Empresários estão pessimistas sobre comércio durante Copa

Jornal GGN – Um novo painel da pesquisa sobre os empresários e a Copa do Mundo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que 47% dos comerciantes acreditam que o comércio deve sofrer perdas de faturamento por conta das manifestações de rua. Foram ouvidos 600 proprietários e gestores de empresas cujos segmentos de atuação têm relação direta com o evento nas sete cidades-sede que receberão partidas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza).

O estudo aponta que a maioria dos entrevistados (77%) acredita que ocorrerão manifestações. No entanto, este percentual varia, dependendo da cidade-sede analisada. Em Belo Horizonte/MG, por exemplo, o percentual daqueles que apostam na ocorrência de manifestações chega a 100%, seguido por Fortaleza/CE (92%) e Recife (90%). Os percentuais mais baixos estão em Brasília/DF (66%), em São Paulo/SP (72%) e no Rio de Janeiro/RJ (73%).
A pesquisa mostra também que, no total, 47% dos entrevistados acreditam que a onda de manifestações irá impactar os negócios de forma negativa. Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é natural que o os comerciantes estejam receosos, visto que o varejo – principalmente o de rua e o das grandes capitais – amargou prejuízos em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações.
Os percentuais apresentados na pesquisa também variam muito de cidade para cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, 81% dos empresários afirmam que, com certeza, haverá efeito negativo. Por outro lado , o número cai para 49% em Fortaleza/CE, reduz-se para 11% em Brasília/DF e praticamente desaparece no Rio de Janeiro (3%).
Os empresários apontaram como causas principais para o impacto negativo: o consumidor vai evitar frequentar locais públicos (55% das respostas) e o estabelecimento ficará mais tempo fechado diante dos riscos de violência, saques e depredações do estabelecimento (45%). Os impactos negativos sobre as vendas seriam fortes, com consequência negativa para o evento como um todo.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, disse a associação, quando grandes vias públicas foram interditadas por conta dos protestos, a população evitou se deslocar até shopping centers ou grandes magazines localizadas em regiões de fluxo, preferindo postergar as compras ou mesmo comprar em estabelecimentos menores e mais próximos de suas casas.
Redação

Redação

View Comments

  • ISTO: VIVA OS PROTESTOS, VIDA O PIG GOLPISTA!

    As manifestações de rua foram apoiadas pela mídia e se tornaram rotina, quando não engrossadas por greves e outros movimentos paralelos. Isto está prejudicando a imagem do turismo no País, levando a prejuízos para o comércio e indústria. Resultado: os burros dos anuciantes que pagam as propagandas da Copa e etc junto às empresas de comunicação estarão tomando na cabeça. Os protestos levaram a piora no desemprego, por consequência da falta de vendas e etc. Bonito.

    Viva os protestos. Via o PIG golpista.

    Viva um povo que quer jogar seu futuro pela janela.

     

  • Empresários cobrem da imprensa tucana!

    Empresários cobrem da imprensa tucana! Esse negativismo não procede, ainda reclamam quando multinacionais ocupam espaço deixado por vcs, então continuem tendo a imprensa como farol. A Copa é nada mais nada menos que um grande evento atraves do qual o Brasil tem movimentado sua economia, aumentou seu PIB, gerou empregos, etc, pois foi esta a opção de um pais,  desta forma, e não como fazem os EUA, ou seja, fomentando guerras mundo afora para faturar mais e mais. Até agora a Copa tem sido um sucesso, meus parentes estão vindo de longe para ver os jogos, aqui em Goiânia, os camelôs estão faturando mesmo não sendo  Gyn cidade-sede

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/04/grandes-eventos-copa-do-mundo.html

  • Caro Nassif e demais
    Belo

    Caro Nassif e demais

    Belo golpe esse, enquanto os empresários nacionais, dizem que não investirão, os empresários de outras nações, investirão mais ainda.

    Saudações

  • alienação na veia.

    como brasileiro é burrinho, verdadeiro vira lata, capacho, empregadinho, vergonhoso e ainda quer vender tudo isso? e ainda vamos sair como ladrões.

    • Por causa da imprensa que insuflou

      Os meios de comunicação insuflaram, convocoram, marcaram data e locais dos protestos, dai o medo dos empresários

Recent Posts

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

35 minutos ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

47 minutos ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

1 hora ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

1 hora ago

Tragédia no RS revela falta de coordenação e falência dos serviços básicos, diz Fernanda Melchionna ao GGN

Deputada foi a única parlamentar gaúcha a destinar emendas para o Rio Grande do Sul…

2 horas ago

IPCA fecha março em 0,38%, menor índice para o mês desde 2021

Alta de alimentos e remédios puxam inflação oficial no período; variação acumulada em 12 meses…

2 horas ago