Ciro x Ciro, o risco de queimar dois grandes ativos políticos, por Luis Nassif

Entre as poucas certezas dessa campanha eleitoral, havia as seguintes:

  1. Eleito, Fernando Haddad imporia sua própria personalidade ao governo, assim como já está impondo na campanha eleitoral, ampliando os horizontes do PT e diluindo o antipetismo com uma frente ampla social democrata.

  2. Ciro Gomes seria o parceiro político preferencial, ajudando a organizar a frente democrática e as trincheiras da governabilidade..

  3. Em 2022, seria o candidato natural à sucessão de Haddad.

Afinal, se está falando de dois candidatos diferenciados, no caráter, no conteúdo programático, no combate aos malfeitos.

Não se sabe o que ocorre nessa marcha da insensatez do país. A ideia de que haverá caos com data marcada para terminar, em 31 de dezembro de 2021, saindo daí um novo vencedor é fantasia pura. Ao caos Bolsonaro seguirá uma democracia mitigada, tutelada pelas Forças Amadas, legitimada pela incapacidade total do poder civil se organizar, mesmo ante a perspectiva do caos.

Seguramente, não sei qual é a de Ciro Gomes e seu irmão. Por mais que tenham mágoas da Executiva do PT, estão falando com um público muito mais amplo, composto por eleitores do PT, algo muito maior do que a Executiva, e por todos aqueles que resistem ao estado de exceção que inevitavelmente se ampliará com a eleição de Bolsonaro. E seu interlocutor direto é Fernando Haddad, um candidato que não se envolveu nessas pintinhas partidárias e está acenando permanentemente para Ciro, inclusive tendo a maturidade de colocar os interesses do país – e o objetivo das eleições – acima das idiossincrasias pessoais.

Se Bolsonaro vencer, cada perda de direitos, cada ameaça às liberdades, cada ato de violência, o desmonte das universidades, do ensino público, do SUS, tudo isso será debitado à falência da sociedade civil. Haverá cobranças de Lula e do PT, sim, mas principalmente dos que colocaram projetos pessoais à frente dos interesses nacionais. Lula, Fernando Henrique Cardoso e Ciro serão cobrados. Mas, dos três, o único que ambiciona uma carreira política ainda é Ciro.

Ele, que deu uma largada admirável nas eleições, manteve um bom percentual de votos escudado unicamente nas boas propostas de campanha, corre o risco de queimar-se na reta final.

Seria bom que tivesse um ataque de bom senso que preservasse para o país dois grandes ativos democráticos: o candidato Fernando Haddad e o futuro candidato Ciro Gomes.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • 1 - o PT não apoia ninguém,

    1 - o PT não apoia ninguém, nem hoje, nem 2022, nem nunca

    2 - Queimaram as pontes com o PDT para prejudicar Ciro, e agota quem que o PDT atravesse o rio a nado para apoiar Haddad.

  • Não quer apoiar o PT, não

    Não quer apoiar o PT, não apoie. Não compareça ao evento.  Agora, ir no evento do partido para bater boca e xingar? É, no mínimo, falta de educação.

    • Foi o momento Mamãefalei do

      Foi o momento Mamãefalei do Cid.

      Pra piorar, a o Bolsonaro irá aproveitar esse piti do Cid Gomes em sua campanha de rádio, TV e zap zap.

  • Não há santos
      

    Ricardo Cappelli

     5 h ·  

    A ESQUERDA SUICIDA: NÃO HÁ SANTOS NA BRIGA CIRO X PT.

    O PT passou dias batendo em Ciro. Estratégia clara de tentar transferir para outro a responsabilidade pelo brutal isolamento a que estamos submetidos. Esquerdismo é doença. Frente de Esquerda em meio a uma brutal ofensiva conservadora acaba em isolamento, é óbvio, está nos manuais básicos da literatura política.

    Uma hora os Ferreira Gomes iriam responder. Cid fez da forma mais errada e inoportuna possível. Bateu publicamente, vinham apanhando publicamente. Não há santos nesta briga. Defendo Haddad Manu mas não vou virar massa de manobra da sanha hegemonista de ninguém. DE NINGUÉM.

    Meu compromisso é com o Brasil. Pena que isso tá meio démodé na esquerda brasileira.

     

    • Telegramas de Pasárgada.

      Tem, uma esquerda suicida (bem, nem tão esquerda assim) que morreu antes, de burrice.

      A tal tese do hegemonismo é pior que o tal do mea culpa...não, talvez sejam a mesma titica!

      Engraçado, eu nunca vi, li, nem escutei nenhuma leitura da História que algum partido político tenha renunciado a sua luta pela hegemonia!!!!

      Bom, para o PT tudo é crime!

      Tomou o golpe, o crime é do PT!

      Levou seu candidato ao segundo turno, manteve boa bancada? A culpa é do hegemonismo do PT!

      (risos)

      ciro se isola de tanto falar merda? Culpa do PT, afinal, é o PT que está no segundo turno que teve culpa por ciro the kid ter perdido outra!

      ciro, a marina de calças!

      O PT bateu em ciro the kid, impossível, ele está em Paris.

      Quem sabe um dia ciro de the kid vira um cara de esquerda para sofrer de esquerdismo?

  • Perfeita análise, Nassif. 

    Perfeita análise, Nassif.  Quanto ao Ciro, de fato, ou se trata de uma postura motivada subjetivamente por ações do PT que ainda não sabemos que foram praticadas, e aí o fígado se impõe, ou estamos diante de uma estratégia evidentemente equivocada, que levará Ciro inevitavelmente ao papel hoje ocupado por pessoas como Marina Silva e Cristovão Buarque, ou seja, a insignificância política. Que a prepotência que Ciro tanto condena no PT e em Lula não seja motivo para que ele próprio perca a razão.

  • Risco?

    O irmão, de maneira totalmente irresponsável, queimou ontem o que se poderia, com muito boa vontade,  chamar de ativo político  de Ciro. Acaboiu. Fim.

  • dois

    Hoje há apenas dois partidos no Brasil.

    PT  = Partido dos Trabalhadores,

    POPT = Partido do Ódio ao Partido dos Trabalhadores.

    • bom comentario

      Melhor resumo não há.

      Algo muito estranho está acontecendo neste pais.

      Os condenados estao discutindo as roupas com as quais irão para o cadafalso.

      E o carasco está se divertindo muito.

  • Ciro quer Lula fora

    Não concordo que Lula tenha colocado seu projeto pessoal à frente do interesse nacional.Sua manutenção como candidato, além de coerente com a estratégia de combate ao golpe naquele momento, era lógica do ponto de vista eleitoral. 

    Se ocorrer a vitória do Bozo, devemos contar com a possibilidade concreta de que Lula nunca mais saia da prisão. Me parece que Ciro conta precisamente com isso para sonhar em voltar nos braços do povo em 2022. O problema, como lembrou Paulo Moreira Leite, é que ele pode terminar engolfado pela "nova ordem" do mesmo jeito que JK.

  • Discordo que Haddad seja um

    Discordo que Haddad seja um grande ativo político nesse momento. Ele se fez basicamente com o dedaço do Lula, sem isso seria irrelevante. No campo da esquerda, a grande tarefa que se dará a partir do dia 29/10 é a da renovação das lideranças e formação de uma frente ampla contra o retrocesso.

    • Infelizmente, acho que se

      Infelizmente, acho que se manter fora da cadeia vai ocupar o tempo de forma integral da esquerda.

       

  • o remédio as vezes é amargo...
    Não entendo, culpar a dupla CiCi pelo caos é de uma simplicidade...
    Não vejo ninguém escrever sobre o egocentrismo da cúpula do PT, principalmente de sua presidentA e de seu líder. Ora, pensam em si e andam pro Brasil. Isso sim. Por que demoraram tanto a definir candidato sabendo que Lula seria impedido? Por que não Jacques Wagner, melhor governador avaliado do Brasil? Por que convidaram o Ciro e em cima da hora disseram pra ele que a cabeça de chapa continuaria com o PT caso Lula fosse impedido? Por que ameaçaram o PSB quando esse apontou pra coalizão com o PDT? Bem, os erros não são dos CiCi, são do Lula e do PT. Haddad é um grande cara, merece nosso respeito e isso ninguém descarta. Quem merece desprezo é o PT pelos inúmeros erros cometidos ao longo dos últimos 14 anos, erros que eram apontados por eles enquanto oposição aos governos PSDB, Sarney e Collor. O saldo? Vão entregar o Brasil nas mãos do que há de pior por aqui, mais uma culpa do PT.

    • É piada? O PT tinha obrigaçao de apoiar Ciro no primeiro turno?

      A situaçao agora é completamente diferente, trata-se de Democracia X Fascismo.

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

6 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

7 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

7 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

8 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

10 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

10 horas ago