Empresários estão pessimistas sobre comércio durante Copa

Jornal GGN – Um novo painel da pesquisa sobre os empresários e a Copa do Mundo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou que 47% dos comerciantes acreditam que o comércio deve sofrer perdas de faturamento por conta das manifestações de rua. Foram ouvidos 600 proprietários e gestores de empresas cujos segmentos de atuação têm relação direta com o evento nas sete cidades-sede que receberão partidas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza).

O estudo aponta que a maioria dos entrevistados (77%) acredita que ocorrerão manifestações. No entanto, este percentual varia, dependendo da cidade-sede analisada. Em Belo Horizonte/MG, por exemplo, o percentual daqueles que apostam na ocorrência de manifestações chega a 100%, seguido por Fortaleza/CE (92%) e Recife (90%). Os percentuais mais baixos estão em Brasília/DF (66%), em São Paulo/SP (72%) e no Rio de Janeiro/RJ (73%).
 
A pesquisa mostra também que, no total, 47% dos entrevistados acreditam que a onda de manifestações irá impactar os negócios de forma negativa. Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é natural que o os comerciantes estejam receosos, visto que o varejo – principalmente o de rua e o das grandes capitais – amargou prejuízos em junho do ano passado, durante a Copa das Confederações.
 
Os percentuais apresentados na pesquisa também variam muito de cidade para cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, 81% dos empresários afirmam que, com certeza, haverá efeito negativo. Por outro lado , o número cai para 49% em Fortaleza/CE, reduz-se para 11% em Brasília/DF e praticamente desaparece no Rio de Janeiro (3%).
 
Os empresários apontaram como causas principais para o impacto negativo: o consumidor vai evitar frequentar locais públicos (55% das respostas) e o estabelecimento ficará mais tempo fechado diante dos riscos de violência, saques e depredações do estabelecimento (45%). Os impactos negativos sobre as vendas seriam fortes, com consequência negativa para o evento como um todo.
 
A exemplo do que ocorreu no ano passado, disse a associação, quando grandes vias públicas foram interditadas por conta dos protestos, a população evitou se deslocar até shopping centers ou grandes magazines localizadas em regiões de fluxo, preferindo postergar as compras ou mesmo comprar em estabelecimentos menores e mais próximos de suas casas.
 
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ISTO: VIVA OS PROTESTOS, VIDA O PIG GOLPISTA!

    As manifestações de rua foram apoiadas pela mídia e se tornaram rotina, quando não engrossadas por greves e outros movimentos paralelos. Isto está prejudicando a imagem do turismo no País, levando a prejuízos para o comércio e indústria. Resultado: os burros dos anuciantes que pagam as propagandas da Copa e etc junto às empresas de comunicação estarão tomando na cabeça. Os protestos levaram a piora no desemprego, por consequência da falta de vendas e etc. Bonito.

    Viva os protestos. Via o PIG golpista.

    Viva um povo que quer jogar seu futuro pela janela.

     

  2. Empresários cobrem da imprensa tucana!

    Empresários cobrem da imprensa tucana! Esse negativismo não procede, ainda reclamam quando multinacionais ocupam espaço deixado por vcs, então continuem tendo a imprensa como farol. A Copa é nada mais nada menos que um grande evento atraves do qual o Brasil tem movimentado sua economia, aumentou seu PIB, gerou empregos, etc, pois foi esta a opção de um pais,  desta forma, e não como fazem os EUA, ou seja, fomentando guerras mundo afora para faturar mais e mais. Até agora a Copa tem sido um sucesso, meus parentes estão vindo de longe para ver os jogos, aqui em Goiânia, os camelôs estão faturando mesmo não sendo  Gyn cidade-sede

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/04/grandes-eventos-copa-do-mundo.html

  3. Caro Nassif e demais
    Belo

    Caro Nassif e demais

    Belo golpe esse, enquanto os empresários nacionais, dizem que não investirão, os empresários de outras nações, investirão mais ainda.

    Saudações

  4. alienação na veia.

    como brasileiro é burrinho, verdadeiro vira lata, capacho, empregadinho, vergonhoso e ainda quer vender tudo isso? e ainda vamos sair como ladrões.

    1. Por causa da imprensa que insuflou

      Os meios de comunicação insuflaram, convocoram, marcaram data e locais dos protestos, dai o medo dos empresários

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador