Brasileiro, profissão desesperança – a pesquisa CNT, por Sergio Saraiva

Em 2002, a esperança venceu o medo. Em 2018, a esperança precisará vencer a desesperança.

Brasileiro, profissão desesperança – a pesquisa CNT

por Sergio Saraiva

Quando 96% dizem que o país está fora do rumo, 76% declaram estar sem perspectiva e 70% consideram que a situação não vai melhorar, será presidente quem trouxer a esse povo alguma esperança de futuro.

A Pesquisa CNT – setembro de 2017

A pesquisa CNT – Confederação Nacional do Transporte mostra, mais uma vez, que Lula só perde as eleições de 2018 se não deixarem ele se candidatar. Aliás nenhuma novidade – fora os momentos mais críticos dos estertores do governo Dilma – em nenhum momento houve qualquer dúvida sobre isso.

Mas que não se espere uma onda vermelha como na primeira eleição de Lula.

Brasileiro, profissão desesperança

Isso porque a pesquisa CNT pode ser lida de várias maneiras e uma delas confirma o mau humor reinante entre os brasileiros.

Isso fica patente quando se busca saber o estado de espírito do brasileiro: 96% dos pesquisados responderam que consideram que o Brasil está fora do rumo.

E 76% estão sem esperanças ou perspectivas. Esse foi o índice e o motivo que quem respondeu à pesquisa deu para o fato de não haver panelaços contra Temer.

O brasileiro entrou em compasso de espera. Não manifesta sua indignação, apenas espera que o atual governo acabe.

Um bom retrato disso é o que o brasileiro espera no curto prazo em relação a emprego, renda, saúde, educação e segurança – mais de 70% consideram que a situação vai de igual a pior.

Nem Lula, nem ninguém

Essa falta de perspectiva se reflete na intenção de votos para presidência. Não parece haver nenhum cenário eleitoral que agrade aos brasileiros.

Lula ganha todas, mas em todos os cenários em que participa, há um elevado nível de eleitores que optariam por anular o voto fosse quem fosse o adversário de Lula. Em outras palavras, Lula não lhes agrada, mas nenhum adversário de Lula os agrada também.

A pior situação seria um embate entre Lula e Aécio Neves. Nesse cenário, praticamente 40% dos eleitores optariam por anular os votos. E a melhor situação seria um 2º turno entre Lula e Doria ou Lula e Marina – nos dois casos haveria algo como “apenas” 25% de eleitores que optariam por anular o voto a escolher entre Lula e o seu adversário.

Trata-se de rejeição a qualquer candidato e não indecisão entre um ou outro. A pesquisa levantou o índice de indecisos e, em todos os cenários, o valor é de 4%.

Sem Lula, não há ninguém

Por óbvio, quando se considera a possibilidade de Lula não participar das eleições, o índice de votos nulos aumenta.

Quando Aécio participa do segundo turno contra qualquer candidato, e sem a participação de Lula, o índice de nulos fica em torno de 47%. Somando-se a eles a média de 7% de indecisos, nesses cenários, tem-se que mais da metade dos brasileiros não saberiam em quem votar ou votariam nulo caso Aécio Neves chegasse ao segundo turno. Nesse cenário, sem Lula, não há ninguém.

Quando Marina, Bolsonaro e João Doria disputam entre si, o índice de nulos vai a algo em torno de 38%.

Marina ganha, o PSDB está fora e Bolsonaro é terceira força.

Sem Lula, Marina ganha de todos os adversários. E Bolsonaro ganha de todos os peessedebistas, inclusive, João Doria. Ou seja, o PSDB está fora das eleições presidenciais de 2018 com Lula ou sem Lula.

Lula quase lá

Quando se considera a rejeição, nota-se também o mau humor dos brasileiros para com os políticos. Todos com altos índices de rejeição. Principalmente os políticos mais conhecidos dos eleitores.

E nesse quesito, Lula com 50,5% de rejeição está melhor que Geraldo Alckmin (52,3%), Marina (52,5%), Ciro Gomes (54,8%) e Aécio Neves (69,5%). Todos políticos com várias eleições presidenciais no currículo. Melhor que Lula somente os “novatos” João Doria (42,9%) e Bolsonaro (45,4%). Com o eleitor de mau humor, ninguém tem baixos índices de rejeição.

Aqui também há boas e más notícias para Lula. Lula tem 47,7% de leitores que declaram que votariam ou poderiam votar nele. No geral, é disparado o melhor candidato. Está a menos de 3 pontos percentuais de eleger-se.

Mas Lula deverá conquista-los entre os eleitores que o rejeitam. Isso porque praticamente a totalidade dos eleitores tem opinião formada sobre Lula. Metade poderia votar nele e metade afirma que não votaria nele de jeito nenhum.

João Doria tem 34,2% de eleitores declararam que votariam ou poderiam votar nele. Bolsonaro tem 39,7% de eleitores nessa situação.

O esforço de cada um

Como são menos conhecidos, Doria terá de conquistar 61% dos eleitores que ainda não têm opinião formada sobre ele e Bolsonaro terá de conquistar 53% desses eleitores. Sem necessitarem reverter a rejeição que apresentam. Já Lula precisará conquistar o coração de 6% dos que hoje o rejeitam.

Parece mais fácil, mas não é. E, ainda que consiga, não haverá lua de mel com os eleitores depois das eleições. Não haveria igualmente para ninguém que esteja no quadro político atual. O leitor está de mau humor.

