Categories: Economia

A censura da Toyota

Censura da Toyota contra o noticiário automotivo, na forma de notificação extrajudicial pelo simples fato de o site Notícias Automotivas ter sido competente e conseguido um flagra de uma versão do Corolla que ainda será lançada.

Eles alegam que o site jornalístico fez propaganda antecipada, o que pode ser visto na arrogante aulinha de publicidade que o texto da notificação dá:

A publicidade, conforme ensina CARLOS ALBERTO BITTAR, pode ser definida como:

“A arte e a técnica de elaborar mensagens para, por meio de diferentes formas de manifestação e veiculação, fazer chegar ao consumidor de determinados produtos ou serviços despertando nele o desejo de adquiri-los ou dispor. Voltada para os sentidos, procura atrair a atenção dos destinatários e despertar-lhes o interesse levando-os à prática de atos de consumo”.

Porém, o Notícias Automotivas, como o próprio nome diz, não é site publicitário, mas sim jornalístico. As fotos em questão do Corolla S foram mandadas por um leitor, cuja identidade obviamente foi mantida em sigilo para o bem da informação jornalística. Portanto, se houve propaganda da Toyota, ela foi involuntária, uma vez que devida à incapacidade do fabricante de manter seu segredo e, se eles fossem espertos, notariam que diversos fabricantes até ficam contentes quando flagram algum produto inédito, justamente por gerar expectativa no público. Se alguém foi lá e tirou foto do Corolla S, não é culpa do Notícias Automotivas se a empresa japonesa foi incompetente. E mais incompetente ainda de não ter notado que as fotos do Corolla S gerariam atenção para a marca, sendo que a notificação extrajudicial agora gera atenção negativa.

E, pior de tudo, a Toyota não quer apenas que não noticiem sobre o Corolla S, mas sim que o site em questão não noticie qualquer coisa sobre a marca, seja de produtos brasileiros, seja de produtos internacionais, sob pena de processo. Sim, meus caros, isso mesmo que estão lendo, censura internacional a um site direcionado a brasileiros que, pelo simples fato de estar na internet, pode ser acessado também por japoneses, americanos, fijianos e por aí vai.

O que podemos fazer? Que tal um boicote básico aos produtos da marca, independente se novos ou usados? Assim, cortamos uma bela fonte de dinheiro deles, independente se carros completos (no caso dos novos) ou autopeças (no caso dos usados).

E por que a Toyota não quer que o site em questão dê qualquer notícia sobre a marca, seja do Brasil ou do exterior? Por causa dos aceleradores problemáticos, que tanto prejuízo causaram para a marca e também para os consumidores americanos? Por causa de outros recalls, como o dos eixos traseiros das pick-upsda direção de vários modelos,dos sensores de airbag do RAV4 e da suspensão dianteira de Hilux e SW4? Toyota, por acaso você está acima do bem e do mal para que ninguém possa noticiar nada a respeito de ti? Acho que não.

Portanto, fico muito indignado com o que esse fabricante, que tanto lucro consegue aqui vendendo e que com certeza esse lucro deve estar ajudando nestes tempos difíceis para o grupo. E aviso que, enquanto eles não retirarem a ameaça, não adquirirei qualquer produto da marca, torcendo para que outros sigam o mesmo. A notícia foi tirada do ar, em cumprimento à tal notificação, mas pode sossegadamente ser lida no cache do Google,coisa que independe da vontade do dono.

Segue a notícia (e prossegue minha indignação):

Do Notícias Automotivas

Censura automotiva: Toyota diz que o NA não pode divulgar mais nada sobre ela

No mês passado, publicamos aqui no NA fotos exclusivas do Corolla S, modelo com detalhes esportivos que será lançado no começo do ano que vem. A notícia ficou no ar por mais de um mês, até que hoje, a advogada Rosana Bermejo nos mandou uma notificação extrajudicial em nome da Toyota.

Em um primeiro momento já é estranho que a empresa nos mande uma notificação desta maneira, sem nem mesmo nos fazer um pedido educado por email, solicitando que as fotos fossem tiradas do ar. Se isso tivesse acontecido, teríamos a atendido, como já aconteceu com outras empresas que fizeram este tipo de pedido.

Mas não, recebemos essa notificação pedindo que o conteúdo seja tirado do ar em no máximo 24 horas, o que já fizemos, embora a matéria ainda possa ser acessada pela cache do Google (o que, senhores advogados da Toyota, não é de responsabilidade legal do Notícias Automotivas). Só que o estranho é que na notificação a Toyota ainda demanda que o NA não publique mais nada a respeito da Toyota, em qualquer situação que for.

Por exemplo, se amanhã este Corolla S for lançado, não podemos nem mesmo noticiar que o modelo está sendo lançado, segundo o trecho destacado na notificação. Voltamos aos tempos da censura no Brasil, pelas mãos da Toyota. Essa empresa, que ignora totalmente os blogs, não os convidando para eventos de lançamentos e também ignorando pedidos de veículos para avaliação, quer ir ainda mais longe, ditando que não existe mais liberdade de imprensa. Uma atitude totalmente contra a lei da parte desta empresa.

É claro que não deixaremos de falar sobre Toyota aqui, não se preocupem. Mas isso sem nem mesmo mencionarmos a notificação em si e a exigência de que as fotos sejam tiradas do NA, já que nós não fotografamos o carro, e sim recebemos as fotos de um leitor, que é uma fonte que jornalista algum é obrigado a revelar.

Mudando de assunto e falando do Corolla S, nas palavras da Toyota em sua notificação fica claro que o modelo realmente será lançado no início de 2012 e que ele é exatamente como mostramos.

Sobre a censura da Toyota, estamos verificando com alguns leitores do NA que são advogados o que podemos fazer em relação a isso.

OBS.: sobre meu endereço na notificação, não tem problema, é um endereço antigo, não o correto.

Pedimos que nossos leitores divulguem essa injustiça em sites, blogs, redes sociais e para seus amigos.

.gallery-item { width: 25%; }

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

2 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

3 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

3 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

4 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

5 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

7 horas ago