Comitê de crise diz que momento é de prudência e que Brasil seguirá protocolos mundiais

Jornal GGN – O porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, em coletiva anteriormente destinada ao presidente Jair Bolsonaro, para fazer comunicado envolvendo o Comitê de Crise do Brasil. A ausência do presidente não foi comentada e nem as perguntas respondidas.

Disse o porta-voz que, com coordenação da Casa Civil, os ministérios e secretarias se reuniram para fazer um balanço geral do momento e os passos a serem seguidos. Estavam presentes, além dos ministérios e secretarias, a Anvisa e o Banco Central.

Segundo Barros, cada um apresentou os impactos da pandemia nos seus setores e sobre as necessidades de articulação com outros ministérios e secretarias.

Disse que as medidas preventivas e de monitoramento estão se intensificando, com o Ministério da Saúde em contato direto com as secretarias dos estados e municípios, orientando. Explicou que o país está adotando planos de contingência para enfrentar a crise e adotando protocolos mundiais, e isso, segundo ele, está sendo feito há semanas, desde o resgate dos brasileiros em Wuhan, na China.

O ministério da Economia, informa o porta-voz, acompanha o tema e avalia as consequências. Assim, destacam medidas que priorizam a população mais vulnerável, como antecipação de 13º salário dos aposentados e pensionistas, e propostas ao mercado de redução de juros do consignado e ampliação da margem. Além disso, disse estarem definindo a lista de produtos que terão preferência tarifária, o desembaraço aduaneiro de produtos médicos e hospitalares e a entrada dos bancos públicos no esforço, com capital e linha de crédito para atender o país.

Afirmou que esta luta congrega esforços do governo federal junto com os estados e municípios, além de ser um esforço dos três poderes em todos os níveis.

E, por fim, disse que o momento é de prudência e que o governo federal continua pronto para proteger a população. ‘Agora é hora de tranquilizar o povo’, disse ele. E finalizou com a promessa de sempre falarem quando acharem necessário.

Redação

Redação

Recent Posts

Os primeiros resultados do afastamento do promotor de São João da Boa Vista

Confirmando sua remoção haverá possibilidade de levantar o que foram esses anos em que uma…

5 minutos ago

Invasão da Embaixada do México em Quito viola o Direito Internacional

Condenado por corrupção, Glas alega perseguição e, segundo sua defesa, a acusação seria uma forma…

60 minutos ago

Duelo, Justiça e Política na Idade Média, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O caso Carrouges/Le Gris evidencia características do Direito Medieval: incerteza jurídica, déficit de justiça e…

1 hora ago

Muito além das relvas verdejantes dos vizinhos, por Daniel Afonso da Silva

A greve dos docentes das federais enseja decorrer de desconforto muito mais profundo, fundamental e…

2 horas ago

O lamento do general, por Lucas Pedretti

Estudo mostra como o regime militar operava na construção de estigmas e categorias acusatórias contra…

2 horas ago

A Cor de Caravaggio, por Romério Rômulo

Sou pleno, mergulhado no bagaço / da cor da podridão e da miséria.

3 horas ago