Grande Guerra é apenas consequência da implantação do Golpe Civil Militar criando o Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista a partir de 1930, metamorfoseando cabeça em rabo, com AntiCapitalismo de Estado de Eugênio Gudin (PUC/RJ. FGV,...) "Indústrias são para a Bélgica. Para o Revisionismo Histórico pós 1930, a tal da Industrialização Tardia Brasileira. Imagina se não fosse?! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  • Como os militares e o PSDB/EUA destruíram as pretensões do Brasil na África(e mundo),por Joseis Marcelif.
    Obs:O próximo é o nosso presidente Bolso.

  • Impressionante afirmar q o estado de bem social não esteja atrelado ao caminhar da humanidade. Ágora é o fim quando se nega Aristote (acepção de Tom Zé). A escrita e a fala (com poder de persuasão) se fizeram em Netuno.

  • A foto é emblemática. Beleza Africana. Sorrisos Africanos. Parecem modelos num comercial de TV. (Vemos que até a África é um Continente que não sofre com desdentados, banguelas e falta de saúde e higiene bucal. Até nisto, diferente da Pátria das Dentaduras). Diz muito sobre nossa falta de informação e conhecimento quanto a este Continente e seus Povos.

  • Infelizmente as tabelas repetem os mesmos valores das exportações de set/19 nos saldos de set/19, tornando os resultados inconsistentes. O que não inviabiliza a análise de que o governo está destruindo todas as bases que permitiriam o país almejar um futuro civilizado.

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

31 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

45 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago