Avritzer: Esta será a disputa mais judicializada da história, muito mais do que em 2014

Jornal GGN – “Esta será a disputa [eleitoral] mais judicializada da história, muito mais do que em 2014. (…) Parte do Poder Judiciário parece disposta a substituir a soberania do eleitor”, alerta o cientista político Leonardo Avritzer, em reportagem de CartaCapital publicada nesta quarta (29).
A manifestação de Avritzer ocorre na semana em que Fernando Haddad (PT), o vice de Lula na eleição presidencial, foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por suposto enriquecimento ilícito e improbidade administrativa (o GGN analisou a peça de acusação neste artigo aqui). Na semana anterior, Haddad virou réu por causa das ciclovias.
Haddad, contudo, não é único candidato do PT na mira do Ministério Público. Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann – além de Lula – correm o risco de serem impugnados. Fora do PT, há João Dória, Flávio Dino, Anthony Garotinho e até Jair Bolsonaro. Cada caso tem suas particularidades mas o que chama atenção mesmo é o caráter ativista dos procuradores, promotores e dos magistrados.
“Neste ritmo, analisa Avritzer, o eleitor será obrigado a escolher não o candidato de sua preferência, mas quem sobrar no páreo. Pior para a democracia, ressalta”, comentou a Carta.
“No momento, quase 30% dos eleitores ameaçam votar em branco ou nulo”, lembrou o cientista político. “Se a Justiça extrapolar, esse índice certamente vai aumentar. O risco é o Brasil eleger um presidente fraco, além de governadores sem legitimidade. Não é assim que iremos superar a crise política e econômica”.
Leia a matéria completa da CartaCapital aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Mas é exatamente isso que a

    Mas é exatamente isso que a justiça quer: um executivo fraco. Agora é sobretudo o próprio judiciário que traz para o seu campo a disputa na qual sua intromissão deve se restringir ao cumprimento da Constituição. Isso é muito grave porque atenta contra os princípios constitucionais na medida em que mina as bases da independência dos poderes. 

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago