Selic cai para 9,25% e chega ao menor nível desde 2013

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornal GGN – Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos da economia, a taxa Selic, de 10,25% para 9,25% ao ano.
Este é o sétimo corte consecutivo na Selic e é a primeira vez que ela fica abaixo de 10% em quase quatros anos, desde 2013. A decisão confirmou a expectativa dos analistas do mercado financeiro, com o BC mantendo o ritmo de redução de um ponto percentual.
Os economistas acreditam que há espaço para mais cortes e e que a Selic chegará a 8% no final do ano, ficando neste nível até 2021.
Por meio de nota, o BC disse que a manutenção deste ritmo de corte de juros vai depender da “permanência das condições descritas no cenário básico do Copom e de estimativas da extensão do ciclo”.

“O ritmo de flexibilização continuará dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação”, afirmou o Banco Central, que pontuou que suas projeções de inflação recuaram para em torno de 3,6% para 2017 e 4,3% para 2018.
Com a queda da Selic para 9,25%, o Brasil saiu do segundo para o terceiro lugar no ranking mundial de juros reais, baseado na inflação prevista para os próximos doze meses.
A taxa real do país é de 3,71%, ficando atrás da Rússia, com juros reais de 4,59% ao ano, e da Turquia, de 3,93%.
Repercussão
O presidente Michel Temer comemorou a redução da Selic e afirmou que ela “incentiva investimentos produtivos que geram mais empregos”. Moreira Franco, ministro de Temer, também celebrou o corte e disse que a “recuperação da economia é crescente e não vai parar”.
Já Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, afirmou que o BC está reduzindo a taxa “muito mais devagar do que poderia”. “O BC está com a preocupação errada; a inflação está sob controle. O que o Brasil precisa, no momento, é retomar o crescimento e gerar novos empregos. E isso só vai acontecer com juros mais baixos”, afirmou.
Robson de Andrade, presidente  da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), disse que a “decisão do Banco Central diminui a diferença entre as taxas de juros nominal e real da economia”, favorecendo a recuperação das condições financeiras das famílias, “essencial para a recuperação da atividade e do emprego”.
Andrade voltou a defender a ideia de que as “reformas estruturais”, como a da Previdência, “são fundamentais para o equilíbrio das contas públicas e a consolidação do crescimento sustentável”.
Bancos
Após o anúncio da decisão do Copom, bancos divulgaram comunicados com o corte das taxas nas linhas de crédito para o consumidor, em uma estratégia de comunicação adotada desde janeiro.
O Bradesco disse que vai repassar o corte para suas principais linhas de crédito, mas não especificou quais linhas serão beneficiadas e o tamanho dos cortes.
O Itaú afirmou que repassará “integralmente” o corte de 1% da Selic, reduzindo as taxas de empréstimo pessoal, cheque pessoal e nas linhas de capital de giro para empresas, sem divulgar o valor das novas taxas.
O Banco do Brasil reduziu as taxas do crédito imobiliário, cheque especial e crédito direto ao consumidor (CDC). O Santader já havia anunciado cortes no cheque especial, crédito pessoal e financiamento de veículos na segunda-feira (24).
Redação

Redação

View Comments

  • Juros reais > 9,25% ...

    ... se temos deflação. E não me venha dizer que a inflação anual foi de 3% nos últimos 12 meses, porque quando se usa taxa de juros para controlar inflação, sempre mira a expectativa da inflação futura, nunca a passada.

    Chega de chamar a gente de palhaço dizendo que esses juros é para controlar a inflação. O impressinante é que não existe nenhum procurador da república para dar o tratamento de superfaturamento na gestão da dívida, preferindo ir dar palestras para o mercado financeiro.

  • E daí ?
    Nenhuma taxa NA PONTA

    E daí ?

    Nenhuma taxa NA PONTA caiu, seja para capital de giro, médio e longo prazo ou cheque-especial. Nem financiamento imobiliário caiu.

    Vejam bem, há um ano a taxa selic estava em 14,25%, hoje está em 9,25% e NENHUMA taxa na ponta abaixou.

    O grande problema é oligopólio do sistema financeiro aonde 5 bancos dominam 90% do mercado.

    Outra grande problema, e que incrivelemnte, nem mesmo a esquerda toca é a grande INDEXAÇÃO  da economia brasileira.

    Esse sistema perverso de contratos indexados garante que se a economia tiver um soluço de recuperação a taxa selic aumenta no outro dia, pois como a inflação é indexada, ela aumenta também.

    Governo que não mexer no oligopólio do sistema financeiro, na indexação da inflação e nas castas de corporações com salários nababescos que hoje dominam o País, não fará cócegas nos problemas brasileiros.

