A luta contra a apreciação cambial

Coluna Econômica

Para entender os problemas cambiais.

A área econômica não tem dúvida de que até final de 2011, no máximo haverá ajuste no câmbio. Basta comparar a progressão das exportações e importações.

Antes de ontem, o Fundo Soberano foi ativado para poder atuar no mercado cambial. O Tesouro Nacional foi autorizado a comprar dólares emitindo títulos, da mesma maneira que nos Estados Unidos e Japão. Será um comprador a mais, além do Banco Central. Aumenta a quantidade de intervenções no mercado cambial, mas de forma menos visível e previsível do que o Banco Central.

***

DesdDesde Gustavo Franco o BC atua de forma previsível, de maneira a não machucar o mercado. Com o Tesouro entrando, haverá mais instrumentos para atravessar as próximas semanas, nas quais o câmbio estará submetido a boatos sobre a capitalização da Petrobras e outras que virão por aí – expectativa de entrada maciça de dólares, para a aquisição de ações, pressiona o dólar para baixo.

***

Estruturalmente o quadro é muito mais complexo. A guerra cambial começou em nível mundial. É o mesmo processo que se seguiu à crise de 1929, na qual países passaram a recorrer a desvalorizações competitivas do câmbio, levando ao agravamento da crise internacional.

A saída futura será um novo acordo de Bretton Woods. Mas até hoje a história mostra que ocorrem reorganizações do sistema financeiro mundial apenas após grandes guerras, quando emerge um país dominante, como foi após as guerras napoleônicas e depois da Segunda Guerra.

Nem a Europa consegue se coordenar.

***

Dentro desse quadro, o melhor a se fazer é aguardar a próxima desvalorização do real e torcer para que não se repita ciclos anteriores em que, após a desvalorização, o Banco Central mantinha os juros elevados até provocar uma nova reapreciação do real.

A grande questão é que, estruturalmente falando, o Brasil tem a jabuticaba que impede qualquer política cambial eficaz: as altas taxas de juros, as maiores do mundo.

Tem-se um quadro global de baixa na taxa de juros, liquidez internacional abundante e o país sobre com altas taxas de juros (atraindo capital especulativo) exportação de commodities e captação de dólares para os IPOs internos. Não há câmbio que resista. Todas as grandes empresas estão tomando crédito no exterior a taxas muito mais favoráveis – e pressionando ainda mais o dólar para baixo.

***

O Banco Central começa a mudar, mas muito lentamente. Finalmente acordou para o fato de que existe um mundo diferente. Mas é uma mudança extremamente lenta para o ritmo das mudanças globais.

Na verdade, se saberá o que poderá ocorrer com o Brasil na definição da nova equipe econômica. Dilma manterá o arranjo monetarista-desenvolvimentista de Lula, entregando o BC à orientação do mercado? Ou se dará conta de que novos tempos exigem novas posturas? O PMDB entenderá que, por estar hoje com Henrique Meirelles, o cargo é seu? Ou Dilma terá sensibilidade para enfrentar os novos tempos?

Só quando definir o nome do sucessor de Henrique Meirelles haverá clareza maior sobre o que acontecerá com câmbio e juros no futuro governo Dilma. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

23 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

2 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago