Economia

Adesão à OCDE pode ser armadilha para Brasil, diz economista

O governo de Jair Bolsonaro tem comemorado a formalização do convite de adesão à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas a adesão ao país ao chamado ‘clube dos ricos’ pode ser mais prejudicial do que se imagina.

“Esse início do processo de acessão é, na verdade, um reconhecimento de que nós somos uma grande nação”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, em pronunciamento realizado na última terça-feira (25/01).

Contudo, o economista Paulo Nogueira Batista Junior, titular da cátedra Celso Furtado do Colégio de Altos Estudos da UFRJ, lembra que a OCDE se consolidou como um organismo que reflete as prioridades e interesses dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e dos principais países da Europa.

“Os emergentes que lá figuram são meros coadjuvantes, sem peso real na definição das normas da instituição, há muito consolidadas pelos desenvolvidos. Na prática, são sócios de segunda classe, que aceitam limitar suas políticas em troca do prestígio de participar do ‘clube dos ricos’”, disse, em artigo elaborado em conjunto com o advogado Alvaro Luiz Vereda Oliveira e publicado em setembro de 2021.

Entre as desvantagens de uma adesão brasileira à OCDE, Batista Junior e Oliveira citam o chamado policy space, que é a limitação de margem para elaboração e execução de políticas nacionais autônomas, o que não seria compensado por estímulos a avanços regulatórios e institucionais, além do impacto às empresas estatais.

A recomendação dos autores é que o próximo governo federal abandone o pedido de ingresso e siga como parceiro-chave da OCDE, adotando em âmbito nacional regulamentos e práticas que vierem a ser úteis.

Confira a íntegra do artigo abaixo jornalggn.com.br-adesao-a-ocde-pode-ser-armadilha-para-brasil-diz-economista-texto-3-catedra-celso-furtado-vf

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

1 hora ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

6 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

7 horas ago