Carta aberta à minha amiga Luiza Erundina, por Antonio Barbosa

CARTA ABERTA À MINHA AMIGA LUÍZA ERUNDINA

Por Antonio Barbosa Filho

Querida amiga Luíza,

Permita-me saudá-la desta maneira informal, sem me referir ao seu mandato, que lhe deleguei junto com milhares de paulistas conscientes, e que você tem honrado com toda dignidade.

Lealmente, fico aqui imaginando que respostas você me daria diante de questões que têm me inquietado nas últimas semanas, desde que você aceitou a tarefa partidária de coordenar uma campanha eleitoral para a Presidência do nosso país. As perguntas são incômodas, talvez mais para quem as formula do que para você, dada a insignificância de quem as faz. Mas nossa amizade me faculta esta ousadia.

Em que pontos o flutuante programa da Marina Silva coincidem com o seu pensamento e prática? Você milita pela democratização da mídia e, corajosamente, contra o domínio do setor de Comunicação por um pequeno grupo de famílias. Sua candidata, só existe hoje como viável eleitoralmente porque a mesma mídia cartelizada a construiu a partir do trágico acidente que fatalizou o candidato Eduardo Campos.

Você jamais entregou São Paulo, metrópole da qual foi prefeita, ao poder econômico. Enfrentou os poderes tradicionais, a elite empresarial da construção, dos transportes, da saúde, da educação. Você foi vítima da velha mídia e até de sindicatos de servidores públicos controlados pelo PT. Sua candidata só tem compromissos com essa mesma elite, que sabe como fazer refém qualquer governante menos estruturado ideológica e moralmente do que você. Veja a rendição de outros ex-companheiros de esquerda ao poderio implacável, corruptor, desses grupos que exploram nosso Povo há séculos.Jamais te confundirei com esse tipo de políticos oportunistas, carreiristas e mal-formados.

Você sabe que sou fundador do PSB em Taubaté, cidade onde você teve seu primeiro emprego em São Paulo, dando aulas na Faculdade de Serviço Social, vindo e voltando de ônibus da Pássaro Marrom, e deixando aqui muitos amigos e admiradores desde então. Fui também membro do diretório estadual do PSB, desde os tempos de Rogê Ferreira.

Seu ingresso no PSB foi, para nós socialistas de base, verdadeiros “sonháticos” e sonhadores, uma esperança de enorme crescimento, de conquista do povo através da sua dignidade exemplar, da sua Cultura, da sua inquestionável probidade. E você sempre correspondeu às nossas expectativas, e quase sempre as superou. Sou grato, sou devedor, por toda a atenção e carinho que continuou dedicando à esta Taubaté tri-centenária e, infelizmente, ainda tão conservadora.

Fiquei indignado quando você foi condenada a devolver um dinheiro para a Prefeitura de São Paulo, o único prefeito da capital jamais condenado a algo semelhante, numa série que inclui alguns dos maiores ladrões do dinheiro público, alguns hoje só punidos na Suíça, na França e nos EUA. Participei da “vaquinha”, humildemente, e lavamos sua honra que tentavam macular.

Volto às perguntas, depois desta breve rememoração pessoal que nos liga (você me concedeu por e-mail uma entrevista para meu livro “A Imprensa x Lula”, outro presente):

Por que o PSB não lançou seu nome como candidata a presidenta da República, no lugar do Eduardo Campos? Será porque a candidata que o PSB de Márcio França (dono do PSB paulista há uns vinte anos, e que te nega espaço até na propaganda eleitoral, além de vender o partido por uns carguinhos do Alckmin) jamais poderia ser uma Socialista de verdade? Será que o Banco Itaú vetou seu nome?

Por que o programa do nosso PSB foi renegado e rasgado por essa candidatura caronista, que nem sequer deve tê-lo lido? O programa do PSB fala em colocar os meios de produção nas mãos dos trabalhadores. Suspeito que o poder econômico, o 1%, jamais aceitaria isso, mas é o que você assinou defender, e a sua candidata também. Você assinou por convicção; ela assinou por quê?

