Categories: EconomiaIndicadores

Atividade econômica avança 2,5% no semestre

Jornal GGN – A atividade econômica no Brasil encerrou o primeiro semestre com uma expansão de 2,5% em relação ao visto no mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. O resultado ficou acima do avanço de 0,6% registrado nos primeiros seis meses de 2012 (ante 2011), mas abaixo do registrado nos primeiros seis meses de 2011 (3,8%) e 2010 (9%).

Os números foram impulsionados pelo desempenho da atividade agropecuária, que avançou 12,8% frente ao primeiro semestre de 2012. Estimativas oficiais mostram que a safra de grãos está atingindo aproximadamente 188 milhões de toneladas neste ano – um crescimento de aproximadamente 16% ante à safra de 2012 -, com destaque para o aumento das safras de soja (24%), trigo (33%) e milho (12%). No caso do setor de serviços, a expansão apurada no semestre foi de 2,2% frente ao mesmo período do ano passado.

A avaliação da demanda agregada teve como destaque o aumento de 6,5% apresentado pelos investimentos ao longo do primeiro semestre de 2013, puxado pela produção de caminhões que, segundo os dados do setor, cresceu 51% neste primeiro semestre de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. Contudo, o aumento da inflação afetou o consumo das famílias, que cresceu 2,5% durante o primeiro semestre, ao passo que o consumo do governo fechou o período com um aumento de 1,1%.

Por outro lado, a atividade industrial subiu 0,7% frente ao primeiro semestre de 2012, uma vez que a alta da inflação observada em quase todo o primeiro semestre de 2013 afetou negativamente a produção de alguns setores industriais, como o de alimentos e o de bebidas.

Os números apresentados só não foram melhores por conta da contração apresentada pelo setor externo. De acordo com o levantamento, as exportações cresceram 0,7% e as importações (que entram com sinal negativo na composição do PIB) subiram 7,9%. “Prova disto é o fato de que a balança comercial brasileira acumulou um déficit de U$ 3 bilhões durante o primeiro semestre de 2013, o pior resultado dos últimos 18 anos”, aponta o relatório.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

12 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

13 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

14 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

14 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

14 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

15 horas ago