Inpe abre as portas para universitários de todo o Brasil

Jornal GGN – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), está promovendo um intercâmbio com alunos de graduação de todo o Brasil. Entre os dias 14 de julho e 1° de agosto, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre engenharia de sistemas, projeto, montagem, testes e operação de satélites.

A iniciativa é anual e faz parte do “Curso de Inverno 2014 – Introdução às Tecnologias Espaciais”, que é totalmente gratuito. Serão oferecidas aulas intensivas e visitas dirigidas, além de um estágio, em que o estudante poderá trocar conhecimentos com técnicos e engenheiros do INPE.

Nas aulas, são apresentadas informações referentes a missões espaciais em desenvolvimento no INPE e o panorama de futuro em termos nacionais, os detalhes de um sistema espacial e todos os subsistemas a bordo de um satélite, além das restrições e cuidados no projeto e construção de equipamentos e os meios de qualificação exigidos para o lançamento e a operação em ambiente espacial.

O curso inclui ainda palestras nas áreas de Computação, Ciência Espacial e de Observação da Terra. Também estão previstas visitas às instalações do INPE, como o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Centro de Controle de Satélites (CCS) e o Miniobservatório Astronômico.

Segundo os organizadores do curso, o objetivo é despertar o interesse dos alunos pelas atividades espaciais, inclusive área acadêmica – o INPE oferece cursos de mestrado e doutorado em Engenharia e Tecnologia Espacial, entre outros programas de pós-graduação.

Com informações do INPE.

Redação

Redação

View Comments

  • Inovação, ou : pensar diferente

     Graduandos, de qualquer universidade, publicas ou privadas, das areas de: Engenharias - todas, Fisica, Quimica, Matemática, Estatistica, Quimica, Biologia, TI ( gestão, soft/hard, redes), Metereologia, Oceanografia,  Ecologia,tecnologos afeitos a exatas e produção.

      Mesmo que vcs. não sejam afeitos, ou tenham interesse, na area aeroespacial ou em sua correlata: area de defesa, não percam esta oportunidade, em conhecer  o que o País está disponibilizando de GRÁTIS, a chance unica de ter contato efetivo, direto, "on the job future training ", com a tecnologia no "estado da arte " e realizada por brasileiros, no Brasil.

       Equipamentos podem ser adquiridos, copiados, ou "jointventurizados", cerebros podem ser "alugados", MAS para nossas necessidades futuras, são necessários "nossos cérebros", gente que raciocine "fora da caixa" ( uma coisa que somos ótimos ) e trabalhem inventivamente, apesar das condições oferecidas ( genialidade se destaca na adversidade, pois tendo todas as condições - é facil ), e tenham o olhar, não para tesear em Harvard ou ir e ficar no exterior, mas para o Brasil.

        Esta area, aeroespacial, e sua "irmã", apices da tecnologia, irão necessitar nos próximos anos (2014 - 2025) uma tremenda necessidade de novos profissionais ( dizem que até 10.000 de nivel superior ), é emprega garantido.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

2 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

3 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

3 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

4 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

5 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

5 horas ago