Para não me alongar e tomar seu tempo nesta sua inglória tarefa de eleger uma pessoa que nada tem a ver conosco e com nossos ideais, recordo-lhe dois momentos de sua larga vida de independência pessoal e compromisso com o Povo.  Você saiu do PT quando o partido recusou-se a participar do Ministério do saudoso criador do Plano Real, o Presidente Itamar Franco. Você decidiu com sua consciência, com sua imensa capacidade de análise. Você fez, na minha opinião, o correto, e serviu muito bem ao Brasil. O PT errou, e reconhece isso na maneira de aplausos em cada reunião do PT a que você comparece. “Volta, Luíza!” é gritado por aqueles companheiros de base, militantes gratuitos do mesmo sonho que você tanto representou.

Recentemente, em 2012, você teve a altivez de não apoiar o candidato Haddad (mas jamais de combatê-lo) quando o PT aceitou o apoio do PP, partido presidido por Maluf. Muitos a criticaram, mas eu entendi perfeitamente. A Ética pessoal, a sua honra, está acima da disciplina partidária. Aprendi com Arraes, Audálio, Fernando Morais, Resk, Kotscho, e tantos outros de nossos amigos comuns, a servir a princípios acima de qualquer partido ou interesse pessoal.

Não quero ter motivos para crer que você tenha mudado. Não estamos mais na idade de ter ilusões de que podemos influenciar para o lado do Povo quem está cercada de inimigos ou exploradores do Povo. Você jamais transformará a Marina Silva numa pessoa livre dos compromissos que assumiu com o poder econômico e com teses que nós sempre combatemos, por significarem a submissão do Brasil a uma geopolítica e a uma política social que já sofremos juntos.

Com toda lealdade e a mais sincera amizade, tenho que informá-la que desta vez não votarei em você, que tão bem me representou no Congresso por mais de um mandato. Sei que não lhe fará diferença, e que você será reeleita. Mais que isso, desejo que nossa amizade permaneça para sempre, acima das eventuais divergências. Mas o que mais desejo mesmo, é que você não macule sua biografia apoiando qualquer projeto anti-popular, anti-soberania nacional, estimulado pela direita financista, midiática e econômica.

O Povo quer continuar confiando em você, minha querida amiga e mestra, Luíza.

Antonio Barbosa da Silva Filho
valepensar@bol.com.br

Redação

Redação

View Comments

  • Meus parabéns Antonio Barbosa

    eu já votei na Erundina e hoje não entendo a mesma. A Erundina foi a minha pior decepção política. Ela criticou o apoio que o Haddad teve do PP em SP e agora eu pergunto para ela: por que você apoia a Marina Itaú Fraude? 

    • Eu também sempre votei na

      Eu também sempre votei na Erundina. Aliás, nem sei se ela é candidata neste ano, já que havia manifestado que não se canditaria novamente.

      Percebam que não sou petista de carteirinha, afinal Erundina está fora faz tempo. Mas se Erundina estiver candidata, não terá meu voto. 

    •  
      Cuidado com isso : "...pelo

       

      Cuidado com isso : "...pelo visto, virou pó". , Ninguém, vosmecê fique de olho no pó, se vacilar, vem alguém e cheira ....

       

      Orlando

  • A voz da Dep. Erundina responde:

    Prezado companheiro Barbosa,

    Estou no PSB também desde 1984, com Rogê Ferreira e fomos contemporâneos no Diretório Estadual. Diante de tua ´Carta Aberta´ e, como provavelmente nas atribulações da campanha a ERUNDINA não possa te responder pessoalmente, uso seu breve discurso em 21/7/14, com a costumeira firmeza de sempre no lançamento da campanha EDUARDO + MARINA - PSB.

    Ela te convoca para ir às ruas, junto com os trabalhadores, as mulheres, os nordestinos e os jovens, para o apoio à nossa candidatura: "VAMOS À LUTA e até a VITÓRIA se Deus quizer". Vamos renovar a política no Brasil.

    Como após MARINA assumir a candidatura a ERUNDINA foi por nós apoiada e aceitou a dura missão na coordenação geral da campanha vitoriosa, acredito que as palavras de ordem continuam válidas para responder aos teus questionamentos:

    aqui o vídeo:  http://www.tvjoaomangabeira.com.br/index.php/luiza-erundina-inauguracao-comite-central-sao-paulo

    Grande abraço e lembre-se: almejamos um governo de coalizão com o que há de melhor no campo político nacional.

    José Roberto Militão

    PSB-Diretório Estadual

     

    • Desculpa Militão, mas não

      Desculpa Militão, mas não dá.

      O PSB, com Marina, está se colocando à direita do PSDB.

      Só pra lembrar, você não é um homem de bem para a imensa maioria dos que apoiam Marina.

    • Sou eu Militão.

      Militão.

      Talvez Erundina esteja longe demais para nos ouvir ou até que escondam a carta aberta à ela endereçada, porém como sei que esta tu vais ter que responder e, como sei que me consideras um amigo e companheiro em várias discussões, vou fazer um bilhete aberto (não tenho a petulância de dar ares de carta aberta).

      Não pensei que estavas junto a Marina, pois se soubesse até já teria enviado um e-mail privado conclamando a reflexão. Porém como vejo que de público apoias uma candidatura sinto-me com liberdade de adverti-lo publicamente.

       

      Bilhete abero ao companheiro Militão.

      Caro Militão.

      Talvez no início isto vá te chocar, mas apesar de tudo que uma eleição de um Aécio pode causar de ruim a política brasileira, fico muito mais preocupado com a eleição de Marina.

      Não vou comparar os dois em termos de características de honradez e outras características de personalidade, pois todos nós sabemos que Marina apesar de COMPLETAMENTE equivocada me parece que ela acredita bem mais do que Aécio no que ela fala.

      Porém como diz o ditado, o inferno está cheio de boas intensões, e vejo em Marina queimando neste inferno metafórico por aquilo que ela está pensando.

      Para mim é claro que a candidata embalada por um espírito messiânico e crente de suas convicções ambientais adotou o que se chama uma postura Ecocentrista, esta postura que para alguns pode não levar a nada é extremamente perversa para a população de menor renda.

      Não é por acaso que Marina tem um desempenho péssimo no estado que lhe deu o mandato de senadora, é exatamente por centrar a sua política numa sustentabilidade completamente equivocada que ela pode levar o Estado brasileiro a um verdadeiro desastre.

      Uma postura ecocentrista não se apoia na visão que temos que recuperar o homem da miséria para com isto atingirmos a possibilidade de uma verdadeira sustentabilidade, uma visão ecocentrista considera os homens como mais um elemento da indissociável da natureza e não como alguém como interdependente da mesma.

      Posso chocar alguns veganos que leiam este texto, mas não chegamos ainda ao ponto de dispensarmos de ser um orientador ou administrador do nosso meio ambiente e não mais um dos membros desta comunidade de seres vivos.

      Esta visão, ecocentrista leva a políticas que causam espanto quando pronunciadas por seu guru econômico, o filósofo e economista Eduardo Giannetti da Fonseca, de aceitar o decrescimento econômico da mesma forma que em sociedades abundantes e perdulárias como a economia norte-americana ou europeia aceitam.

      Parece paradoxal, mas vejo além dos problemas de não aceitar um governo com partidos e de se lançar numa aventura de um banco central independente, o problema da definição da sustentabilidade. O seu pouco caso com o aproveitamento do pré-sal não é uma estratégia que se encerra em tentativas privatistas, é pior, é baseada na falsa ideia que aproveitar um combustível fóssil para a riqueza do Brasil seria um crime ambiental contra o mundo. Esta concepção não leva em conta que tirando da miséria e da ausência das mínimas condições de sobrevivência estas mesmas pessoas que agridem o meio ambiente por absoluta falta de condições de sobreviver doutra forma tem que fazer o que na cidade o que consideramos crime ao meio ambiente uma agricultura de queimadas. Cito por exemplo o Acre, onde Marina adotou a mesma intolerância que deveria ter com grileiros grandes proprietários de terras com os seus antigos companheiros de luta sindical.

      Não querer agredir a natureza é um consenso nos dias atuais, mas para chegarmos a condições dignas ao povo brasileiro teremos que necessariamente minimizar e não zerar esta agressão. Não adianta pensarmos que tecnologias caras, totalmente importadas e sem capacidade de sustentar a atividade econômica, substituirão tecnologias limpas e que nós dominamos na geração de energia.

      Para mostrar o total despreparo do programa de governo, mesmo no que ele tem de mais importante para quem se preocupa com a sustentabilidade, são citados num aparente copiar-colar como hipótese de energias alternativas a energia geotérmica, energia de ondas e energia de marés. Isto pode se deixar passar por alguém que copia um texto de segundo grau para fazer um trabalho de escola, mas propor uma energia que não existe no Brasil (geotérmica), outra que não existe em lugar nenhum do mundo em operação comercial (ondas) ou outra que precisa que haja na natureza de forma vigorosa (marés) para que possa ser aproveitada, não dou a permissão para quem fala tanto em sustentabilidade e aproveitamento de energias alternativas escreverem algo tão infantil como isto.

      Vejo em Marina a maior improvisação que se quer fazer politicamente em todo o mundo, e improvisar desta forma com uma Nação sem que isto tenha passado pela experiência numa escala menor, um verdadeiro enfrentamento da lógica e do princípio da precaução, tão amado pelos ambientalistas. Chamo a atenção, que lançar um país num sonho sem a mínima experimentação em escala menor, pode resultar em verdadeiras tragédias que atrasam décadas a vida deste país ou pior levam a grandes fomes ou convulsões.

      Parece até um verdadeiro pesadelo, procurar em nome de uma pseudo salvação do planeta, lançar um país num caminho nunca trilhado com imensas chances de dar errado, exatamente um país que menos precisa provar aos outros o seu respeito com o meio ambiente. Deixemos para que economias que exauriram suas terras, que eliminaram sua biodiversidade, que exploraram os países mais pobres retirando seus recursos naturais que provem o remédio amargo da doença que ainda não temos, pois como até os mais radicais defensores da natureza sabem que em termos de economia sustentável o Brasil pode ser um exemplo de compatibilização entre crescimento voltado para o seu povo e conservação ambiental.

    • Olha, voce e Erundina passam

      Olha, voce e Erundina passam a partir de agora, a formar o que chamo de a segunda dupla mais pândega desta eleição, só perdem para a dupla Neca/Marina, mais conhecida como Necarina, e sem foto com Maluf . . . . Meu, a Erundina já era, esquece, foi . . . . .

    • Segundo o comentarista

      Segundo o comentarista Argolo, Marina não sabe nem onde fica o Recife; então, como está a conclamar os nordestinos? Os marinistas têm que combinar melhor o discurso.

    • Governo de coalizão? mas

      Governo de coalizão? mas coalizões não são perversas? Coalizção só dos "bons"? Como o Bornhausen e a Neca? Ou o Beto de tal? Ou o Heráclito?  Essa é a métrica para "bons"? E para nao virar uma coalizao de partidos, antes de entrar no clube o cara tem que rasgar a filiação? Voces vão tambem criar uma politica secreta para ver ser o cara nao finge que desfiliou e fica 'organizado" por dentrás? Francamente, o "comitê de busca de homens de bem" já começou bem. Com os homens de bens (e mulheres tambem, como sabemos)

    • Não salvem os bagres, salvem a memória do Arraes

      Isso poderia valer se a Marina fosse candidata pelo PSB. Ela mesma fala que assim que for eleita (?), no dia seguinte trabalha para criar sua Rede, para onde vai, é claro.

      O PSB terá menos importância no governo dela (?) do que o PSDB, o DEM e o PPS. Pelo menos o PSB da Erundina, do Roberto Amaral e do saudoso Arraes. Pergunta para o FHC.

      Quem de dentro do PSB apóia a luta pela candidatura Marina é como aquele sujeito que alimenta a solitária que o consome por dentro. Não salvem os bagres, salvem o PSB

    •  
      Militão, nem vou entrar no

       

      Militão, nem vou entrar no tema da Erundina ter respondido através de "vocalizadores" (é assim o novo termo né?). Mas só te lembrar um fato. Lembra que eu disse que o viés de queda de Marina era claro e você disse que os seus tracks eram diferentes dos meus? Pois o Voc Populi Mostrou que Dilma abriu oito pontos de vantagem sobre Marina no primeiro turno e literalmente destruiu a vantagem que Marina tinha sobre Dilma no segundo turno (a grande mídia abafou convenientemente a pesquisa Vox Populi) e mostrou apenas a do Datafolha que não mostrava uma queda tão nítida assim da Marina, mas agora não tem como esconder, pois o IBOPE acaba de divulgar sua pesquisa e mostra os mesmos resultados do Vox Populi, Dilma abre oito pontos de vantagem sobre Marina, tirando pontos diretamente dela e também reduz a pó a vantagem que Marina tinha sobre Dilma no segundo turnos.

      Ao que parece meus tracks são mais confiáveis que os teus (rs). Um abraço.

  • Recentemente enviei um e mail

    Recentemente enviei um e mail a coordenação de campanha de Erundina relembrando uma coisinha que eu não perdôo, quando nós moradores da periferia de São Paulo a elegemos prefeita e brigamos com esta mídia o tempo todo para defender aquele governo, a briga era muito mais desigual, não tínhamos internet, tínhamos a época um vereador que sempre usou a mentira, a má fé e acima de tudo a desonestidade, contando sempre com a imprensa nogenta para combater o governo, seu nome: Valter Feldman, ele, nosso carrasco, nosso algoz, perguntei e até hoje não me responderam, talvez pela minha insigficância, Feldmam melhorou muito, ou Erundina piorou bastante ?

  • UAU!
    Eu também não estou

    UAU!

    Eu também não estou entendendo o que a Luiza  está fazendo neste covil

    que se tornou o PSB.

    Minha admiração por ela está se esvaindo.

    Como pode está em um Projeto contra o povo?

    Contra as nações latino-americanas?

    Uma candidatura sustentada pela direita e pela mídia corrupta e manipuladora do povo brasileiro?

    Como pode apoiar uma candidata apoiada por quem matou Chico Mendes?

    Como pode está em um partido que não explica um avião fantasma, que não tem dono?

    Que trouxe prejuizos à população de Santos, e virou as costas para aqueles que tiveram suas casas 

    destruídas?

    E, a Independência do Banco CentraL?Inacreditável.

    Sou Assistente Social, e afirmo , este Projeto Marineca não tem nada de socialista.

    Marina com o Itaúuuuuuu tem um caminhão de vantagens para ela, não para o povo.

     

  • Perfeito !
    Também votei em

    Perfeito !

    Também votei em ouitras situações em Luiza Erundina, mas perdi parte do encanto quando não aceitou participar da chapa com Haddad .... independente do fator Maluf ... creio que o político deve colocar na balança o que é melhor ou pior ao país e tomar sua posição conforme sua ideologia  ... é aí que tenho muitas críticas quanto à partidos como Psol, que deveriam ter uma posição crítica ao governo Federal mas não ao ponto de igualá-lo à oposição ou até expô-lo à situções constrangedoras em debates onde apenas fazem o que a mídia quer ... ou seja , os usam e depois descartam.

    É assim que age Luiza Erundina ... é usada por Marina e Marcio França ... e tlavez seja recompensada com algum ministério de segundo escalão em um suposto e trágico mandato de Marina.

    Também perdeu meu voto, e honestamento espero que não se reeleja. Nos últimos 2 anos ela poderia ter assumido papel importante no cenário eleitoral .... fugiu do primeiro e agora presta um serviço trágico à suas supostas convicções.

    Irá aos poucos perder sua base eleitoral ...

     

  • Sai dessa Erundina..ainda dá

    Sai dessa Erundina..ainda dá tempo!

     

    Obs.Sei que voce não vai sair..assim como jamais

    se tornará uma Heloisa Helena ou Marina Silva.."quem

    é do mar não enjôa", boa sorte e sobreviva!

  • "Ela te convoca para ir às

    "Ela te convoca para ir às ruas, junto com os trabalhadores, as mulheres, os nordestinos e os jovens,"militao 

     

    hum, ai vem policia do alckmin e do franca, (ficha suja ?) pau no trabalhadores, mulheres nordestinos,,,

    alias, como alguem pode auto intitular "socialista" junto com quem fez o que fez em pinheirinho,,,,

    OBS:  o golpe no collor  claramente para implantar plano economico neoliberal a servico dos banqueiros e sr mercado precisava de legitimidade, quem traiu trabalhadores LUIZA ERUNDINA

    2014 - novamente projeto do SR mercado e banqueiros,, novamente NEOLIBERAL quem vai coordenar LUIZA ERUNDINA

    como maluf nao é representante do capital estrangeiro, ele nao ïa "sujar o nome" se aliar aro REPRESSOR dos moviemtnos sociais, com policia social contra negros, pobres e moradores da periferia como alckmin NAO SUJA NOME

    parabens luiza erundina, voce e marian se merecem,,,,,

     

  • questionario
    a frase "o

    questionario

    a frase "o petroleo é nosso" foi dita por quem?

    a- citybank

    b- bank of american, vulgo BOFa

    c- banco ITAU

    d- merriil lynch

    e - os morgans

     

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

8 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

9 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

11 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

12 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

12 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

12 horas ago