“Escola Sem Partido” é censura e semeia o analfabetismo político, criticou Erika Kokay


Foto: Lula Marques
Jornal GGN – Ao contrário de buscar acabar com “a ilusória doutrinação comunista”, o objetivo do projeto “Escola Sem Partido” é de censurar professores e impedir a liberdade de pensamento e de expressão escolar. A opinião é da deputada Erika Kokay (PT-DF).
“Ninguém defende doutrinação partidária dentro de escolas. Ninguém defende isso. O que se defende é a liberdade de pensamento. Colocou-se uma acunha em um projeto que tenta impedir a troca de saberes dentro de uma escola, que tenta impedir a liberdade de cátedra. Falou-se que era um projeto de escola sem partido, mas esse projeto da escola amordaçada, do ferimento à liberdade de cátedra, um princípio constitucional, que tenta colocar professores como inimigos da Nação”, afirmou a parlamentar.
A fala foi feita em pronunciamento na Câmara na última semana, criticando a proposta do futuro presidente Jair Bolsonaro (PSL), e aproveitou para desmistificar o principal argumento dos defensores da medida.
“Aqueles que falam em doutrinação comunista, de duas uma: ou não sabem o que são os educadores, o processo pedagógico e a educação ou não sabem o que é o comunismo. E como se fossem soldados despossuídos de inteligência, vêm, em um mesmo refrão, numa ousadia fascista, criar como inimigos imaginários desta Nação professores e professoras”, disse.
Para a deputada, a liberdade de expressão dentro das escolas permite romper o analfabetismo político. “São tantas inteligências que tem o ser humano que nós não podemos ser considerados robôs que apenas engolem um conteúdo sem contestação. O que nós queremos, em verdade, são pessoas que rompam o analfabetismo político. Já dizia Brecht que o pior analfabeto é o analfabeto político”, concluiu.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

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  • Para um teoria bárbara de criação e manutenção de elites

    Desculpe, mas sou obrigado a considerar a perspectiva ideológica no nível "política-política" da leitura um tanto limitante e limitada.

    Como um professor de Biologia, por exemplo, poderá explicar aquela teoria primordial da vida, do caldo nutritivo, etc., pra uma garotada encharcada de religião? 

    O que está em jogo é a capacidade dessa molecada de fazer um curso superior decente, inclusive.

    Se bem que, nesta toada, a intenção pode ser esta mesma... criar uma horda de ignorantes e, para as escolas de quem pode pagar, aquele conhecimento que falta na escola pública.

     

  • Corredora
    Eu gostaria de saber se a deputada kokay irá debater com os postulantes desse descalabro, ou irá fugiu do plenário (como existem vários vídeos) por estratégia de bater e correr?

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