Mais brasileiros acreditam em julgamento político contra Lula, mostra Vox Populi


FOTO: RODOLFO BUHRER/REUTERS
Jornal GGN – A pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada entre os dias 11 e 15 de abril, revelou dados além da vitória em todos os cenários da disputa eleitoral: mostrou que boa parte da população é contra as medidas tomadas pelo juiz Sérgio Moro e conscientes de um julgamento parcial contra o ex-presidente.
Foram 59% dos entrevistados que consideraram que o processo contra Lula foi político. Nessa pergunta, houve uma diferença de três ponto percentuais para mais em comparação a dezembro do último ano. E hoje apenas 32% que caracterizaram a investigação como técnica.
Nessa mesma linha, também a grande maioria (52%) considera que Lula é tratado de maneira mais dura do que outros políticos por Sérgio Moro, contra 32% que acham que os tratamentos são iguais.
Ainda sobre a prisão do ex-presidente, aumentou 4 pontos percentuais os que defendem que a prisão de um investigado deve ocorrer somente após o julgamento em última instância, atingindo hoje 52%. A minoria (33%), ainda que também com um aumento de 5 pontos percentuais, defende a prisão imediatamente após a condenação em segunda instância.
De acordo com o cientista político e diretor do Instituto, Marcos Coimbra, a pesquisa revelou o aumento do sentimento social de que Lula é vítima de injustiça e que recebeu o tratamento desigual pelo Judiciário. O que, automaticamente, influenciou nos resultados de disputa eleitora perguntados.
“A prisão de Lula, da forma como ocorreu, parece ter afetado a visão do cidadão comum, de forma a torná-la mais favorável ao ex-presidente”, disse.
Para a maioria dos entrevistados (58%), Lula deveria poder se candidatar às eleições presidenciais deste ano e somente 35% acredita que não. Entretanto, apesar de grande parte ser favorável, houve uma diminuição daqueles que acreditam que o ex-presidente irá conseguir disputar os votos: se em dezembro o percentual era de 52%, hoje é de 40%.
Eleições
Por outro lado, em todos os cenários eleitorais questionados, o ex-presidente levaria a vantagem. De acordo com o Instituto Vox Populi, Lula marcou 39% nas intenções de votos para presidente da República.
Se fosse para o segundo turno, também venceria: 56% sobre apenas 12% de Geraldo Alckmin (PSDB), 54% sobre 16% de Marina Silva (Rede), 54% sobre 20% de Joaquim Barbosa (PSB).
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

11 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

12 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

14 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

14 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

15 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

15 horas ago