     

    • Só o povo salva, se levantar o traseiro da cadeira

      Hoje, nenhum governo consegue mexer no oligopólio do sistema financeiro, a não ser que houvesse uma ditadura muito bem armada para enfrentar as consequências. O Siriza quis enfrentar na Grécia e os próprios bancos internacionalizados provocaram uma corrida da população ao bancos que levaria ao colapso. O Siriza foi obrigado a recuar.

      Dilma quis enfrentar colocando a CEF e BB para concorrer com juros mais baixos e sofreu um processo de sabotagem econômica nunca visto antes.

      Só o povo salva e o jeito mais simples é boicotar a TROIKA Itau, Bradesco, Santender que governa de fato o Banco Central e o Tesouro Nacional. Migre a conta de preferencia para a CEF (100% estatal) ou BB. Eu sei que no governo Temer ambos estão nas dominados pela TROIKA, mas se o povo migrar em massa assusta a TROIKA e provoca mudanças, quebrando o plano de poder em curso do mercado.

      • Ah... indexação foi exigencia da TROIKA

        durante a privataria tucana para "proteger o investimento estrangeiro" de riscos cambiais.

  • Só idiotas acreditam nesta “queda de Juros”

     

    Vamos ser sérios, aqui não estão representados nenhum colunista econômico da Globo, logo sem palhaçada!

    São duas coisas que interessam para a retomada da economia, os JUROS REAIS descontados a inflação e o JURO NA PONTA. Quanto aos juros reais com índices de deflação aparecendo aos poucos devido ao desastre econômico 9,25% para uma inflação aproximando-se de zero estamos com um juro real na melhor das hipóteses em torno de 5%, que para uma economia estagnada onde os industriais estão sofrendo pressão para baixar seus preços não causa nenhum efeito em retomada de investimentos. Por outro lado, caindo em 1% a taxa Selic o que pode acontecer para as famílias, o juro no cartão de crédito que aumentou no mês passado de 377,9% para 378% pode cair para o quê? 375%? Claro com toda esta dinheirama que os utilizadores de cartão de crédito com crédito rotativo vão se esbaldar, por exemplo, se pagavam R$500,00 por mês vão pagar o que R$498,00, imensa folga, vão poder gastar mais dois reais por mês.

    Não sei o que vai na cabeça destes imbecis como Meirelles e Cia, estão querendo explodir o país?

  • BC com sinais de desespero

    Quando o Banco central baixa 1% na selic em uma única reunião do Copom, isto significa sinais de desespero. Eles tem abaixado abaixado a selic, e a economia não reage, pelo contrário, continua em queda livre.

    Estão desfazendo muitas coisas erradas que fizeram, como subir os juros da Selic, mas não basta isto para reativar a economia. Teriam de desfazer tudo o que fizeram de errado, como por exemplo revogar a PEC do corte dos gastos, e outras asneiras que nem podem ser desfeitas, como a quebra das maiores construtoras do país . E mesmo assim, mesmo que pudessem desfazer todos os erros que os reaças fizeram, a economia demoraria anos para se recuperar, pois confiança de investidor perdida não volta assim de um dia para o outro. O Brasil está com uma péssima imagem diante do mundo.

    O medo maior do pessoal do mercado é chegar a 2018, quando haverão eleições e apresentar para os eleitores um país destruído, arrasado  e arruinado pela equipe do Meireles que seria o garoto propaganda dos tucanos.  Este receio deles caminha para se tornar realidade, mesmo abaixando os juros em alta velocidade.

  • Segundo twitter do Temer os

    Segundo twitter do Temer os juros cairam para baixo de um dígito. Esse latinista...

Recent Posts

Parlamentares brasileiros propõem à OEA criação de grupos para crimes contra a democracia e milícias

Proposta foi feita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos)

31 minutos ago

Ultradireita dos EUA ressuscita audiência articulada por Eduardo Bolsonaro para falar de “democracia”

Evento contará com o jornalista americano que publicou o "Twitter Files" atacando Moraes e o…

1 hora ago

Após quase 2 anos, PF busca responsáveis por estupro coletivo de mulher em cruzeiro

Em 2022, uma mulher de 28 anos teria sido violentada, desacordada, por 3 homens em…

2 horas ago

Passado mais de um ano do Governo Lula, a esquerda parece estar numa encruzilhada

Passamos de uma rejeição total ao governo Jair Bolsonaro para uma linha de apoio crítico,…

2 horas ago

O que está por trás da briga de Elon Musk pela “liberdade” que prega no X/Twitter

Nas mãos de Musk, o X se tornou ferramenta de comunicação que impõe a narrativa…

2 horas ago

Rio de Janeiro tem o abril mais seco em 27 anos

Este foi o abril mais seco desde 1997 na capital fluminense, segundo dados metereológicos.

2 horas ago