Um dos produtos mais consumidos em bares, restaurantes e, principalmente, nos circuitos da folia, a cerveja acabou provocando um grande tumulto no carnaval de Salvador. A prefeitura local, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização do carnaval na capital baiana, fechou o patrocínio de uma única marca, gerando protesto dos vendedores ambulantes no Farol da Barra, local do início do circuito Dodô (Barra/Ondina).
“A cerveja não é muito boa para trabalhar. Além de estar cara no carnaval, eles [fiscais da prefeitura] exigem que as pessoas bebam o que eles querem. Acho isso injusto. Os foliões reclamam por não termos outra marca”, acrescentou Moreno.
No meio da folia, o calor acima de 30ºC torna as bebidas muito procuradas nos isopores dos ambulantes. A exclusividade divide opiniões, mas a maioria reclama.
“Vai ser horrível. Não gosto dessa cerveja. Vou tomar muito remédio de ressaca, porque prefiro outra marca”, reclamou Fernanda Santana, residente em Brasília. “Não bebi cerveja por causa disso. Bebi vodka, porque a cerveja comercializada não é do meu agrado”, reclamou Leila Pereira, pernambucana do Recife.
O baiano José Augusto Fernandes disse concordar com a exclusividade, porque o patrocínio é uma forma de investir no carnaval sem que a prefeitura pague por toda a festa. “Se essa foi a solução encontrada para pagar o carnaval, não vejo nenhum problema. Sou totalmente a favor. É tudo a mesma coisa. Quando estamos na folia, a gente bebe e, a partir da terceira cerveja, nem distingue mais os sabores”, brincou o folião.
O coordenador de Fiscalização da Sucom, Murilo Aguiar, afirmou que o patrocínio e o decreto que o normatiza fala apenas em comercialização nos circuitos de carnaval. “O folião pode levar um cooler ou isopor da marca preferida para a folia, desde que não seja em garrafas de vidro. Nos supermercados, o cliente pode comprar qualquer quantidade, de qualquer marca, desde que as bebidas estejam nas gôndolas.”
Um vídeo que circula nas redes sociais exibe fiscais da Sucom apreendendo lotes de cervejas de outras marcas em um supermercado no Bairro da Barra, que integra um dos principais circuitos do carnaval de Salvador. As imagens geraram questionamentos nos comentários da publicação.
Conforme a Sucom, foram retiradas as cervejas dos supermercados do circuito acondicionadas em pallets, em áreas de circulação e saídas de emergência. Os comerciantes foram notificados de que não podem fazer esse tipo de estoque, independente da marca. “Nas gôndolas, eles podem expor qualquer marca de cerveja”, esclareceu Murilo Aguiar.
Dados da Sucom revelam que, somente nos três primeiros dias de carnaval, 119.414 mil latas de bebidas de outras marcas foram apreendidas pelos fiscais em depósitos sem alvarás e por estarem em locais inadequados.
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É assim
É assim que esses partidos de oposição governam, com autoritarismo, acham que eles sabem o que é melhor para o povo, não perguntam, não consultam, determinam e que não gostar que se exploda.
Quanto será que o grampinho ganhou para as próximas campanhas dele?
O proximo passo do anãozinho
O proximo passo do anãozinho de Salvador será estabelecer que o VOTO deverá ser somente em UM único candidato: ELE, o ANÃOZINHO de Salvador.
desde que as bebidas estejam nas gôndolas. É claro!
já recolheram as concorrentes antes do início do carnaval. é tão hipócrita quanto o cara da farmaceutica no post https://jornalggn.com.br/noticia/a-industria-farmaceutica-e-o-cinismo-do-dinheiro-por-claudio-tavares
a minha impressão é de que uma empresa comprou facilmente a prefeitura de salvador. e deve ter sobrado um troquinho para todo mundo.
Eu podia jurar que o DEM
Eu podia jurar que o DEM defendia o livre mercado e a não interferência do governo no mercado. Deve ter me enganado...
http://www.foliabahia.com.b
http://www.foliabahia.com.br/Programacao-oficial-carnaval.aspx
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Os camarotes estão em espaço público !
Isto pode?
Bem feito !!
Muito desses
Bem feito !!
Muito desses ambulantes que dependem e vivem desse negócio, carregaram, votaram e aplaudiram o toquinho.
"Agora guenta ! "
Uma política a altura de seu
Uma política a altura de seu prefeito. Os Gedéis devem estar adorando.
Uma pergunta ao Prefeito
Uma pergunta ao Prefeito metro e meio, será que recolheram alguma cerveja do patrocinador exposta em palets nos mercados???, será que o comerciante profissional como é, não iria estocar a marca do patrocinador para vender e ter grandes lucros?? ou ele foi tão fiel ao concorrente que estocou apenas outras marcas em detrimento do lucro, Prefeito vai cantar em outro terreiro, a prefeitura colocou agentes públicos para prestar serviço a empresa privada, o Ministério Público tão atuante na Bahia e no Brasil vai ficar calado, vai continuar conivente com tais práticas??.
dá neles, acm neto!
dá neles, acm neto!
(e vejamos nós como os tais 'liberais' _ 'guardiães do livre mercado' _ governam...)
ps. monopólio já é ruim demais. mas logo de SCHIN é foda! aí é terrorismo mesmo.
dá neles, acm neto terrorista!!!
Sempre achei que esse negócio
Sempre achei que esse negócio de ¨livre mercado¨ fosse conversa para boi dormir.
ACM neto...o bolivariano.
PS. Há grana da próxima campanha já está garantida.Caixa 2,é claro.