Categories: EconomiaIndicadores

Estoque industrial supera expectativas em abril, diz CNI

 

Os estoques da indústria brasileira encerraram um período de sete meses em patamares estáveis e voltaram a crescer: segundo a Sondagem Industrial elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de estoques no mês de abril ficou acima do planejado, com índice de 51,2 pontos. O acúmulo foi ainda maior para as grandes empresas, com índice de 54,2 pontos, o maior desde julho de 2012.

 

Tal sinalização pode ser um obstáculo à continuidade da retomada da atividade industrial nos próximos meses, embora, em abril, a atividade do setor tenha subido na comparação com março ao registrar 52,8 pontos. De acordo com a CNI, esse aumento da atividade foi acompanhado pela utilização da capacidade instalada (UCI), que se aproximou da linha dos 50 pontos ao registrar 46 pontos em abril. Em março, o índice assinalou 44,4 pontos.

 

Para todos os portes de empresa considerados, a utilização da capacidade instalada se aproximou do nível usual pelo segundo mês consecutivo. Para as grandes empresas, o índice atingiu o valor mais elevado desde agosto de 2011. “Ainda assim, os índices permanecem abaixo dos 50 pontos, o que denota que a utilização da capacidade segue abaixo do usual para o mês”, diz a CNI.

 

Já o número de empregados na indústria ficou praticamente estável, com índice de 50,2 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Acima de 50 indicam crescimento na produção, estoque acima do planejado e utilização da capacidade instalada acima do usual.

 

Em maio, as expectativas dos empresários para os próximos meses ficaram praticamente estáveis em relação à demanda, compras de matéria-prima e número de empregados. Esses índices tiveram pequenos recuos frente a abril. A perspectiva sobre a demanda registrou 59,6 pontos neste mês ante 60,1 pontos em abril. O índice de expectativas de compras de matéria-prima foi de 57,4 pontos frente a 57,9 pontos no mês passado. Já o de número de empregados assinalou 52,9 pontos em maio. Em abril, o índice foi de 53 pontos.

 

Com relação às expectativas para os próximos seis meses sobre as exportações, os empresários voltaram a mostrar otimismo em maio, após perspectivas estáveis em abril. O índice de expectativas de quantidade exportada foi de 52,5 pontos neste mês ante 50,1 pontos no mês anterior.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

9 minutos ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 minutos ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

44 minutos ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

2 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

4 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

4 horas ago