Porto Rico entra em default e deixa de pagar US$ 58 milhões

Enviado por Paulo F.

Default em Porto Rico!
Porto Rico entrou em default na quinta feira feira , dia 29 de julho.A legslação vigente no arquipélago é a estadunidense. Porto Rico é um Estado Livre Associado aos EUA, e deste dependente. Não houve alarde nem entre as agencias de rating nem na grande imprensa tupiniquim! Em Wall Street  o débito de 70 bilhões de dólares gera incertezas pois diferentemente de Detroit (que também entrou en default) Porto Rico é um território, não um estado e portanto não pode se enquadrar no Chapter 9  da lei estadunidense.
Do Observador.pt
A agência governamental porto-riquenha Public Finance Corporation entregou apenas 628 mil dólares dos 58 milhões que teria de pagar. É a primeira vez que Porto Rico entra em incumprimento.

Era quase inevitável. Pela primeira vez na história do país, Porto Rico falhou o pagamento da dívida aos credores. Esta segunda-feira, e depois de as obrigações terem atingido a maturidade no primeiro dia de agosto, a agência governamental porto-riquenha Public Finance Corporation entregou apenas 628 mil dólares dos 58 milhões que teria de pagar.

A notícia, avançada por vários órgãos de comunicação social internacionais, que citam um comunicado assinado por Melba Acosta, presidente do Banco de Desenvolvimento do Governo [de Porto Rico], acaba por confirmar o que o governador Alejandro Garcia Padillo já tinha dito em abril: “A dívida [porto-riquenha] não é pagável” e não havia “outra opção” ou uma “opção mais fácil” que não fosse o incumprimento. “Isto não é política, é matemática”, reforçou, na altura em entrevista ao New York Times. A dívida de Porto Rico equivale a 72 mil milhões de dólares, 62 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual.

Como recupera o jornal britânico The Guardian, o arquipélago de Porto Rico, cuja soberania está sob responsabilidade dos Estados Unidos da América – apesar de ser um país autónomo – tem uma taxa de desemprego de 12% , mais do dobro da média dos EUA que se cifra nos 5,3%. Com uma população de 3,6 milhões de habitantes, os porto-riquenhos têm uma dívida que ultrapassa a dos Estados da Califórnia ou de Nova Iorque.

Na altura, e apesar de todos os apelos de Garcia Padillo, a Casa Branca foi taxativa ao dizer que um resgate federal estava fora de questão. “Não há ninguém na administração ou em Washington que esteja a considerar uma ajuda federal a Porto Rico”, garantiu então o porta-voz do governo norte-americano, Josh Earnest. “Mas continuamos empenhados em trabalhar com Porto Rico e com os seus líderes, dado que eles enfrentam desafios sérios”.

Entretanto, o governo porto-riquenho já contratou uma equipa para encontrar a solução possível. Liderada por uma ex-dirigente do FMI, Anne Krueger, o grupo de especialistas já traçou duas prioridades: reestruturação da dívida e a redução drástica de salários, prestações sociais e despesa pública.

Nos últimos meses, conta ainda o Guardian, mais de 100 escolas já fecharam e a situação pode tornar-se ainda mais dramática nas próximas semanas: o país está a passar por uma grave seca que já obrigou ao racionamento de água, explica a CNN.

 

Redação

Redação

View Comments

  • mas como?

    Um pais tão amigo dos EUA, e até falam "ingrés". Jogam basquete e beisebol.

    Porto Rico é uma Miami com bandeira própria. Um país que ganharia nota 10 em qualquer vestibular tomado por André Araújo!

    Existem mais elementos nesta avaliação simplória, obviamente, assim como dizer que Cuba é muito melhor do que Haití apenas por ser comunista.

    A forma ocasional de Governo (sim, ocasional mesmo, pois poderia Cuba ainda voltar gradativamente ao capitalismo, assim como a China) não é mais importante que a formação cidadã do povo. Um povo desenvolvido é o que faz uma nação ser desenvolvida.

  • Guantânamo na voz de Feliciano

    Porto rico? Não, porto pobre.

    Ou melhor, rico! Com Jose Feliciano.

     

    Fico imagiando como deve ser um "território autônomo" ligado e não ligado aos EUA. 

    Suspeito que a  despesa, de alguma forma,  é   do povo porto riquenho. A receita, com um blá blá blá aqui, outro acolá,  é dos EUA. E o resultado, quando negativo, repleto de blá blá blá econômico, de uma forma ou de outra, é culpa única e exclusivamente dos latinos. Afinal, este continente é o do labor. Não é isso, caro Antunes?

     

    Saudações "Guantanamera guajira guantanamera"

     

  • Porto Rico, Grécia, Rio Grande do Sul, governo Alckmin

    Porto Rico, Grécia, Rio Grande do Sul,  governo Alckmin, tudo isso, entrando em default...

    como bem declama @danielquireza: Quem colocará ordem no País? e nas adjacências portuárias gregas?

  • A POUCO TEMPO A GLOBO FEZ UMA REPORTAGEM EM PORTO RICO.

    A GLOBO fez uma reportagem mostrando predios maravilhosos e a economia punjante de PORTO RICO, nossa, eles quebram qualquer coisa que falam bem ou mentem, ainda bem que falam mal do Brasil e é por isso que o Brasil ainda está de pé. A Globo sabe muito pouco sobre economia, comparou o Brasil com Porto rico o que é a coisa mais patética pois a economia de Porto Rico não é um décimo da do Brasil.

  • Caso realmente curioso

    Um país livre e ao mesmo tempo dependente dos EUA (sonham os coxinhas brasileiros que um dia sejamos assim).

    Não quis a independência nem quando foi consultado (ela foi rejeitada num plebiscito). Como fica agora que está indo à falência? Os americanos lavarão às mãos ou retomarão o país que tomaram da Espanha?

  • Porto Rico é um Estado Livre

    Porto Rico é um Estado Livre Associado aos EUA, e deste dependente. 

    Tanta volta para evitar dizer o óbvio: Porto Rico é uma colônia americana. 

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

2 horas ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

3 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

4 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

4 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

4 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

4 horas ago