O cavaleiro da esperança

O principal político brasileiro pode ser alijado das eleições em algo que parecerá um golpe, dado seus persistentes altos índices de intenção de voto. Fora esse candidato, o eleitor não se emociona com nenhum outro. E, mesmo tal candidato, neste instante, não une a nação.

Vivemos um quadro de anomia. E grande perturbação institucional. E isso foi percebido pelo eleitor comum.

Quando 96% dizem que o país está fora do rumo, 76% declaram estar sem perspectiva e 70% consideram que a situação não vai melhorar, será presidente em 2018 quem trouxer a esse povo alguma esperança de futuro.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia especializada em manutenção de curvas normais.

Redação

Redação

View Comments

  • Pesquisa CNT

    A pesquisa CNT pode ser mensurada por vários angulos. Depende muito da nuance partidária de cada um e depende muito da paixão com que se enxerga estes números.
    Lula entrou numa espécie de saturação de críticas e admoestações. O povo brasileiro, apesar de aceitar tudo que é descarregado diariamente pelas rádios e TVs dentro de sua casa, já identificou a sanha com que MPF, juizes de base e oposição vem tentando liquidá-lo antes de qualquer pleito. sabem muito bem que com Lula no páreo a coisa se complica e muito para o plano dos golpistas de plantão.
    Ou somos todos nós muitíssimos inteligentes e 33% da população completamente idiotas ou estes ultimos estão enxergando aquilo que pela cegueira partidária não vimos.
    O povo está pedindo para que o julgamento de Lula seja feito nas urnas!
    Se ele realmente for este facínora, o Al Capone do PT, o nove dedos leves que a imprensa e a Orcrim de Brasília apontam, o povo daria o veredicto nas urnas ! E ponto!!

  • Pesquisa com apresentação distorcida quanto à rejeição

    Pesquisa com apresentação distorcida quanto à rejeição

    Há uma clara distorção na apresentação dessa pesquisa, no que diz respeito à rejeição dos candidatos, ao não levar em conta os distintos graus de conhecimento de cada candidato pela população, o que prejudica Lula - o mais conhecido - e beneficia todos os demais candidatos. O correto é desconsiderar as respostas NC/NS/NO - não conhece/não sabe quem é/ nunca ouviu falar -, ou seja, considerar as opiniões apenas de quem conhece cada candidato. O resultado é o abaixo indicado, onde se vê que Lula é o menos rejeitado de todos os candidatos, apesar de todo o fogo de barragem sobre ele, da justiça e da imprensa de merda. (obs: a Exame publicou reportagem(*) com a mesma conclusão, embora com critérios diferentes do aqui adotado)

    NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM

    73,9 - Aécio Neves
    66,2 - Ciro Gomes
    57,5 - Geraldo Alckmin
    54,9 - João Doria
    53,5 - Marina Silva
    53,3 - Jair Bolsonaro
    51,4 - LULA (O menos rejeitado)

    - - - - - - - - -
    (*) http://exame.abril.com.br/brasil/lula-tem-a-menor-rejeicao-entre-os-presidenciaveis-em-2018/

  • Da caserna com amor

    Os militares tem tudo para fazer um grande serviço à nação. Primeiro prenderem os GOLPISTAS E TRAIDORES do Brasil Depois, trazerem a presidente Dilma eleita democraticamente e derrubada pela canalhas  corruptos. Depois exigirem (como já estão fazendo) da justiça que se faça JUSTIÇA. Depois prenderem os corruptos já identificados com desvios de dinheiro público  e deixar que a presidente faça o que começou. investirir no social, desenvolver nossa indústria, fazer as reformas das comunicações, investir em educação e saúde e continuar o desenvolvimento de nossas forças armadas que nos darão suporte num mundo cada vez mais competitivo ALÉM DISSO ANULAR CONTRATOS NAS ÁREAS ESTRATÉGICAS FEITOS POR ESSE GOVERNO LADRÃO. É duro pedir isso, é, porém na atual situação não há saída.

    • Maluquice pouca é bobagem mesmo

      Chamar os militares? Os mais de 20 anos da Ditadura de 64 a 86 nao te ensinaram nada? Quando os militares pegam o poder, nao largam de boa vontade nao. Lacerda aprendeu isso da pior maneira (o que aliás ele mereceu, mas o país nao).

  • O mais espantoso nessa

    O mais espantoso nessa pesquisa é que a rejeição de Lula está abaixo de todos os políticos, menos os "debutantes" Dória e Bolsonazi. E vem caindo. Pelo que me lembro já chegou em mais ou menos 65%.

    E vem caindo na medida que sobe o ataque midiático-judicial de Moro seus delatores submissos e Bonners e as suaves apresentadoras da GloboNews. O grande derrotado dessa pesquisa é o pig.

    A sorte deles, e azar nosso é que sempre podem contar com o judiciário. No entanto a realidade cada vez mais se escancara em cores vivas para a maioria do povo. Éramos felizes e não sabíamos. E a saudade do governo Lula, e um pouco da Dilma também vai aumentando, e não há o que o Kamel possa fazer.

    Nesses caso o abismo entre o conglomerado mídia-judiciário-mercado financeiro e o povão será tão grande que tudo pode acontecer. Será um país fracionado, em que a famosa apatia do povo pode surpreender

  • Fenômeno

    Mesmo com toda a mídia a toda hora e o tempo todo descendo o sarrafo e o homem só faz subir.

    Essa tal rejeição vai despencar rápido, a sanha midiática já não funciona como antes, a realidade está se impondo à ficção das TVs e jornais, principalmente a da famigerada inimiga do Brasil, a famiglia.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

15 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

17 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

17 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

17 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

18 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

21 horas ago