Porto Rico entra em default e deixa de pagar US$ 58 milhões

Enviado por Paulo F.

Default em Porto Rico!
 
Porto Rico entrou em default na quinta feira feira , dia 29 de julho.A legslação vigente no arquipélago é a estadunidense. Porto Rico é um Estado Livre Associado aos EUA, e deste dependente. Não houve alarde nem entre as agencias de rating nem na grande imprensa tupiniquim! Em Wall Street  o débito de 70 bilhões de dólares gera incertezas pois diferentemente de Detroit (que também entrou en default) Porto Rico é um território, não um estado e portanto não pode se enquadrar no Chapter 9  da lei estadunidense.
 
Do Observador.pt
 
 
A agência governamental porto-riquenha Public Finance Corporation entregou apenas 628 mil dólares dos 58 milhões que teria de pagar. É a primeira vez que Porto Rico entra em incumprimento.

Era quase inevitável. Pela primeira vez na história do país, Porto Rico falhou o pagamento da dívida aos credores. Esta segunda-feira, e depois de as obrigações terem atingido a maturidade no primeiro dia de agosto, a agência governamental porto-riquenha Public Finance Corporation entregou apenas 628 mil dólares dos 58 milhões que teria de pagar.

A notícia, avançada por vários órgãos de comunicação social internacionais, que citam um comunicado assinado por Melba Acosta, presidente do Banco de Desenvolvimento do Governo [de Porto Rico], acaba por confirmar o que o governador Alejandro Garcia Padillo já tinha dito em abril: “A dívida [porto-riquenha] não é pagável” e não havia “outra opção” ou uma “opção mais fácil” que não fosse o incumprimento. “Isto não é política, é matemática”, reforçou, na altura em entrevista ao New York Times. A dívida de Porto Rico equivale a 72 mil milhões de dólares, 62 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual.

Como recupera o jornal britânico The Guardian, o arquipélago de Porto Rico, cuja soberania está sob responsabilidade dos Estados Unidos da América – apesar de ser um país autónomo – tem uma taxa de desemprego de 12% , mais do dobro da média dos EUA que se cifra nos 5,3%. Com uma população de 3,6 milhões de habitantes, os porto-riquenhos têm uma dívida que ultrapassa a dos Estados da Califórnia ou de Nova Iorque.

Na altura, e apesar de todos os apelos de Garcia Padillo, a Casa Branca foi taxativa ao dizer que um resgate federal estava fora de questão. “Não há ninguém na administração ou em Washington que esteja a considerar uma ajuda federal a Porto Rico”, garantiu então o porta-voz do governo norte-americano, Josh Earnest. “Mas continuamos empenhados em trabalhar com Porto Rico e com os seus líderes, dado que eles enfrentam desafios sérios”.

Entretanto, o governo porto-riquenho já contratou uma equipa para encontrar a solução possível. Liderada por uma ex-dirigente do FMI, Anne Krueger, o grupo de especialistas já traçou duas prioridades: reestruturação da dívida e a redução drástica de salários, prestações sociais e despesa pública.

Nos últimos meses, conta ainda o Guardian, mais de 100 escolas já fecharam e a situação pode tornar-se ainda mais dramática nas próximas semanas: o país está a passar por uma grave seca que já obrigou ao racionamento de água, explica a CNN.

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. mas como?

    Um pais tão amigo dos EUA, e até falam “ingrés”. Jogam basquete e beisebol.

    Porto Rico é uma Miami com bandeira própria. Um país que ganharia nota 10 em qualquer vestibular tomado por André Araújo!

    Existem mais elementos nesta avaliação simplória, obviamente, assim como dizer que Cuba é muito melhor do que Haití apenas por ser comunista.

    A forma ocasional de Governo (sim, ocasional mesmo, pois poderia Cuba ainda voltar gradativamente ao capitalismo, assim como a China) não é mais importante que a formação cidadã do povo. Um povo desenvolvido é o que faz uma nação ser desenvolvida.

  2. Guantânamo na voz de Feliciano

    Porto rico? Não, porto pobre.

    Ou melhor, rico! Com Jose Feliciano.

     

    Fico imagiando como deve ser um “território autônomo” ligado e não ligado aos EUA. 

    Suspeito que a  despesa, de alguma forma,  é   do povo porto riquenho. A receita, com um blá blá blá aqui, outro acolá,  é dos EUA. E o resultado, quando negativo, repleto de blá blá blá econômico, de uma forma ou de outra, é culpa única e exclusivamente dos latinos. Afinal, este continente é o do labor. Não é isso, caro Antunes?

     

    Saudações “Guantanamera guajira guantanamera”

     

  3. Porto Rico, Grécia, Rio Grande do Sul, governo Alckmin

    Porto Rico, Grécia, Rio Grande do Sul,  governo Alckmin, tudo isso, entrando em default…

    como bem declama @danielquireza: Quem colocará ordem no País? e nas adjacências portuárias gregas?

  4. A POUCO TEMPO A GLOBO FEZ UMA REPORTAGEM EM PORTO RICO.

    A GLOBO fez uma reportagem mostrando predios maravilhosos e a economia punjante de PORTO RICO, nossa, eles quebram qualquer coisa que falam bem ou mentem, ainda bem que falam mal do Brasil e é por isso que o Brasil ainda está de pé. A Globo sabe muito pouco sobre economia, comparou o Brasil com Porto rico o que é a coisa mais patética pois a economia de Porto Rico não é um décimo da do Brasil.

  5. Caso realmente curioso

    Um país livre e ao mesmo tempo dependente dos EUA (sonham os coxinhas brasileiros que um dia sejamos assim).

    Não quis a independência nem quando foi consultado (ela foi rejeitada num plebiscito). Como fica agora que está indo à falência? Os americanos lavarão às mãos ou retomarão o país que tomaram da Espanha?

  6. Porto Rico é um Estado Livre

    Porto Rico é um Estado Livre Associado aos EUA, e deste dependente. 

    Tanta volta para evitar dizer o óbvio: Porto Rico é uma colônia americana. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador