Ciro x Ciro, o risco de queimar dois grandes ativos políticos, por Luis Nassif

Entre as poucas certezas dessa campanha eleitoral, havia as seguintes:

  1. Eleito, Fernando Haddad imporia sua própria personalidade ao governo, assim como já está impondo na campanha eleitoral, ampliando os horizontes do PT e diluindo o antipetismo com uma frente ampla social democrata.

  2. Ciro Gomes seria o parceiro político preferencial, ajudando a organizar a frente democrática e as trincheiras da governabilidade..

  3. Em 2022, seria o candidato natural à sucessão de Haddad.

Afinal, se está falando de dois candidatos diferenciados, no caráter, no conteúdo programático, no combate aos malfeitos.

Não se sabe o que ocorre nessa marcha da insensatez do país. A ideia de que haverá caos com data marcada para terminar, em 31 de dezembro de 2021, saindo daí um novo vencedor é fantasia pura. Ao caos Bolsonaro seguirá uma democracia mitigada, tutelada pelas Forças Amadas, legitimada pela incapacidade total do poder civil se organizar, mesmo ante a perspectiva do caos.

Seguramente, não sei qual é a de Ciro Gomes e seu irmão. Por mais que tenham mágoas da Executiva do PT, estão falando com um público muito mais amplo, composto por eleitores do PT, algo muito maior do que a Executiva, e por todos aqueles que resistem ao estado de exceção que inevitavelmente se ampliará com a eleição de Bolsonaro. E seu interlocutor direto é Fernando Haddad, um candidato que não se envolveu nessas pintinhas partidárias e está acenando permanentemente para Ciro, inclusive tendo a maturidade de colocar os interesses do país – e o objetivo das eleições – acima das idiossincrasias pessoais.

Se Bolsonaro vencer, cada perda de direitos, cada ameaça às liberdades, cada ato de violência, o desmonte das universidades, do ensino público, do SUS, tudo isso será debitado à falência da sociedade civil. Haverá cobranças de Lula e do PT, sim, mas principalmente dos que colocaram projetos pessoais à frente dos interesses nacionais. Lula, Fernando Henrique Cardoso e Ciro serão cobrados. Mas, dos três, o único que ambiciona uma carreira política ainda é Ciro.

Ele, que deu uma largada admirável nas eleições, manteve um bom percentual de votos escudado unicamente nas boas propostas de campanha, corre o risco de queimar-se na reta final.

Seria bom que tivesse um ataque de bom senso que preservasse para o país dois grandes ativos democráticos: o candidato Fernando Haddad e o futuro candidato Ciro Gomes.

144 comentários

  1. 1 – o PT não apoia ninguém,

    1 – o PT não apoia ninguém, nem hoje, nem 2022, nem nunca

    2 – Queimaram as pontes com o PDT para prejudicar Ciro, e agota quem que o PDT atravesse o rio a nado para apoiar Haddad.

  2. Não quer apoiar o PT, não

    Não quer apoiar o PT, não apoie. Não compareça ao evento.  Agora, ir no evento do partido para bater boca e xingar? É, no mínimo, falta de educação.

    • Foi o momento Mamãefalei do

      Foi o momento Mamãefalei do Cid.

      Pra piorar, a o Bolsonaro irá aproveitar esse piti do Cid Gomes em sua campanha de rádio, TV e zap zap.

  3. Dos 7 pecados capitais
    Sem

    Dos 7 pecados capitais

    Sem dúvida a Vaidade é meu pecado predileto.

    atenciosamente

    Lucifer.

  4. Não há santos
      

    Ricardo Cappelli

     5 h ·  

    A ESQUERDA SUICIDA: NÃO HÁ SANTOS NA BRIGA CIRO X PT.

    O PT passou dias batendo em Ciro. Estratégia clara de tentar transferir para outro a responsabilidade pelo brutal isolamento a que estamos submetidos. Esquerdismo é doença. Frente de Esquerda em meio a uma brutal ofensiva conservadora acaba em isolamento, é óbvio, está nos manuais básicos da literatura política.

    Uma hora os Ferreira Gomes iriam responder. Cid fez da forma mais errada e inoportuna possível. Bateu publicamente, vinham apanhando publicamente. Não há santos nesta briga. Defendo Haddad Manu mas não vou virar massa de manobra da sanha hegemonista de ninguém. DE NINGUÉM.

    Meu compromisso é com o Brasil. Pena que isso tá meio démodé na esquerda brasileira.

     

    • Telegramas de Pasárgada.

      Tem, uma esquerda suicida (bem, nem tão esquerda assim) que morreu antes, de burrice.

      A tal tese do hegemonismo é pior que o tal do mea culpa…não, talvez sejam a mesma titica!

      Engraçado, eu nunca vi, li, nem escutei nenhuma leitura da História que algum partido político tenha renunciado a sua luta pela hegemonia!!!!

      Bom, para o PT tudo é crime!

      Tomou o golpe, o crime é do PT!

      Levou seu candidato ao segundo turno, manteve boa bancada? A culpa é do hegemonismo do PT!

      (risos)

      ciro se isola de tanto falar merda? Culpa do PT, afinal, é o PT que está no segundo turno que teve culpa por ciro the kid ter perdido outra!

      ciro, a marina de calças!

      O PT bateu em ciro the kid, impossível, ele está em Paris.

      Quem sabe um dia ciro de the kid vira um cara de esquerda para sofrer de esquerdismo?

  5. Perfeita análise, Nassif. 

    Perfeita análise, Nassif.  Quanto ao Ciro, de fato, ou se trata de uma postura motivada subjetivamente por ações do PT que ainda não sabemos que foram praticadas, e aí o fígado se impõe, ou estamos diante de uma estratégia evidentemente equivocada, que levará Ciro inevitavelmente ao papel hoje ocupado por pessoas como Marina Silva e Cristovão Buarque, ou seja, a insignificância política. Que a prepotência que Ciro tanto condena no PT e em Lula não seja motivo para que ele próprio perca a razão.

  6. Ciro quer Lula fora

    Não concordo que Lula tenha colocado seu projeto pessoal à frente do interesse nacional.Sua manutenção como candidato, além de coerente com a estratégia de combate ao golpe naquele momento, era lógica do ponto de vista eleitoral. 

    Se ocorrer a vitória do Bozo, devemos contar com a possibilidade concreta de que Lula nunca mais saia da prisão. Me parece que Ciro conta precisamente com isso para sonhar em voltar nos braços do povo em 2022. O problema, como lembrou Paulo Moreira Leite, é que ele pode terminar engolfado pela “nova ordem” do mesmo jeito que JK.

  7. Discordo que Haddad seja um

    Discordo que Haddad seja um grande ativo político nesse momento. Ele se fez basicamente com o dedaço do Lula, sem isso seria irrelevante. No campo da esquerda, a grande tarefa que se dará a partir do dia 29/10 é a da renovação das lideranças e formação de uma frente ampla contra o retrocesso.

    • Infelizmente, acho que se

      Infelizmente, acho que se manter fora da cadeia vai ocupar o tempo de forma integral da esquerda.

       

  8. o remédio as vezes é amargo…
    Não entendo, culpar a dupla CiCi pelo caos é de uma simplicidade…
    Não vejo ninguém escrever sobre o egocentrismo da cúpula do PT, principalmente de sua presidentA e de seu líder. Ora, pensam em si e andam pro Brasil. Isso sim. Por que demoraram tanto a definir candidato sabendo que Lula seria impedido? Por que não Jacques Wagner, melhor governador avaliado do Brasil? Por que convidaram o Ciro e em cima da hora disseram pra ele que a cabeça de chapa continuaria com o PT caso Lula fosse impedido? Por que ameaçaram o PSB quando esse apontou pra coalizão com o PDT? Bem, os erros não são dos CiCi, são do Lula e do PT. Haddad é um grande cara, merece nosso respeito e isso ninguém descarta. Quem merece desprezo é o PT pelos inúmeros erros cometidos ao longo dos últimos 14 anos, erros que eram apontados por eles enquanto oposição aos governos PSDB, Sarney e Collor. O saldo? Vão entregar o Brasil nas mãos do que há de pior por aqui, mais uma culpa do PT.

  9. Frente ampla é para quem tem grandeza

    Ciro Gomes quer ser presidente da bagaçada (desculpe brasileiros que construiram esse Pais, mas é nisso que o estão transformando) e parece que quer sê-lo a qualquer custo. 

    Primeiro saiu tecendo loas à Lava Jato pela imprensa golpista.

    Ao GGN disse que receberia os procuradores na bala. Mas na Folha disse que Lula e seus filhos se deixaram corromper. Dona Marisa Leticia viva.

    Durante toda a perseguição policial-politica-judicial a Lula não me ocorre que Ciro tenha defendido Lula (não falo PT) em  momento algum:.

    Quando Lula foi preso, tal qual hoje, ele se mandou do Brasil (tinha compromissos, claro, e não podia enviar nota nem abrir a boca).

    Depois, achando que sem Lula seria facil, pois abocanharia os eleitores de centro-esquerda e os petistas em geral, não quis ser “vice” de Lula.

    E ai Lula lança Fernando Haddad quando Ciro achava que essa era a Sua eleição.

    O problema é que o ego e a vaidade de pessoas como Ciro e Marina Silva sempre falam mais alto que qualquer raio de lucidez que por ventura possam ter em suas cabeças. São, em certa medida, filhotes do rancoroso e invejoso FHC na politica. 

  10. Mensagem do próprio Cid Gomes
    Mensagem do próprio Cid Gomes em seu FB

    https://www.facebook.com/cidgomes123/posts/2487451757933404

    Comparei os dois nomes que estão no 2o turno.
    O Haddad é infinitamente melhor que o Bolsonaro.
    Eu não quero me vingar de ninguém.
    Para o Brasil, o menos ruim é o Haddad.
    Por isso penso que seria melhor que ele ganhasse.
    Qual o maior empecilho para que isso aconteça?
    A maioria do povo brasileiro quer virar duas páginas do nosso passado recente!
    Já virou uma, a do PSDB.
    E não vou aqui tripudiar sobre o Alckmin…
    Neste segundo turno, quer virar a outra: a página do PT!
    Creio que a única forma de ajudar a evitar que essa ânsia popular de negação coloque o País numa aventura obscurantista seria uma profunda autocrítica da companheirada seguida de um encarecido e sincero pedido de desculpas;
    Na sequência, uma palavra firme do Haddad de que governará suprapartidariamente.
    Será pedir demais?
    Muita ingenuidade?
    Penso assim pelo Brasil!
    Ajo assim pelos brasileiros!

    • Talvez seja verdade.Talvez a

      Talvez seja verdade.
      Talvez a população queira virar a página.

      Só que nessa página também estão os coronéis Gomes, talvez a última oligarquia nordestina.

      É óbvio que a maioria de quem votamos no PT, caso ele seja deixado de lado, votará no PSOL, por exemplo!

      Não é crível que enxergar-se-á nos coronéis Gomes o novo, o diferente, o melhor para o Brasil.

    • Quantos votos esse “mea

      Quantos votos esse “mea culpa” mudaria? acrescentaria? Chega de tentar desviar para o único fato que é verdadeiro: a sociedade brasileira, pelos mais diversos motivos, está desejando  a violência como forma de resolver seus conflitos, morais, econômicos, sociais, pessoais e etc. veja o comentário que afirmou que o PT tem um “curral” no nordeste, ao que eu saiba nos currais existem bois, cavalos, porcos etc. e provavelmente ele se considera uma pessoa progressista….

  11. Quando é que os petitas vão

    Quando é que os petitas vão perceber que precisam sim fazer uma autocrítica, tambem pela corrupção mas muito mais importante seria o PT abordar as falhas durante os governos petistas que não permitiram um verdadeiro avanço em questões essenciais ao Brasil e agora estão sendo cobradas pela história. Onde estão as reformas política, tributária, previdenciária e trabalhista lideradas por um governo trabalhista???

    Falar que Ciro seria o candidato natural à sucessão do Haddad só pode ser uma piada, quando é que o PT abriria mão da hegemonia? Nunca o fez, nem com Brizola que era muito mais qualificado que Lula em 89.

    O PT tem que parar de lançar postes de candidato esperando que todos concordem em assinar um cheque em branco pra eles. Após o absurdo erro que foi apostar em Dilma ainda insistem que temos que dar nosso voto sem ter a mínima noção do que será o governo Haddad, depois de ver Dilma trair o plano de governo que a fez ganhar a reeleição e insistir numa vingança com os militares que culminou no Bolsonaro, temos que abraçar a civilização contra a bárbarie, temos que ser os zumbis da esquerda X zumbis da direita.

    • O PT é um partido, nao tem obrigaçoes p/ c/ candidatos de outro

      Parte de um monte de premissas questionáveis. Brizola mais qualificado. É mesmo? Vc é o juiz p/ decidir isso? Idem sobre Dilma, Haddad, etc. Suas opinioes sao OPINIOES válidas até, nao sao fatos.

  12. Todo mundo …
    Tudo mundo concordou com uma chapa única.

    Mas …….. todos queriam ser o cabeça .

    Bolsonoro teve muito cabo eleitoral.

  13. A agenda de Lula e implosão da esquerda

    Lula impôs a sua agenda ao PT nesta corrida eleitoral.

    Usou a sua suposta candidatura como elemento da sua defesa e também por vaidade.

    Todos sabiam que Lula não seria candidato em qualquer condição.

    Lula queimou Ciro e, depois, o seu acordo com o PSB.

    Para alcançar esse feito, Lula queimou a candidatura de Marilia Arraes.

    Historicamente, esses fatos se repetem.

    Os acordos de Lula no Rio de Janeiro detonaram o PT local, incapaz de eleger 2 deputados e federais e possuir uma candidata com menos de 6% dos votos válidos.

    Esses mesmos acordos, destruirão o PT em Pernambuco e outros estados no nordeste. 

    É hora do PT se afastar do lulismo. 

     

     

     

     

    • É hora de você cuidar do seu

      É hora de você cuidar do seu quintal.

      Esquece o Lula, o PT.

      Deixa o PT com a gente.

      E o candidato do PDT, partido que já foi importantíssimo no Rio, sempre maior que o PT, teve quantos votos?

    • Lula queimou Ciro?

      Já ouvi isso antes.

      Foi em 2014. “Lula e o PT destruíram a Marina” foi um mantra bastante repetido.

      Desta feita, imaginei que surgiria um argumento um pouco mais criativo, mais original. Afinal, dizem que os Gomes são mais preparados.

      Que nada! Foi igualzinho.

      O certo é que há um beneficiário exultando com esses arroubos. Um maná (MAIS UM) pra campanha…

      Mas o boquirroto vai adotar medidas legais para impedir o uso das imagens…

      Medida inócua. As imagens ganharam o mundo e já surtiram efeito.

       

  14. E no final…….
    …… Todos abraçam o demônio.

    Não haverá 2022, acontecendo o caos Bolsonaro, militares tomam o poder e instituem o parlamentarismo tutelado por quem pode e quem não pode ser votado.

    Eis que a noite se aproxima!

    A todos sorte!

  15. Nassif, tem que existir um

    Nassif, tem que existir um Brasil pos-PT. PSDB e PT estao sendi quase extintos nestas eleições (o PSDB acabou, o PT ainda tem um curral no Nordeste).  O problema é que os petistas não acordaram para esta realidade. Se iludiram em torno de uma suposta popularidade de Lula e hoje de modo doloroso estão a caminho de uma derrota inesquecível. Ciro quis se lançar como a candidatura da Esquerda nesta eleição, com o PT vice da chapa. Ele foi boicotado e isolado por Lula, que não admitia outro protagonista que não fosse ele ou algum outro nome do PT. Ciro DISPARADO foi o melhor candidato nesta eleição e se estivesse aliado ao PT no 1o turno chegaria ao 2o com 40 milhões de votos, sem a rejeição que o PT tem e em condições de virar.

    Nao cobre de Ciro apoio ao PT. ELE TEM TODO DIREITO DE SE CANDIDATAR EM 2022. Espero que o PT consiga enxergar o panorama político e não cometa o erro grosseiro que cometeu nesta eleição…

    • Acho que você está viajando

      Acho que você está viajando na maionese.

      o Lula foi tirado ILEGALMENTE da eleição  que venceria com um pé nas costas pelo judiciário. Isto tem de ser colocado na conta destes safados togados

      Se o Lula pudesse ter disputado qual seria o resultado da eleição?

      Será que o Partido dos Safados e Ladrões teria esta votação?

    • Respeite o nordeste, seu

      Respeite o nordeste, seu linguarudo de uma peste! Curral eu sei bem o que é. Só não explicito por respeito, não a ti, mas ao portal. 

      Tu compões essa elista merda, ignorante e pretenciosa que habita o que acham ser o melhor do Brasil frente a um “resto” ainda vivendo no século XIX. Vem conhecer o NE e deixa de passar atestado de analfabeto e elitista burro.

       

    • Denorex

      Péricles, é? Não parece.

      O Partido dos Trabalhadores, segundo crava Péricles, o acima, está ‘quase extinto’, portanto nada melhor que disponibilizar fatos mostrando que o perseguido partido desde a fundação está mesmo ‘quase extinto’, sabendo-se que nos últimos quatro anos de forma mais intensiva e planejada, sofre uma razia com agenda política, através da operação Lava Jato, criada com a missão de tira-lo do poder e destruí-lo, com líderes sendo presos e o principal, Lula, mantido sequestrado em Curitiba, por ‘corrupção passiva’ através de ‘ato de ofício INDETERMINADO’ (sic) e lavagem de dinheiro através de ‘bem ATRIBUÍDO’ (sic) por terceiro, para que não participasse da eleição para presidente, além de considerado extinto pelos inimigos, em 2016, como faz agora Péricles, com o dadivoso, ‘quase extinto’. 

       Mas mesmo assim, com todos contra si, na eleição de 2018, detendo segundo Ibope e Datafolha, entre 20% e 25% da preferência partidária nacional, maior que a de todos os demais somados, foi o que mais elegeu candidatos em relação aos 1.760 mandatos disputados, com 153 eleitos, seguido do MDB com 149 e PSL com 140, além de ser um dos três com mais governadores eleitos e com o candidato Haddad no segundo turno com 29,28% dos votos e certamente obtendo mais de 40% dos votos no segundo turno, mesmo ‘já derrotado’, mas tratando-se do PT, né, podendo de repente vencer, caso o Brasil acorde a tempo de espantar o fascismo que bate-lhe à porta, perigosamente.  A desinformação não resiste a informação, né não, Péricles? 

  16. Quem disse que os

    militares pretendem permanecer no poder somente por quatro anos? Será que todos estão esquecendo que em 2022 completará o bicentenário da independência do Brasil? Seria um bom álibi para os militares mudarem a constituição (não esquecer que Mourão disse que faria isso) e no poder, implantarem a sua própria marca de governança com a argumentação de que o país do futuro de fato o futuro chegou com bem lembrou o Nassif com uma paz de cemitério.

     

    Em tempo: geralmente a estratégia militar é pensada para longo prazo.

  17. Ciro x Ciro
    Ciro Gomes o próximo Marina Silva
    Na História não há lugar para os traidores… Traidores do povo brasileiro, dos milhões q votaram nesse egolatra

      • Lula é o maior líder popular da História do Brasil

        Lula é o maior líder popular da História do Brasil. Sua importância é gigantesca não apenas para este País, mas no contexto mundial.

        E Ciro é um coronel minúsculo que gosta de fingir-se de esquerda para tentar pegar uma carona na popularidade e na grandeza de Lula.

        Comparar Ciro a Lula é ridículo… cada um que aparece!

  18. Em 64 foram pelo mesnos 50

    Em 64 foram pelo mesnos 50 anos de atraso. Este atraso tem reflexos até hoje e para o futuro já que o atraso está de volta.

    E agora, quantdécadas de atraso serão?

    O próprio bozo está falando em retroceder 50 anos.

    Acho que o Brasil está perdendo o bonde da história e jamais deixará de ser o que sempre foi: UMA GRANDE MERDA.

  19. O buraco está mais embaixo

    O Luppi tem trazido o PDT em forma sorrateira durante estes últimos anos. Com estranhas alianças, Estado por Estado, o PDT virou oposição e situação ao mesmo tempo. Grande parte dos deputados e todos os três senadores do PT votaram pelo impeachment. O Ciro posou no PDT depois de passar por outros sete partidos, criando uma situação até constrangedora, para ambos (Ciro e PDT), ao ponto que em quatro candidaturas a Governo de Estado, neste 2º turno, o PDT está apoiando Bolsonaro. Neste quadro de surpresas ão seria estranho que o PT crescesse a sua votação apostando na sua própria convicção e sem ter que ajoelhar por apoios que hoje nada mais importam.

  20. Ciro Gomes tem um tamanho,

    Ciro Gomes tem um tamanho, mas não é aquele que ele atribui a si mesmo. 

    A conduta dele e do irmão dele no presente momento me fazem lembrar uma piada de argentinos contada por um argentino amigo meu.

    Dizem que o melhor negócio na Argentina é comprar um argentino pelo preço de mercado e vender ele pelo preço que ele acredita que tem.

    Quem comprar Ciro Gomes pelo preço que ele realmente tem nas urnas e o vender pelo preço que ele acredita ter ficará bilionário. 

  21. chocado mas não surpreso.

    Sobre os “ativos” representados pelos irmaõs Gomes já fiz uma provisão de 100%. Isto é, valem para mim, ZERO.

    Muitos devem ser cobrados, mas LULA não. Ele fez o que foi possivel, dentro das limitações que lhe imposeram.

    pelo Partido dele e pelo pais.

    Acusar o Lula e o PT  pela criação do Bolsonaro é no minimo, desonestidade intelectual.

    Mas, quem está preocupado com isso, nos dias de hoje?

  22. Voto no PT porquê opção não

    Voto no PT porquê opção não tenho.

    Como ja escrevi aqui, o PT só quer venha nós…

    #Ciro 2022

  23. Agora é tarde demais para culpados
    Todos sabiam o que estava em jogo. A Frente Ampla deveria ter se firmado ANTES das eleições de 2016. Uma frente enxuta, coligação com o mínimo de candidatos: só ser lançado quem poderia efetivamente ser eleito. Mas Lula não quis perder a oportunidade. Imbuído de uma ambição desproporcional, além de suas próprias forças, forçou a submissão dos sindicatos, movimentos sociais, partidos e lideranças da sociedade civil, aos seus devaneios de poder. Com essa atitude impositiva forjou a rejeição a ele, que sempre beirou acima dos 50% do eleitorado. Isso é um fato: se o Lula tinha cacife para bater nos 40% de intenção de voto, não tinha apoio suficiente para atingir 50% mais um.  Além do mais, o anti-petismo assumiu grandes proporções, saindo do campo da direita para o centro e parte da esquerda, foi nos anos Dilma. Dizer do estelionato eleitoral de 2014 é pouco. Quem “fez” a base eleitoral de Bolsonaro? Os militares voltaram ao cenário político com a Comissão da Verdade e a tentativa de anular a lei da anistia. Por mais justa que fosse a demanda ela era irrealizável. O apoio ao regime militar, com a antiga Arena, na pior da hipóteses, girava sempre pouco acima dos 40% dos eleitores. Por pior que parecesse a lei da anistia foi uma possibilidade de se ganhar tempo, redemocratizar a sociedade e, por extensão, as próprias forças armadas. Tudo foi lançado ao mar e ao largo pelo tsunami Dilma. Bolsonaro, Mourão, Etchegoyen et caverna não eram ninguém, após Dilma se tornaram alguém. O PT é um partido de vaidades, de projetos pessoais, acima dos interesses sociais. Uma vez no poder Dilma quis porque quis sua vingança pessoal contra os militares, sem se importar com o custo dessa atitude. Com a queda de Dilma Lula vislumbrou a possibilidade de voltar ao poder, custasse o custasse, mesmo com o sacrifício do futuro da democracia. Chegamos aonde estamos não foi por acidente. Não sabemos qual será o futuro, mas a confiança no PT e no PSDB a sociedade perdeu para nunca mais voltar. O futuro é sombrio, apesar de desconhecido. Foi decidido em 7 de outubro. Não há como retroceder. Essa conta será paga pelo PT, não tem como imputá-la a ninguém mais na sociedade.         

  24. Ciranda…

    Ciro e Cia cirandando.

    Jogo de cena para tentar apagar a “mancha” de um dia ter caminhado ao lado do petismo.

    Enquanto havia um saldo de “lucro”, tudo bem; agora que tem suor e lágrimas, pedra na Geni!!

    Pensam que o eleitor não percebe estes trambiques.

    É só ver a situação do PSDB.

    Nada como um dia após o outro….

  25. Chama a Gleisi

    Nassif, pede para a Gleisi vir a público e pedir que aceite o Ciro Gomes, sem reza brava……

  26. ”Em 2022, seria o candidato

    ”Em 2022, seria o candidato natural à sucessão de Haddad.”

    Quer dizer que Haddad se elege e renuncia a reeleição em pró de Ciro?

         Essa pegou mal,Nassa.

       Mas nem com Lula morto isso aconteceria.

  27. Será que as pessoas não viram

    Será que as pessoas não viram quando LULA foi preso pelo regime militar, o Abílio Diniz, a globo no 12 anos de governo!

    Nenhum outro partido foi mais atacado!

    Quem não vê isso fica nesse mimi mi contra o PT!

    O PT que não se cuidasse nos dias do mensalão, das noites e manhãs da lava-jato!

    Todo mundo durmia quentinho e com a cabeça tranquila e o PT no meio do furacão!

    Quem fala em mea culpa não vê a saraivada de balas sob a qual viveu o PT enquanto foi governo!

    Nenhum partido nem ninguém suportaria isso!

  28. Em 2010 o Lula, quando tinha

    Em 2010 o Lula, quando tinha mais de 80% de aprovação, sugeriu ao Ciro que se lançasse candidato a governador no Estado de São Paulo. Essa seria uma eleição praticamente ganha. O Ciro do fundo da sua arrogância recusou a sugestão do ex-presidente. O resultado foi a vitória do Alckmin, que ficou dois mandatos consecutivos a frente do maior colégio eleitoral do país, só deixou do comando do Estado nesta última eleição para concorrer a presidência.

    Se o Ciro tivesse aceitado a sugestão do Lula ele certamente teria dois mandatos consecutivos, teria derrotado o PSDB no seu principal reduto e hoje seria o principal candidato à presidência da República. O Ciro desperdiçou a chance de ser governador do Estado de São Paulo e depois presidente da República, com uma carreira política bem sucedida.

    Infelizmente ele foi traído pelo seu ego e sua arrogância. Se o Ciro aceitasse ser vice do Lula nessas eleições de 2018 hoje ele seria o candidato da frente progressista à presidência, no entanto, mais uma vez ele desperdiçou a oportunidade. E agora com essa postura traidora ele encerra de vez sua viabilidade de ser presidente do Brasil.

     

    • Se…

      Se Ciro fizesse isso teria sido considerado traidor na sua região, no seu reduto eleitoral. Nem tudo passa ou tem que passar por SP pra ser bom.

      Ciro já foi Ministro do Lula, governador do Ceará, elaborou um plano de governo para ser opção nessa eleição, poderia aceitar ser vice de Lula se este não estivesse preso, mas para ser vice de Haddad? Quem é Haddad? Aquele que tomou uma lavada do Doria em SP merece ser o puxador da chapa? 

      Se os petistas fossem tão preocupados com o futuro da nação nas mão de um protofascista, Haddad renunciaria, pois com essa rejeição ao PT ele nunca será eleito, mas a realidade é que poucos petistas estão dispostos a abandonar a hegemonia e poder na esquerda para isso, Jacques Wagner é uma das poucas exceções.

  29. uma decepção chamada ciro gomes

    O Brasil corre o risco de cair em um governo autoritário, racista e, talvez, numa ditadura miltiar a longo prazo.

    E Ciro, por despeito pela derrota, e também por ambição em um “retorno triunfal” em 2022, abandona-nos à própria sorte?

    Ciro mostrou aqui seu caráter. Colocou sua mágoa pessoal e sua ambição pessoal de poder e status acima do desastre pro país, e de tudo de ruim que acontecerá aos milhões de eleitores esquerdistas que votaram nele.

    Pois agora tenho certeza que Lula teve toda razão em não colocar o país nas mãos de Ciro. Ele não tinha caráter nem estarura moral pra tal. É uma nova versão da Marina Silva. Depois culpam o Lula de ter escolhido a Dilma… e quem era a outra opção restante? A Marina, outra anã de caráter?

  30. PT 2019
    Ciro era uma opção na ausência de Lula, o PT não podia abrir mão em 1o turno de capital de 30% de votos. O Gomes tinha ou tem quantos votos?
    Ciro se transformou em uma Marina se houver eleições em 2022.
    Partidos ou pessoas que pensaram em ser substituto do PT fracassaram. Aqui no Rio Freixo só conseguiu levar um deputado com ele. Esperava se que tivesse uns 500 mil votos. O campo da esquerda foi dissipado, e não nasceu nenhum substituto. O PT deverá ser a voz para coibir ou amanenizar a destruição dos direitos sociais.
    Votaria em Ciro no 2o turno.

  31. PT 2019
    Ciro era uma opção na ausência de Lula, o PT não podia abrir mão em 1o turno de capital de 30% de votos. O Gomes tinha ou tem quantos votos?
    Ciro se transformou em uma Marina se houver eleições em 2022.
    Partidos ou pessoas que pensaram em ser substituto do PT fracassaram. Aqui no Rio Freixo só conseguiu levar um deputado com ele. Esperava se que tivesse uns 500 mil votos. O campo da esquerda foi dissipado, e não nasceu nenhum substituto. O PT deverá ser a voz para coibir ou amanenizar a destruição dos direitos sociais.
    Votaria em Ciro no 2o turno.

  32. “Em 2022, seria o candidato

    “Em 2022, seria o candidato natural à sucessão de Haddad.”

    Sério que você escreveu isso Nassif? Em 2006 o Lula disse que Ciro seria sua opção em 2010. Aí veio a “excelente” candidata Dilma, afinal era sumida política, foi iinevitável sua escolha, tinha ser ela mesma. Agora depois de tudo que aconteceu e o único candidato viável do PT foi preso, nem assim cogitaram em apoiar o Ciro, mesmo com todos os sinais que o antipetismo iria naufragar qualquer candidatura que não fosse a do Lula. Você acredita nisso? Mesmo conhecendo a natureza hegemonista do PT?

     

    “Haverá cobranças de Lula e do PT, sim, mas principalmente dos que colocaram projetos pessoais à frente dos interesses nacionais.”

     

    Na realidade só estamos nessa situação porque Lula e o PT colocaram seus projetos á frente do país, o PT o de hegemonismo e o Lula de se tornar um semideus em vida.

    Esse debate faria sentido, se o ítem 1 infelizmente fosse quase impossível.

      • ÇEI. a dilma q era a melhor

        ÇEI. a dilma q era a melhor opção em 2010. votei nela, mas sinceramente sem condições. votei no PT  durante todos esses anos, mas ontem me senti representado por CID. falou o que muita gente queria falar!

         

        E nassif, na boa, dizer q o pt enxerga CIRO como o candidato natural p 2022? iriam dar uma nova rasteira como sempre fizeram. ceder o lugar uma vez faz parte, ser preterido toda vez já é demais.

        • Rasteira? Ciro tem direito divino de ser presidente?

          Nao é “rasteira” nenhuma. O PT apoiará quem o PT achar melhor, de preferência alguém do próprio partido. Que idéia de ver isso como “rasteira”.

        • Você é muito burro, cara ! Se

          Você é muito burro, cara ! Se acha que o PT iria dar uma nova rasteira com SEMPRE fez por que é que continuou votando no PT ? Ou é só mentiroso ?

          • Entre o cheirador de pó e
            Entre o cheirador de pó e Dilma n tive muita escolha. Nem preciso falar do careca serra e do picolé de chuchu lá trás. Opções menos ruins. Só isso.

  33. de repente, António Conselheiro
    é imoressionante os inúmeros “militantes” surgidos a apoiar ciro. só na bolha a qual pertenço, inúmeros apartidários de primeira leva de repente (sem o talento do Nordeste), tornaram-se ciro. na verdade sempre foram antipetistas convencidos pela globo e seu anabolizante moro de q os problemas do Brasil atual são créditos do pt. aí basta argumentarmos com cimento e engenharias para fugirem, de novo, de qualquer participação política. ou seja, o diminuto ciro e cid (q fugiu de e cunha) foram apenas avatares para se expiar o PT. muitos deles jamais tiveram CTPS assinada. muito deles jamais assistiram aos debates de Brizola, q era insuperável contra seus adversários políticos mas batia com extrema elegância, sem xingamentos chulos como esse coronelzinho ciro é capaaz de cuspir.

    Viva Brizola! Viva Lula!p

  34. Estranho… quando foi para

    Estranho… quando foi para compor uma frente de esquerda o PT neutralizou a ação de Ciro Gomes isolando-o. Agora quer apoio  e palanque? Lula agiu como quis… Produziu um monstro e afundou o país mais uma vez. Obrigado PT Nunca Mais.

    • Estranho… quando foi para

      Estranho… quando foi para pedir ao PT que desistisse de ter uma candidatura própria para apoiar ele, Ciro dizia que o Boçalnazi era a ameaça maior, que valia tudo para derrotá-lo porque sua candidatura fascista era o mal maior e todos deviam fazer qualquer sacrifício para vencê-lo. Agora que a única saída para evitar esse mal maior é a candidatura de Haddad parece que o Boçalnazi deixou de ser aquela ameaça de que ele tanto falava.

      Quanto oportunismo!!!

      Obrigado Ciro, nunca mais, você provou que não liga para a democracia, mas apenas para suas ambições pessoais.

  35. Telegramas de Pasárgada.

    Bem, tem alguma ironia que eu não soube identificar no texto.

    E enquanto eu não encontro, renuncio a qualquer comentário para não soar agressivo!

    ciro deu uma “largada admirável”???? Como, se dizendo o cara “ficha-limpa”??? Namorando a farsa-jato????

    Bem, desde que eu comecei a prestar atenção nessa campanha, a única coisa que ciro the kid fez foi atacar Lula, o PT, se dizer vítima disso, daquilo…

    Ah, e para não sermos injustos, ele incorporou o Capitão SPC-SERASA!

    Mas como eu disse, eu é que não devo ter entendido a ironia, que de tão fina, ficou imperceptível.

     

    PS: lembranças de Paris a todos!

  36. O que Ciro Gomes vem fazendo

    O que Ciro Gomes vem fazendo é de uma burrice sem tamanho (estou lhe dando uma colher de chá ao não achar que  age assim  por  mau caratismo ) . Se eu fosse ele, assim que acabou o segundo turno vou em todos os palanques com Haddad, faço panfletagem em Sapobemba, vou no corpo a corpo em todos os locais onde há chances de reverter votos ou convencer indecisos. E faria isso não só motivado pelo motivo derradeiro de manter a democracia, mas por puro cáculo político, pois ele se fortaleceria com o público de esquerda e poderia com o tempo pegar um público mais de centro. Comparo os políticos que se destacam aos centro avantes de ponta = não basta você ter habilidade, você tem que ter sangue frio pra aguentar as provocações verbais e as chegadas desleais. É por isso que Lula é disparado o melhor político brasileiro hoje, anos-luz do segundo lugar. Lula nas decisões que contam nunca NUNCA agiu com o fígado, com a bílis. 

    E o mais irônico é que ele faz isso estando no partido criado por Brizola que mostrou sua grandeza em dois momentos = ao apoiar Lula no segundo turno, mesmo perdendo pra Lula por uma quantidade ínfima de votos ( praticamente Brizola não teve votos em São Paulo ) e tendo chance real de bater Collor. Poderia muito bem se dizer neutro e não se comprometer ; e outra que lhe custou caro na época mas que o tempo mostrou que ele estava certo foi quando não apoiou o impeachment de Collor. 

    Há um link que fala disso no GGN https://jornalggn.com.br/noticia/brizola-e-o-processo-de-impeachment-de-collor

     

     

     

  37. Os defeitos do PT todos os outros também o tem.

    Porém nunca fizeram um décimo do que o PT fez pelo povo.
    Mea culpa porra nenhuma. Lula poderia estar em qualquer embaixada do mundo. Mas não recuou!! Usa o próprio corpo para denunciar o estado de exceção que o país se encontra.

    Se for fazer mea culpa, que façam TODOS! Incrível como esses filhos da puta não pedem mea culpa dos golpistas. Não pedem mea culpa quando chantageavam não votar em projetos a favor dos mais pobres se não recebessem seus cargos!

     

  38. Comentários
    O Sr tá de brincadeira

    Não eh de esperar menos dos irmãos Gomes dado ao jeito imperialista q o PT os tratou e ainda trata. Então assim, em um passe de mágica tudo fica bem só pq o candidato do PT está no segundo turno ?
    Toda humilhação sem falar na oportunidade de colocar o Ciro pra unir as esquerdas ficam por isso mesmo ? E a culpa ainda eh dos irmãos Gomes ?
    Bolsonaro eh o símbolo do atraso, eu sei, mas dado a mentalidade petista que sofre de nanismo e egocentrismo crônico espero q ao longo dos anos esse partido seja dissolvido e fadado a virar apenas mais um.

  39. Ainda bem que não aconteceu

    Ainda bem que não aconteceu essa história de juntar Ciro Gomes como presidente tendo como vice alguém do PT. Primeiro que não  há a menor certeza de que isso seria garantia de vitória de Ciro e segundo, caso ganhasse a eleição, haveria enorme chance de haver brigas internas entre Ciro e o PT. O que eu acho que o PT deveria ter feito era ter escolhido Jacques Wagner – que, aliás, como coordenador de campanha de Haddad vem fazendo a idiotice de ora sim hora não dizer que o melhor seria o PT ter escolhido Ciro. Falar isso é dar mais ainda arsenal pros bárbaros que estão com as 3 patas no planalto. 

  40. Cid Gomes reproduziu a fala
    Cid Gomes reproduziu a fala de Ciro, e pergunto a quem interessa o ataque ao PT? Sim a Bolsonaro tanto é que ele vai usar o ataque de Cid Gomes na sua campanha eleitoral na televisão. Ciro disse que o General Mourão era um jumento de carga e que se fosse presidente demitiria o general Eduardo Villas Bôas. Será que Ciro recebeu uma ameaça dos militares? Já que ameaçar faz parte das táticas dos militares traidores da pátria.

  41. O sujeito vai no evento de
    O sujeito vai no evento de apoio a Haddad e ao governador de PT eleito e apoiado por ele e comete um desrespeito desses por pura vingança. É lastimável em todos os sentidos , pois revela a personalidade nua e crua dos irmãos Gomes. Rancoroso , vingativo , mau estatismo e um tremendo sociopata político.Com uma história dessas onde pensam que vão parar ? Isso vai ser marcado a fórceps na testa dos Gomes .

  42. Na verdade é bem o contrário.
    Na verdade é bem o contrário. Quem deveria ter um “ataque de bom senso” é o Haddad. Deveria renunciar para que a esquerda tenha chance no 2o turno com Ciro Gomes. Os votos para Haddad nunca foram do PT, mas sim do Lula, basta ver os resultados de outros PTistas como Dilma e Pimentel. O PT não está mais com essa força toda e existe esquerda fora do PT.

    • Tenho informações de

      Tenho informações de cocheira.
      Haddad está doido pra renunciar e passar a bola para o Ciro.

      Mas o caboco Gomes escafedeu-se.
      Ningúem consegue achar o cabra.

      Aliás, o Haddad, coitado, não consegue encontrar ninguém.
      Todo mundo se escondendo: Ciro, Bolsonaro, virou moda.

      A próxima eleição vai ser assim um pique-esconde.
      Quem conseguir desaparecer mais, ganha!

    • estranho ciro ganhou no voto?

      o lí corretamente?eu ganho no voto e devo renunciar os votos dos meus eleitores para um que teve menos voto?

      existe esquerda  forte no brasil sem o PT?aonde entao está estes votos desta outra esquerda que nao apareceu na eleiçao.

      “massa alonso é mais rapido que você?”como diz trajano parei

       

  43. Mata-se o homem, depois querem ressucita-lo
    Antes do registro da candidatura não quiseram ouvi-lo. Durante a campanha falaram mau, e agora querem seu auxílio. Era de se esperar uma reação assim, ou acham que não???

    • nao

      ciro nao se julga experiente e vacinado na politica?nao quer disputa?roubaram ele?

      ele nao se diz nacionalista? se nao quer ajudar o brasil que ele tanto fala que ama?

      esta agora do lado de FHC e marina de quem ele tanto criticou.

      desde o começo ele fez todo o calculo politico errado e continua errando,agora que o estrago esta feito nao tem volta.

      para ficar perfeito acho que ele deveria apoiar bolsonaro pedir militares no poder e revogaçao da constituiçao que ele parou de defender.se para ele lula nao é preso politico lava jato foi bom para o país,comissao da verdade foi babaquice,faça a merda completa.

  44. Vocês todos precisam ler com

    Vocês todos precisam ler com urgência os livros do Jessé Souza, principalmente o GEOGRAFIA DO GOLPE; essa historinha de o PT fazer autocrítica virou um mantra para quem não sabe como funciona a política no país. Presidencialismo de coalizão qualquer partido tem que tapar o nariz e meter a mão na merda senão não governa. Desde primeiro de janeiro de 2003 juntou judiciario, ministério público, grande imprensa, policia federal, psdb e outros lixos para derrubar (como sempre) um governo de esquerda. O pt foi um heroi em aguentar tanto tempo.  

  45. Se o Nassif não entende o que Cid fez…

    Se Nassif não entendeu o que Cid Gomes fez ontem, imagina onde estaríamos em 16 de outubro se o PT tivesse aberto mão de lançar candidato e Lula do seu protagonismo para apoiar Ciro Gomes como canidato?

    Estaríamos exatamente no mesmo lugar, com Cid ou Ciro xingando de “babaca” entre outras asneiras quem não se submetesse aos “iluminados” no segundo turno.

    Ciro Gomes NUNCA ocupou um cargo público onde não tivesse controle total do legislativo ou seus subordinados. Sempre impôs seus projetos sem precisar negociar uma linha sequer.

    Se o PDT tivesse sido colocado como cabeça de chapa porque o PT se abesteve de concorrer, faltaria estrategistas e sobraria desavenças entre os partidos de Esquerda.

    E não duvidem que Ciro Gomes estivesse negando publicamente o apoio do PCdoB, PCB, PSOL, PROS, PSTU e PCO (o PT seria o primeiro a ser atirado ao mar). Tudo para vestir o figurino de Centro-Direita, que lhe cai melhor.

    Dos 8 partidos identificados com a Esquerda, o PDT FOI O ÚNICO que não compôs a Frente Democrática e não assinou o documento contra Bolsonaro…

    …então me digam: esse PDT que hoje não aglutina ninguém, nem antes e nem agora, teria condições de ser a “nova liderança progressista”?

    A meu ver, Ciro hoje sofre por não ter sido o COVEIRO DAS ESQUERDAS, como Alckmin e FHC são do PSDB e da Centro-Direita. 

    Ciro e (sic) o grande estrategista Carlos Lupi acredita(va)m que podem surgir vitoriosos sobre os escombros dos seus pares. Única alternativa por ter destruído a Identidade dos demais Progressistas.

  46. Em 2022 o q já estará
    Em 2022 o q já estará queimado é simplesmente nossa elite nacional, Bolsonaro tem acordo com a elite global e esta virá pra cima da nossa elite feudal nacional p exterminá-la,vcs sabem q minhas palavras ou comentários tem poder !!

  47. Cid Gomes e o anúncio da Nova Esquerda

     

    Cid Gomes e o anúncio da Nova Esquerda

      

    Com o título”Cid Gomes e o anúncio da nova esquerda”, eis artigo de Leonardo Bayma, professor universitário e doutorando em Ciência Política. Ele aponta para o que poderá vir pós-eleições presidenciais num cenário que aponta para Jair Bolsonaro no Planalto. Confira:

    Por fora da campanha presidencial de segundo turno, os bastidores da política já traçam o cenário pós-campanha e se articula em torno do cenário que surgirá a partir da posse de Jair Bolsonaro em 2019. É assim que a seara política funciona, se antecipando, criando fatos, formulando alianças e linhas de discurso, de forma que o vácuo não exista e permita que a correlação de forças no campo político permaneça dinâmica.

    Há quinze dias do final das eleições, parece clara como o sol a vitória de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Os corredores do Congresso Nacional fervilham em especulações e articulações. Situação e oposição já ensaiam seus papéis para o início da próxima quadra republicana.

    Hoje, nos bastidores, já se tem notícia que o PSL alcançará 70 deputados federais, será o maior partido da Câmara dos Deputados. É bom que lembremos que 14 partidos não conseguiram atingir a cláusula de desempenho nas eleições e deverão ver seus parlamentares eleitos procurarem outros ninhos onde possam manter alguma expectativa futura de poder. É assim que é.

    Se o partido do futuro presidente crescerá a passos largos, resta saber que caminho tomara a oposição. Marchará unida sob o comando da hegemonia petista? Surgirá um novo bloco de esquerda? Haverá um centro oposicionista? Uma direita oposicionista?

    Nesta breve análise vou me deter ao campo da esquerda. Sim, esse passará certamente por uma transformação. Já está passando. A alta taxa de rejeição ao candidato Fernando Haddad mostra que o PT não encontrou uma alternativa de discurso capaz de renovar a confiança do eleitor de centro num projeto de esquerda.

    De fato, a falta de mea culpa, de revisão no discurso, de uma certa humildade em reconhecer os erros na trajetória, tornaram o PT menor, não no tamanho, mas na relevância em encabeçar uma alternativa futura. A hegemonia começa a ruir.

    Como alternativa oposicionista surgem no pleito de 2018 forças que se agirem em bloco podem ditar juntas os rumos de uma nova esquerda nacional. Hoje, um bloco no Congresso Nacional composto por PSB, PDT e Rede, contaria com 61 deputados federais e 11 senadores, e se constituiria na maior força de esquerda no parlamento.

    Começam a ficar mais claros a viagem de Ciro ao exterior durante o segundo turno, o não apoio de Márcio França do PSB a Haddad em São Paulo, a fala do futuro Senador do PDT Cid Gomes em evento de Haddad no Ceará, o apoio do PDT a Márcio França em São Paulo, dentre outros fatos que formam as evidências que aqui apontamos. É ver pra crer.

    *Leonardo Bayma,

    Consultor Político – Doutorando em Ciência Política e professor universitário.

     

     

      Fonte: http://blogdoeliomar.com.br/2018/10/16/cid-gomes-e-o-anuncio-da-nova-esquerda/

    • Já é difícil enxergar o Ciro

      Já é difícil enxergar o Ciro como de esquerda.

      Agora, REDE, de esquerda!?!
      PDT, de esquerda?

      Márcio França, de esquerda?

      Sua eleição – e eu votaria nele se estivesse em SP – é a continuação do tucanistão, apesar do doriana se dizer do psdb.

      Que viagem …

  48. Promessas e Conversa fiada

    ”Em 2022, seria o candidato natural à sucessão de Haddad.”

     

    kkkkkk sério que você acredita nessa mentira Nassif? O PT perdeu a credibilidade junto à boa parte da esquerda. 

     

    É evidente que em 2022, se o Ciro ficasse esperando o PT, ele seria traído novamente. O PT faz bem o que o Doria faz mal: trair, trair e trair.

    • Comentário de Nassif

      Se não fosse trágico, seria cômico. O PT esticou a corda de uma candidatura Lula até a última hora para elevar a transferência de votos e registrou uma candidatura frágil (Haddad) para uma disputa dura.  O PT passou todo o primeiro turno sem fazer críticas contudentes ao risco Bolsonaro. Quem as fez: Ciro, Boulos e Marina, etc, menos Haddad. O PT impediu apoio de outros partidos como o PSB a Ciro. O PT foi arrogante e presunçoso em não querer fazer uma chapa única. Agora, no desespero do 2º turno sem rua e sem votos para ganhar uma eleição, praticamente perdida, querendo levar outros para seu retubante fracasso eleitoral de rejeição da sociedade ao partido com a tal “frente democrática”. É uma piada de mal gosto! O PT PT está apenas colhendo o que plantou!!! Se não fizer autocritica e pedir perdão a nação vai perder os últimos anéis que ainda detém!!!       

      • Um ótimo comentário. É

        Um ótimo comentário. É interessante ver como jornalistas importantes, como o Nassif, segue a cartilha do PT. Ele deixou de falar (mesmo citar) o nome do Ciro a partir do momento que o Haddad entrou na campanha (isso foi muito feio Nassif, e não será esquecido, pode ter certeza). Eu, por exemplo, perdi a boa fé que tinha nesse blog a partir do momento que percebi que o dono do mesmo obedece cegamente as cebeças do PT.  Parte verdadeiramente autonoma da esquerda deve lembrar, sempre que possível, a pataquada de gente do calibre do Nassif, que na hora H preferiu seguir ordens ao invés da consciência.

    • Eu tô achando que tu és

      Eu tô achando que tu és corno!
      Só pensas em traição?

      Mas tens razão: é mentira do Nassif!
      Quem disse que nós petistas iríamos aceitar definir agora o candidato em 2022?

      Nós não somos o pdt, que parece que já tomou, democraticamente, a decisão de insistir no coroné Gomes …

      • Corno é você que acha que o

        Corno é você que acha que o Lula vai surgir das cinzas e salvar o país. Quantas vezes mais você precisa ser enganado pelo parrtido para cair na real?

    • ciro foi do pt?

      até onde eu sei quem expulsou ciro e antes tirou sua candidatura a presidente foi eduardo campos

      se ciro quer ser marina e nao quer ter disputa nas eleiçoes mas ganhar de WO

  49. Decepção total com CIRO
    Estou decepcionada com Ciro Gomes. Num momento tão crítico do Brasil, ele pensa em interesses próprios.

  50. Tô sabendo que o PDT é um

    Tô sabendo que o PDT é um partido de quinta há muito tempo, aliás desde o tempo do Brizola. Partido inconfiável. Falei isso mesmo aqui antes do primeiro turno.

  51. “Ora, direis é certo que
    “Ora, direis é certo que perdeste o senso”. Respeito Nassif, antes de criticar Ciro avalie, ou seja, critique Lula e o CNB que sequestraram o PT e o trouxeram a esta condição. O que Eles fizeram a Ciro agora você desconhece por qual razão? Qualquer crítica a Ciro agora passa pela avaliação do que PT e Lula lhe fizeram. Você sabe, por que omite?

    • tenta ler o artigo novamente

      brutus tambem fez a mesma coisa com cesar.ciro criticou tanto a marina para fazer a mesma coisa

      ciro e cid nao pode reclamar o ceará esta melhor porque teve apoio federal com recursos da epoca de lula e dilma

      sobre levar chapeu de lula,nao procede.ciro até onde eu sei nunca foi do pt.agora mesmo que venha compor ja é tarde.

      ciro ja tinha perdido meu voto quando nao atacou bolsonaro e continua a favor da lava jato e nao considera lula um preso

      politico.lula errou e muito quando ainda era presidente e discordo que ele tenha errado agora.talvez lula tenha errado agora

      e o pt tambem por nao ter mandido a candidatura lula.nao podem exigir mais nada de lula.lula foi perseguido e preso,filhos perseguidos e esposa assassinada. neste ponto discordo totalmente do nassif.

       

  52. “Autocrítica”

    De tanto ouvir argumentos inconsistentes sobre a tal “autocrítica” do PT, peço licença a Nassif e a Fernando Brito para transcrever aqui o artigo, a meu ver irrepreensível, do segundo, no Tijolaço:

    A história da “autocrítica” é o fogo ‘muy’ amigo POR FERNANDO BRITO · 16/10/2018 Não me recordo que se tenha pedido “autocrítica” a Ciro Gomes sobre suas intensas andanças partidárias. Nem me lembro de terem exigido autocríticas de Geraldo Alckmin por seu apoio a Aécio Neves em 2014. Também não a Fernando Henrique Cardoso. Também não se cobra “autocrítica” a Jair Bolsonaro pelos trilhões de bobagens que já disse sobre matar, torturar, fechar congresso e deflagrar guerra civil. Basta dizer que “isso foi há vários anos” e que agora é “um democrata, escravo da Constituição. É engraçado, porém, como a turma do “mimimi” exige “autocrítica” de Fernando Haddad por pecados que nem sequer são dele. Porque, afinal, ele não é réu em nenhum processo de corrupção, foi um crítico da política econômica do final do primeiro governo Dilma e da que se fez no seu segundo período. Ah, mas como na fábula, se não foi ele, foi o PT e, afinal, ele é o candidato do PT. Mas também não se pede ao PT “autocrítica” por ter elevado o valor do salário mínimo, por ter ampliado o acesso à universidade, por ter gerado 20 milhões de empregos ou por ter dado ao país, durante uma década, prosperidade econômica como não se via há muito tempo. Tão “culpa do PT” quanto os desvios de alguns integrantes do partido e até muito mais, porque era políticas assumidas, feitas à luz do dia, enquanto os mal-feitos de alguns, quando muito, eram de conhecimento de petits-comitês. O fato é que, para os demais concorrentes da eleição de primeiro turno, o adversário a ser batido não era Jair Bolsonaro. Era o PT quem deveria ser vencido, porque era o único que tinha liderança – ainda que diligentemente silenciada na prisão – e raízes populares. Assim agiram Ciro, Alckmin, Marina e todos os que dividiam o papel de coadjuvantes eleitorais e a mídia.Ou foi outro o tom das entrevistas que lhe fizeram, especialmente no Jornal Nacional? Todos, inclusive o ex-capitão, deixaram de lado Temer para atribuir, claro, a crise em que estamos enfiados ao PT, fazendo tábula rasa do fato de termos dois anos e meio de governo pós-PT que jamais cumpriu um átomo da promessa de que, cessada a causa (Dilma), cessaria o efeito (a crise). Todos esqueceram-se da “verdade incontestável” de que montanhas de dinheiro de investidores estrangeiros se derramariam sobre o Brasil, tirando-nos do buraco e nos levando ao paraíso. Também ao golpe de estado não se exigiu “autocrítica” de ninguém. Ao PT, sem Lula para servir de referência, porém, queriam a confissão e a autoflagelação em praça pública e, até, a renúncia do ex-presidente à defesa de sua própria inocência e, apesar de um ou outro petista que rescende a oportunismo, como Jorge Viana, do Acre, e Jaques Wagner, que desertou do ônus de representar Lula para obter oito anos de senado, não levaram o partido e seus eleitores a ajoelharem-se. Fosse apenas Jair Bolsonaro a chamar os petistas de bandidos, seria do jogo natural; a direita chamar o PT de bandido sempre foi a tônica dos processos eleitorais. Mas todos terem se lançado a esta empreitada criou uma espécie de “senso comum” que fertilizou o solo para as sementes da estupidez nas redes sociais em que são especialistas as forças que usam Bolsonaro como ferramenta. Afora isso, os coxinhas arregimentados desde os protestos do impeachment, os ensandecidos, policiais, milicianos e juízes e promotores cheios de sede autoritária deram ao “mito” o exército que empresta a ele a ideia de líder de massas enfurecidas. Bem, se o levarem ao poder, precisam alimentar a matilha e será inevitável que tomem medidas de impacto, na economia e na repressão. E o espaço vai ficar curto, muito curto, para a turma do mimimi, porque a oposição a Bolsonaro será, queiram ou não, os que tentaram impedir sua ascensão, jamais os omissos. E não sei se, aí, haverá “autocrítica” que resolva.”

  53. Companheiro, sejamos francos.
    Companheiro, sejamos francos. O PT minou covardemente as possibilidades de alianca de Ciro. Tirou do Brasil a melhor alternativa disponivel pela simples vontade de ser hegemonico. Deveria ter feito uma analise estrategica e reconhecer q seria melhor nao disputar a eleicao pq seu unico canditato (Lula) nao poderia particpar. Daria assim a Ciro a enorme possibilidade de ser presidente. Uma vez eleito, apoiaria-o e voltaria a cena politica mais forte.
    O coiso se alimenta do anti petismo. Sem isso, ele nao tem argumento.
    Cobrar de Ciro apoiar Haddad seria pedir a ele pra morrer politicamente. Ciro apoiou o pt nas ultimas 4 eleicoes. E olha o q ele ganhou?!
    Se sobrar alguma coisa no Brasil pra 2022 com o coiso, voto Ciro pra presidente.

  54. Cid e Ciro são o que sobraram de Decencia

    Algumas coisas me chamam a atenção. Se o PT, Haddad e os blogs ligados a esquerda, exessao feita a PHA, estavam preocupados com o avanço do Bolsonaro, com a perca de direitos dos mais pobres, com uma possivel ditadura, porque não se juntaram a Ciro Gomes antes do inicio da eleiçao ou do 1turno?? O PT e boa parte de quem forma a opinião da esquerda só estão preocupados com o poder no caso do PT e com verbas no caso dos Blogs. Não me diga que o PT depois da campanha suja que fez, tendo no 1turno atacado muito mais a Ciro do que a Bolsonaro, tendo iludido o eleitor com uma falciosa candidatura de Lula, tendo feito tudo para que PSB não apoiasse Ciro estavam preocupados com a democracia. Todos sabiam que o anti petismo era a força politica mais forte do pais, todos sabiam que deram um tempo nos ataques só pro PT ise sentir forte o suficiente para ir para o 2turno e depois entregar de bandeija para o Bolsonaro. O PT é o maior mal a democracia do pais hoje, e falo isso tento tomado pedrada para defender Dilma do Iptchman, cadavez que vejo um analista como Nassif vendendo sua biografia com uma analise tao fora da realidade como essa tenho mais vontade de votar Nulo. Todas as pesqueisas indicavam que Haddad perderia para Bolsonaro, todas as pesquisas afirmavam que quem venceria mais facilmente Bolsonaro seria Ciro. Mas agora o PT e os blogueiros pagos por eles figem esquecer isso. Por isso hoje afirmo que ou a esquerda se une entorno de Ciro e Cid ou veremos Bolsonaro por muito tempo no poder. 

    • Sem contar que na reta final

      Sem contar que na reta final do 1 turno as analises do Nassif simplesmente suprimiam o Ciro. É uma vergonha! Concordo com você quando diz que ele está vendendo a biografia e isso fica marcado.

  55. Ciro Gomes, um cara

    Ciro Gomes, um cara inteligentíssimo, que faz política como se fosse candidato a vereador em Sobral nos anos 70.

    Vamos imaginar que o PT tivesse abdicado da candidatura. Ciro faria a coligação com quem quisesse com o tempo de TV que quisesse.

    No meio do caminho ele chama sulista de nazista, o Mourão de jumento e manda prender reporter na frente das câmeras.

    Se com o Haddad, que é um “lord inglês”, a campanha do Bolsonaro usa todo tipo de baixaria para atacá-lo e tem obtido êxito. Imagina com Ciro que oferece matéria prima para ser atacado. Nem haveria segundo turno.

    O problema do Ciro não é o não apoio do Lula. É ele mesmo.

    • Nem haveria segundo turno

      O candidato Ciro ficou em terceiro, com votação bem menor (metade?) que o segundo colocado.
      Mas, acredita que teria ganho, se fosse ele. Sonhar não faz mal. 
      A realidade é essa mesmo: NEM HAVERIA SEGUNDO TURNO.

      E os que dizem que as pesquisas apontavam vitória de Ciro no 2º turno, estão esquecendo o quanto estas pesquisas erraram feio. Estas mesmas pesquisas apontavam “empate dentro da margem de erro” entre Haddad e Bolsonaro. Todas estas previsões, vitória do Ciro e empate Haddad e Bolsonaro, eram feitas durante o 1º turno. O segundo turno já mostrou que as pesquisas iriam errar feio.

  56. E no de Lula …..nada?
    Ciro está corretíssimo, eles que criaram o Coiso, agora que lhe combatam.

    A ambição de Aécio fecundou o óvulo construindo a desgorvernabilidade para depois Lula com sua dose de ambição de sempre o pariu.

    Não era hora do PT protagonista, era hora do PT coadjuvante com Haddad vice de Ciro, após ser traído e fatiado pelo PT era de se esperar que ele se isentasse de mais uma vez auxiliar Lula.
    No entanto, assim como Temer, um governo do Coiso oferecerá a oportunidade para a estruturação e renascimento da oposição, coisa que a esquerda sempre soube fazer.

  57. A seita petista, que tem seus

    A seita petista, que tem seus membros radicais comentando aqui e, em maior número, em outros blogs, depois de satanizar e insistir, entre outras idiotices, que Ciro era o plano B da direita, agora o criticam veementemente porque acham que ele deveria “defender a democracia” subindo no palanque com o Haddad. Ora, faça-me o favor… Ciro já declarou seu apoio a Haddad. Para defender a democracia neste momento é só deixar bastante claro que ele não está do lado e nem aceita votar no outro candidato, o que Ciro fez desde o primeiro momento e imediatamente após o primeiro turno, já que ele sabe que não é dono dos votos dos seus eleitores. Estar agora ao lado do PT, depois de tudo que o PT fez para derrubá-lo, seria avalizar o que eles fizeram, e não propriamente defender a democracia, além de se afogar junto com eles e depois ficar marcado eleitoralmente como defensor das besteiras que o PT cometeu, fora o fato de terem armado uma enganação, mentido para o povão até o último momento, dizendo que o candidato seria o Lula, quando quase todos sabíamos que isso era mentira. Não se trata aqui de negar os muitos acertos que o PT protagonizou conseguindo oferecer melhorias importantíssimas na vida do povo brasileiro. Mas daí a compactuar com seus erros, a distância é muito grande. Ninguém da burocracia do PT e nem da militância pode, agora, querer cobrar NADA do Ciro, dizendo que ele não avisou antes, o que aliás foi o que ele mais fez o tempo todo e durante muito tempo. Agora que estão na iminência de perder, e depois das inúmeras rasteiras que deram nele, a culpa é do Ciro? Haja saco. Até agora, pelo que eu saiba, democracia é a vontade da maioria, ainda que essa maioria tenha sido manipulada, seja ignorante e fascista, mas continua sendo maioria. Podemos não concordar, como discordo agudamente das “idéias” do outro candidato, mas dizer que a culpa é do Ciro se ele ganhar, aí já é demais. O negócio agora é colocar a viola no saco, lamber as feridas e se preparar para fazer forte oposição, se isso também não for interditado, como tudo leva a crer que será. Aliás, os petistas ainda não perceberam que se ganharem eles ou o outro candidato, Ciro fará forte oposição a ambos, já que nenhum deles tem plano de governo. O Ciro tinha um e era o melhor plano de governo já apresentado nas últimas décadas numa eleição majoritária, baseado em muito estudo e em nossa realidade conjuntural e estrutural. Agora, dos que ficaram, um tem um arremedo de plano, sem nenhum conhecimento, sem nenhum estudo e cheio de generalidades que não querem dizer absolutamente nada, e o PT ficou nessa de “eleição sem Lula é fraude”, confiando que com a vitória certa pela transferência de 100% dos votos do Lula para o Haddad em apenas 6 horas (lembram?), bastaria repetir o que já tinha sido feito antes e estaria tudo bem, e não se preocuparam em estudar e construir um plano de governo sólido e plausível. Agora, ficam tentando construir o avião com ele voando, adaptando as peças ao sabor dos humores dos eleitores e do mercado. Tinha que dar no que deu.Ciro esteve do lado do PT todos esses último 16 anos, inclusive indo pra linha de frente defender o partido e principalmente o Lula por ocasião do mensalão, quando quase o derrubaram, enquanto a maioria da cúpula do partido enfiou o rabo entre as pernas, abandonando até o Genuíno e o Zé Dirceu à própria sorte. Depois, Lula prometeu e traiu Ciro dizendo que ele seria seu indicado à presidência em 2010, fazendo-o transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo e depois abandonando-o num acordo espúrio com o Eduardo Campos. Agora, nesta eleição, manobrou para impedir o apoio do PSB ao Ciro, que estava praticamente certo, oferecendo a cabeça da candidata do PT ao governo de Pernambuco em favor de Paulo Câmara, obrigando o PSB também a rifar a candidatura do seu candidato em MG, que por sinal apoiava Ciro e já tinha sido seu assessor no ministério da integração. E vêm vocês agora, dizer que porque o Ciro não aceitou se submeter e subir no palanque do Haddad ele é o grande vilão? Mesmo com ele já tendo manifestado seu apoio formal, ainda que crítico? Quer dizer que não se pode dar apoio crítico, tem que ser vaquinha de presépio e concordar submissamente com o PT e suas verdades absolutas? Vão plantar batatas! Votei no PT em todas as últimas eleições, por isso posso dizer com legitimidade que, NUNCA MAIS. Eles tiveram 14 anos para, além das INEGÁVEIS melhorias pontuais que ofereceram não só aos pobres deste país, promover mudanças estruturais que na verdade nunca vieram e nem se esforçaram para tal, como agora estão dizendo que vão fazer. Lembro como se fosse hoje das propostas sobre segurança pública que a Dilma repetiu exaustivamente na sua campanha, mas que NUNCA saíram do papel depois da eleição, se é que um dia estiveram lá. Depois, promove com um banqueiro no ministério da economia, um dos maiores arrochos dos governos petistas, batizado de “ajuste fiscal”. Tudo para acalmar essa entidade fantasmagórica chamada mercado. Isso para citar somente alguns exemplos. Não tenho nenhuma dúvida da honestidade da Dilma, mas administrativamente seu governo só perde mesmo para o do Sarney, depois da ditadura. É por isso, e só por isso, que o Bolsonaro está se elegendo, ele descobriu e se aproveitou disso, que era só trabalhar nos erros do PT, principalmente em relação à segurança pública que, de longe é a maior reivindicação da população de A a Z, de pobre a milionário. De que adianta ter emprego e poder de compra se ao sair de casa você, seu filho ou qualquer outro membro da família ou amigos podem ser mortos ali na esquina por qualquer coisa banal, como um celular por exemplo, ou mesmo pela polícia, que acha que qualquer pobre é bandido? É claro que o PT apanhou, teve muita desonestidade de juízes que passaram por cima da lei e etc. Mas com um governo forte e com autoridade, isso nem de longe teria acontecido. Pode acreditar, existem inúmeros instrumentos democráticos para isso. E também não se esqueça que as redes de televisão são uma concessão pública com regras constitucionais que podem ser utilizadas pelo presidente para estancar abusos, mas ao invés disso, o PT encheu as burras dos barões da mídia de dinheiro com publicidade, na vã esperança de que iam cooptá-los, usando como argumento uma excrecência, a chamada “mídia técnica”. Qual o sentido de estatais como a Petrobrás, que detinha o monopólio do petróleo fazer propagandas caríssimas? Isso, pra ficar só num exemplo. Pra terminar, quem está no poder apanha mesmo, seja de que partido for, o que faz a diferença é como se reage a esses ataques, independente se tem só alguns ou quase todos contra você. Só pra ficar num dado: durante o governo do FHC, que também foi deplorável, pra dizer o mínimo, o PT entrou, nada mais, nada menos, com 56 pedidos de impeachment contra ele. Eu, se estive no lugar do Ciro, estaria agindo da mesma forma, não por vingança, mas poque ele não é do PT e era o único que tinha um projeto de governo para o Brasil nestas eleições, talvez o melhor das últimas décadas, depois da redemocratização, fruto de muito trabalho e anos de estudos, inclusive com livros publicados sobre o assunto. Não dá mesmo pra subir num palanque com o PT, que mesmo depois dos erros grosseiros desses últimos anos no poder, nem se deu ao trabalho de apresentar um projeto consistente e aceitável. Está tentando construir um agora, e fazendo adaptações durante a campanha. Agora é tarde.

  58. #

    Por que será que o Cid Gomes não fez esse discursinho cretino ANTES das eleições?

    Enquanto ele contava com o apoio dos eleitores simpáticos a Lula ele não saiu gritando que “o Lula tá preso”.

    Apoiou o candidato do PT para o governo do CE, que por sinal venceu.

    Qual é a dele??? Que babaca!!! Traíra!!!

     

  59. #

    Cid Gomes se elegeu senador com os votos dos lulistas. Por que ele não fez esse barraco patético antes das eleições?

  60. Ciro, por puro rancor de não

    Ciro, por puro rancor de não ter sido indicado por Lula na época da Dilma, corre o risco de acabar com sua trajetória política. Já pensei nele com mais simpatia. 

  61. único senão
    só queria registrar que as propostas de ciro estavam longe de boas.

    saúde. metas com prêmio em dinheiro para ubs.
    previdência. capitalização como bolsonaro e temer.
    para o povo? refinanciamento de dívidas.. um puxadinho..

  62. Beleza,
    O congresso inútil,

    Beleza,

    O congresso inútil, corrupto e hipócrita sendo renovado para um congresso de inúteis, corruptos e hipócritas piores ainda em sua maioria

    A presidência, governada por um inútil, corrupto e hipócrita na iminência de ser ocupada por um mais inútil, corrupto e hipócrita ainda

    O sistema capitalista e ultraliberal se renovando com o pior que há e a esquerda disputando as sobras do futuro quando se sabe que esse futuro está ameaçado ou pode nem existir

    O Brasil não é fácil

  63. Que análise rasa. Coloca-se
    Que análise rasa. Coloca-se Haddad num posicionamento eleitoral de superioridade que ele não tem, todo mundo sabe que os votos que ele teve no primeiro turno foram por conta de Lula, ele próprio não teria nem tempo nem condições de arregimentar sozinho esses votos, a estratégia do PT de isolamento de Ciro Gomes e de fazer transferência de votos de Lula para Haddad funcionou, mas foi por muito pouco, e se ganhar, vai ser um presidente de pouca força legitimada pelo voto popular, mais uma vez, filme reprisado, com algumas diferenças em favor de Haddad, mas não deixa de ser um risco muito grande.

    Quem vem dividindo a esquerda desde 2010, ou até antes, é o PT. Lançaram Dilma traindo inúmeras expectativas de uma candidatura Ciro Gomes apoiada pelo PT em 2010, e o racha com o PSB que levou Eduardo Campos a lançar candidatura própria em 2014, alí sim com brilho individual próprio, competindo com Dilma, então o PT já pisou no pescoço do PDT, do PSB, e o PSOL é um partido oriundo de dissidentes PTistas, nem vou falar de como trataram Brizola na década de 90. Será que o PT, e as diversas mídias, a ele associadas, são incapazes de fazer autocrítica? Vão ignorar essas coisas até quando? Nosso povo pobre e sofrido não merece isso.

    O posicionamento do PDT e de Ciro Gomes é o mais digno neste momento: apoiam sim Fernando Haddad, sem fisiologismo, sem troca de figurinhas de cargos no governo, em prol da democracia e contra a cédula de três reais, mas passadas as eleições, independentemente de quem ganhe, preferível que seja Haddad, PDT é oposição, para fiscalizar e cobrar do novo governo uma postura em relação às medidas tomadas e projetos postos em prática. O PDT nada deve ao PT, e mesmo depois de levar tantas picadas de escorpião começando por Brizola lá nas eleições de Collor, pronto falei, ainda declarou apoio ao PT novamente, outra vez, mas não pelo PT, e sim pelo povo.

    Talvez em 2022 tenhamos outra chance de um estadista na cadeira da presidência, que alavanque as reformas e mudanças que precisamos, e que nos é devida pelo menos desde 2010. Brizola vive, Getúlio Vargas vive, nas ideias e na memória daqueles que acreditam no trabalho.

    • Kalile, algumas observações

      Kalile, algumas observações sobre seus comentários:

      O PT é o partido de preferência nacional. Mesmo depois de tanta porrada abaixo da linha da cintura
      principalmente a  partir de 2005, tem 30% da preferência. Somando as preferências dos demais partidos de
      esquerda, nem cócegas faz. É daí que vieram os votos do PT. Não de Lula. Lula tem 30% dos votos do PT +
      20% dele próprio. Por isso venceríamos no primeiro turno com ele. E é por isso qhe somos hegemônicos no espectro da esquerda. A verdade dói mas é isso. O PT é um partido democrático. Não faz candidato para arregimentar votos sozinhos como fez o PDT.”Se Haddad ganhar vai ser por muito pouco’. Conhece outro candidato que ganharia com folga de
      Bolsonaro? Ciro? Ciro não pode, mudou-se para Europa.”O posicionamento do PDT e de Ciro Gomes é o mais digno.”

      Acho que a manifestação desta dignidade jogou de vez a carreira política de Ciro na sarjeta. O mesmo não digo
      do PDTpois este partido já foi pra sarjeta 1 mês depois da morte de Brizola.Também acredito que Brizola vive, Getúlio também. Mas  esses vivem na memória de quem trabalha e não de quem corre da luta e fica a olhar somente para seu próprio umbigo e deixa seu povo lutando sozinho.

       

  64. Que mundo é esse??

    “Haverá cobranças de Lula e do PT, sim, mas principalmente dos que colocaram projetos pessoais à frente dos interesses nacionais. Lula, Fernando Henrique Cardoso e Ciro serão cobrados.”

    Nassif, ficou meio ambíguo ou eu entendi errado ou você quiz mesmo dizer que Lula colocou projetos pessoais à frente dos interesses nacionais?

    Vou considerar que você não teve em momento algum a intenção de dizer isso. De qualquer forma fica claro que você entende que a sociedade irá cobrar de Lula. Cobrar o quê, exatamente? Pelo que conheço dessa história desde 2003, tivemos um presidente que indicou qual o caminho que o Brasil e até mesmo o mundo terá que seguir para escapar de uma catástrofe mundial.O caminho é simples mas o coelho da cartola que Lula tirou foi mostrar que este simples pode e começou a ser executado: distribuição de renda. Este mesmo ex-presidente se transformou em um preso político. Por coincidência, seria este preso político a solução definitiva desta barbárie que se anuncia. E é este ex-presidente que, de dentro da cadeia, tentou indicar um caminho para nós brasileiros saírmos dessa enrascada. E os acontecimento que se seguiram mostraram que a segunda via defendida por muitos – o PT entregando a cabeça de chapa para o Ciro – seria um outro desastre. Lula estava certo: Ciro pode ser tudo, menos um líder. Traíra, talvez. 

    E, depois de Lula ter auxiliado a encontrar um caminho para nos livrarmos da ameaça do fascismo, a sociedade irá cobrar dele por não ter conseguido. 

    É Lula….Você é culpado de tudo. Pelo jeito, culpado até do AVC de sua companheira Marisa. 

     

     

     

     

     

  65. Foi para lustrar o ego de Ciro?

    Desculpe-me Nassif, mas esta deve ter sido a sua mais desastrosa e confusa análise.

    Como todos sabemos que você é um qualificado analista da conjuntura, em razão de sua cultura ampla e de sua reconhecia capacidade intelectual de ler coretamente os fatos e eventos em curso como poucos são capazes de fazer, fica a pergunta: este texto foi apenas uma tentativa de convencer Ciro a ressurgir e ajudar a eleger Haddad, certo?

    Porque não tem cabimento:

    1) sugerir que Haddad é um bom candidato por ser maior que o PT. Talvez por estar tentando se descolar do PT e de Lula é que Haddad desponta para a derrota. Pensou nisso?

    2) sugerir que Ciro e FHC estão no mesmo patamar histórico, institucional e político que Lula é negligenciar que: a) Ciro é, de fato, um abutre no mundo político, um eterno candidato cavalo de Troia, como bem foi definido por Rui Costa do PCO; b) FHC é… FHC, vale dizer: um ocaso político e moral, que nem os seus querem por perto, porque depõe em contrário – aliás, não é possível entender os motivos que levam diversas pessoas (entre as quais Haddad) quererem se aproximar de FHC, esse sobressalente da história em curso, que não acrescenta nada e, ao contrário, subtrai muito. 

  66. Pesquisa e comentário

    Tenho andado pelo interior das Minas Gerais e visto a terra arrasada que está se transformando o Brasil

    Prefeituras no mais completo caos, comércio e pequenas empresas fechando, parace o fim do mundo.

    Só ontem em visita a uma pequena cidade na grande BH constatei que estava havendo dispensa de 120 funcionários da Prefeitura, 5 secretários e total desmobilização de todas as obras da cidade (e consequente demissão de todos os funcionários dessa empresas), num verdadeiro final de festa. Parece o final dos tempos.

  67. Ciro e Pt

    Acredito que o maior prejudicado nesta campanha eleitoral foi Ciro Gomes. Com base nas pesquisas, Ele tinha condições reais de vencer bolsonário no segundo turno, e digo, sem sombra de duvidas, o que faltou foi apoio do Pt para isso. Faltou leitura lúcida e ponderada da conjuntura atual em que o Brasil vive, por parte do Pt. Não adianta achar que o anti pt é balela, que ele não existe. EXISTE SIM, e esta muito disseminado atravé da opinião pública. Acredito que nessa eleição, o Pt não deveria ter indicado candidato próprio (aguardar para 2022), poderia ter apoiado Ciro Gomes, e com isso, digamos assim, que não levaria o bolo todo mas levaria uma boa parte, tendo em vista as semelhanças ideológicas que candidato e partido (pt) comungam. Vale observar que Ciro Gomes já vem de longa data tentando ser presidente. Observar também que Ciro dedicou muito do seu tempo, lutando e apoiando o Pt. Também que em seu intimo ele almejava receber o apoio do Pt em 2010… Receber o apoio do Pt em 2018… Que ele contava como certo o apoio do PSB… 

    • Com base nas pesquisas…

      Com base nas pesquisas, que mostraram o quão pouco são confiáveis, Ciro talvez nem fosse para o segundo turno.
      Para ir ao segundo turno ele precisaria dos votos do PT (no caso, de Lula).
      Nem Haddad conseguiu absorver a totalidade dos votos do Lula.
      “Com base nas pesquisas”  e nos resultados apurados, se fosse somente Ciro o candidato, Bolsonaro teria levado no primeiro turno e hoje estaria montando seu governo.

  68. discordância

    Eu foi eleitor do Ciro Gomes no primeiro turno, por sua bela campanha audaz de coragem e ousadia, em alguns momentos ele atacou o canditado do PT, natural para quem disputa a mesmo fatia do eleitorado.

     

    Contudo depois de não confirmar sua vaga no segundo turno, age de forma egoista, tal qual Marina Silva, Ciro sabe que se eleito Haddad será o nome forte do campo da esquerda em 2022 ruma a reeleiçã, e sem a sombra do Lula, e ainda com um mandato para fortalecer ou não sua candidatura em 2022, Ciro de forma MESQUINHA prefere que Bolsonaro se eleja, levando a população ao caos e sofrimento, tal qual acontece agora com o Michel Temer, e a partir deste senário nefasto ele surge como o grande nome da esquerda.

    Meu voto dificilmente ele leva outra vez, Ciro  mostrou um caráter mesquinho que não merece ser Presidente.

  69. Ciro fez uma aposta errada e culpa o PT?

    O Sr. Ciro Gomes avaliou que a esquerda em geral e, em particular, a esquerda petista, não teria fôlego eleitoral diante do crescimento do fascismo e do conservadorismo que vieram na esteira do golpe de 2016.

    Fez de tudo para que o ‘grande público’ não o identificasse com o Lula ou PT, deixando, inclusive, de mostrar uma efetiva solidariedade, quando da prisão do Lula, por exemplo, ao não se posicionar de forma clara e intransigente pela defesa das regras democráticas e constitucionais, que vem sendo seguidamente desrespeitadas para que se opere uma inusitada e violenta perseguição política, midiática e judicial ao PT e suas lideranças.

    Ou seja, esnobou o PT, subestimando o seu potencial político-eleitoral, apostando que seria a grande alternativa de centro. Optou claramente por priorizar a busca de apoios junto às forças de centro-direita, o que se expressa, inclusive, na escolha de Kátia Abreu como vice.

    Entretanto, a centro-direita, por um lado, fechou com o Alckmin ou Marina e a esquerda reunida na coligação PT-PCdoB, esnobada pelo Ciro, demonstrou uma força política-eleitoral surpreendente diante do cenário adverso que vem marcando a cena política brasileira desde o golpe.

    Demonstra agora, falta absoluta de caráter, ao querer responsabilizar o PT pela aposta errada que ele mesmo fez (será que o PT/PCdoB deveriam abrir mão do seu direito democrático de disputar o 2º turno, tendo mais do dobro de votos do que o Sr. Ciro?) e coloca o irmãozinho Cid Gomes para detonar uma bomba no evento em apoio ao Haddad, com nenhum outro intuito senão o de sabotar aberta e publicamente a candidatura do campo democrático, apostando na sua derrota para depois chegar com a conversinha do “Eu não falei…?”

    Ainda estão rolando os dados, como diria Cazuza, e diz a sabedoria popular que  ‘o  jogo só termina quando acaba’. Podemos ainda ter uma boa surpresa na reta final do 2o turno. Infelizmente, os Gomes resolveram virar ‘cabos eleitorais’ do Bolsonaro e a lata de lixo da História os aguarda.

  70. Governo Ciro Gomes X Governo Haddad

    Não tenho dúvidas quanto a Haddad, o melhor político do PT e a última fronteira contra o facismo.  O problema todo é que mesmo se o PT ganhar (ganhasse) as eleições, não vai ter (teria) governo, como foi o segundo mandato da Dilma. Ciro era o único político capaz de vender o Bolsonaro. O problema todo foi o PT insistir em um candidato. Lembrando que o Bolsonaro será eleito não por seus seguidores, mas pelo antipetismo.

    Haverá cobranças de Lula e do PT, sim, mas principalmente dos que colocaram projetos pessoais à frente dos interesses nacionais

    E Lula é o maior responsável por isso! Primeiro por insistir em sua candidatura quando todos, TODOS sabiam que isso não seria possivel. Depois por ter insistido em uma candidatura própria do PT. Se o PT tivesse aberto mão da candidatura própria e apoiado o Ciro, a História seria completamente outra.

    Bolsonaro no poder? Agradeça a Lula, ao PT e ao antipetismo. Dessa vez Lula errou de maneira crassa no seu cálculo político.

    • Comentário

      Bom dia ! 

      Pelo povo brasileiro que Ciro disse tantas vezes amar , faça logo essa aliança com HADDAD, eu tenho receio do que pode vir pela frente com o possível governo desse bolsonaro , os mais humildes serão os msis afetados . Eu rogo a Deus que ilumine  conciencia das pessoas de bem e não permita que esse mal  caiar sobre o Brasil , já sofremos muito , ja chega . 

      Que Deus não permita que esse tal de BOLSONARO não ganhe essas eleições .Os humildes serão os mais afetados .

  71. Mudando de assunto gostei da

    Mudando de assunto gostei da campanha do PT de ontem, finalmente puseram o Ustra na mesa. Pena que tarde, mas a esperança é a última que morre.

  72. Tudo por causa do golpe!!!

    O PT fez muito ainda pois nem era para ter entrado nesta eleição fraudulenta. PSB e PDT votaram a favor do golpe e que vão catar coquinho.

    O Brasil está a beira de uma dissolução da Federação, os militares sabem disto e vão sim entrar no jogo para evitar isto aí. Roda a roda!!!

     

    • PDT Apoiou o Golpe? 
      o

      PDT Apoiou o Golpe? 

      o partido expulsou quem votou a favor. foi o partido mais combativo.

  73. Importante e urgente mensagem recebida dois dias atras.
    Importante e urgente  mensagem do Espirito Ana Neri ao povo brasileiro, recebida por um medium em uma reunião espirita, anteontem à noite (15/10/2018 ?). Caríssimos irmãos, filhos eternos da Fonte… É mister uma mensagem dos vossos mentores e guias de luz, neste momento em que avassaladoras conturbações fazem com que os corações dos irmãos andem suplicando por apoio, cuidado e esperança. Mestres ascensionados, arcanjos, doutores que lidam com as vibrações curativas, legiões de trabalhadores estão sendo, nesse momento, convocados ao trabalho intenso no orbe terrestre, em favor da Nação Brasileira, cujos caminhos, nos próximos dias, exigem atenção e cuidado.  É necessário que os que estão sentindo em seus interiores um chamado ao posicionamento em uma vertente que almeja a luz estejam atentos, pois muito em breve este solo chamado Brasil demandará de todos os que escolheram aqui estar, nesse momento de tantas oportunidades de crescimento e aprendizado, muito esforço, equilíbrio e, acima de tudo, um olhar atento, para não se deixar desviar do caminho da bondade, do pacifismo, da esperança, da fé.  Trava-se, nas esferas acima de vossas cabeças, nesse momento, uma das maiores batalhas que os halos protetores desta Nação já presenciaram. Hostes avessas ao trabalho edificante para consolidar a necessária jornada até a Fonte primordial de luz, energia criadora e impulsionadora, estão, nesse momento, empenhadas em obscurecer mentes e almas. Somente a união de vocês, de mãos dadas, mentes unidas e preces somadas, além da vigilância redobrada, poderão ajudar os trabalhadores do bem, que tanto vos querem ver progredir, conseguirem vencer este momento tão desafiador. Vosso país atravessa um período de enfermidade. Como um vírus, os capilares energéticos de vosso território estão sendo desafiados por forças avessas à luz transformadora. Mas os remédios, a cura pra tudo isso vos é enviada todos os dias, das instâncias superiores. Usem sua inteligência, sua intuição, sua força de vontade e, acima de tudo, o poder que lhes foi dado para se conectarem entre si e com a Divina Fonte de Bondade. Rogamos a vós, com todo nosso amor incondicional de irmãos que creem em vocês, que fujam da tentação de cederem ao chamado para o embate.  Semeiem, por onde passarem, a esperança, a fé e a razão. Não se esqueçam de que possuem a dádiva de serem aqueles a quem estas palavras chegaram, mas têm a responsabilidade de agirem com firmeza, no embate contra o desvario insano da maldade, da irracionalidade e da discórdia entre irmãos. Assim como cada indivíduo tem seu livre-arbítrio e sobre ele seus irmãos de luz jamais poderão influenciar, cada grupo de almas aqui habitando sob a forma humana também possuem a liberdade de escolher entre o caminho da construção ou o caminho do rompimento com a Fonte.  Vossa Nação passa, nesse momento, por um momento onde a vigilância e a oração, mais do que nunca, devem andar acopladas, tal qual vossos fluidos às vossas artérias. Existem chances severas de romperem-se laços já construídos de evolução, em níveis individuais e, o mais grave, no plano de coletividades inteiras. Há riscos de sofrimentos físicos e morais, se cederem. Sejam firmes. Discordantes no que tange aos valores terrenos e suas lideranças, porém mantenham-se firmes em suas convicções espirituais e em suas intenções. Se agirem em conformidade com a centelha da fonte divina que habita em vossos interiores, a tempestade se acalmará. Estamos de prontidão, convocados que fomos para vossa proteção, inspiração, intuição e guia, sem interferir em vossas decisões mais importantes.  Porém, foi-nos permitido advertir para a imensa pressão das hostes contrárias, nos próximos trinta dias de vosso calendário. Diversos canais estão recebendo mensagens semelhantes, nesta noite, com conteúdo semelhante. Trabalhadores da saúde, do reparo, da assistência, foram demandados, dos incontáveis cantos do Universo, e estão sabedores de que talvez, em breve, terão que agir. Mas estamos com nossas mãos dadas, em vigília, esperando que não nos seja dada a missão de trabalharmos, efetivamente. Cremos no potencial de cada um de vocês, de não se deixarem cegar pelo ódio, pela mágoa. Cada uma de vossas vidas tem a mesma importância, por ser a materialidade do milagre da Fonte em vocês. Passamos, nesse momento, a cada um dos que lerem esta mensagem, um afago energético na alma, fortalecendo-os com vibrações trazidas por falanges angélicas e por espíritos que um dia escolheram ser também seus protetores especiais.  Em especial a grupos terrenos, operadores na luz, trabalhadores de casas de toda e qualquer denominação, convocamos para a elevação conjunta do pensamento, em turnos organizados. Precisamos dessa conexão vibracional, para a efetiva criação de um halo fortalecido em torno de vós. Aos que creem, reiteramos: há urgência. Não há tempo para a ingenuidade, o vacilo e a distração. Aos descrentes, estamos caminhando ao lado. Familiares ancestrais de todos vós estão também se dirigindo ao orbe, repletos de bondade, proteção e cuidado.  Esperamos que este processo de transição de forças políticas terrenas caminhe sob esta proteção da luz, mas é necessário que criemos este Exército de corações conectados aos melhores propósitos. Ainda que vocês se sintam minoria, vocês são canais, vias através das quais poderemos fluir pílulas de cura para estes vírus energéticos que teimam em querer trazer ainda mais dor aos seus espíritos e corpos. Mentalizem seus protetores especiais, fortaleçam sua fé, criem um espaço em seus lares, espaços de trabalho, organizações.  Repetimos: afastem-se de tudo o que forem intuídos como tóxico, doente, destruidor.  Rogando ao Universo, ao seu Criador, à Fonte inspiradora e transformadora que ampare a todos vocês e os guiem pelos melhores caminhos, agradeço a oportunidade de me dirigir aos seus corações, em nome das falanges de luz. Ana Justina Neri

  74. Sinceramente Nassif,
    Sua

    Sinceramente Nassif,

    Sua análise ao dizer que o candidato para sucessão de haddad logo em 2022 seria Ciro é de rir.

    Bolsonaro será eleito e o grande responsável por isso é o PT e Lula. Não escutam, não ouvem, não dialogam…

    Esqueceu que no PT, Ciro não passaria nem com reza brava?

    O Ego do Lula foi maior que a falta de capacidade de analisar que o anti-petismo engolia a tudo e a todos!

  75. CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA
     Sr. Presidente, diante da tenebrosa tempestade fascista que se aproxima sobre o Brasil e em nome do povo brasileiro e do futuro da nossa Nação e das futuras gerações, venho humildemente pedir: Se o senhor realmente ama esta Nação, o senhor mesmo, o povo brasileiro e, em especial, o sofrido povo nordestino; se o senhor não quer ver o nosso riquíssimo pré-sal, as nossas empresas, as nossas terras e riquezas entregues, a preço de banana, aos estrangeiros… Por favor, como algumas vozes sábias já vêm sugerindo, seja sábio e um estadista de verdade e entre para a história da humanidade, tomando a única decisão que restou ao PT para impedir a ameaça fascista de extrema-direita que está prestes a tomar o poder (sabe-se lá por quantos anos) no Brasil: peça ao Fernando Haddad para renunciar sua candidatura em favor de Ciro Gomes. Sim, essa seria a última bala na agulha, a grande estratégia da “Arte da Guerra”, a grande carta na manga do PT e da Esquerda para impactar e, quem sabe, reverter o rumo desta eleição; colocando Ciro no centro das atenções, surpreendendo os eleitores de todo o Brasil e o próprio Mundo e desestabilizando a campanha do Adversário, a Grande Mídia, o Sistema e toda a Extrema-Direita… Me recuso a acreditar que, por mero orgulho e vaidade, o senhor e o PT fizeram isso com Ciro e com a Nação Brasileira apenas para manter a hegemonia da Esquerda. O senhor já realizou seu sonho de ser Presidente, o Ciro ajudou e ficou do lado do PT por tantos anos. Por favor, cumpra a tua antiga promessa de apoiá-lo, Sr. Presidente, e deixe ele realizar o seu sonho de também ser Presidente; não só por ele, mas pelo Brasil e pela democracia! A vingança, o ódio e o desespero nunca foram bons conselheiros… Pelo amor de Deus, deixe a teimosia, a vingança, o orgulho e a vaidade de lado e se torne o grande estadista que o povo brasileiro espera de ti, tomando uma das mais sábias decisão da tua vida.  Ou será que o senhor deixará a democracia morrer no Brasil sem lutar até o fim? Ou será que o senhor deixará os militantes e blogueiros de esquerda serem perseguidos como na época da Ditadura, para “acabarem o serviço” como disse o tal Mito? Ou será que o senhor deixará o teu povo nordestino (a qual sabemos que é o que mais sofrerá as consequências de um governo de extrema-direita liberal) ficar abandonado de novo, voltar a ser discriminado e voltar a ficar na miséria e a morrer de fome e de sede na época da seca? Ou será que o senhor quer passar o resto dos seus dias (e, talvez, até ser torturado e morrer) na cadeia, numa prisão de verdade sem nenhuma regalia?  Ou, quem sabe, o senhor sonha com o próprio sacrifício na prisão, a fim de se tornar um verdadeiro mártir de esquerda; para, quem sabe assim, a Esquerda morrer e o PT, como uma fênix, renascer das suas cinzas? Ou, então, o senhor acredita que o Governo Bolsonaro não será tão ruim quanto a Esquerda inteira teme?  Pense bem, Sr. Presidente; o maior erro dos alemães foi não ter levado a sério as palavras de Hitler, antes de chegar ao poder! Em todo caso, a melhor “vingança” que o senhor poderia fazer contra todos aqueles que destruíram o PT, te levaram à prisão e fizeram morrer tua esposa, seria ajudar o Ciro a se tornar Presidente para pôr todos na “caixinha”; e não tentar uma “Vitória de Pirro” com Haddad! Mesmo porque, eu sei, tu sabes, ele sabe, nós sabemos, vós sabeis e eles sabem que Haddad não tem a mínima chance de vencer esta eleição e que Ciro é o único que talvez (e só talvez) tem alguma chance de vencer Bolsonaro e de salvar o Brasil da dança na beira do abismo. Pois, tudo o que o PT fizer para derrubar Bolsonaro será apenas “fogo de palha” ou “tiro de festim”; não por causa do Haddad ser ou não ser Lula, dos 32 processos contra ele (segundo a capa da revista Isto É) serem ou não serem verdade, de vestir gravata vermelha ou verde-amarela, etc.; mas, sim, por causa da onda anti-petista que invadiu o Brasil! Por outro lado, Ciro não está “queimado” pela Lava Jato, não é do PT e pode pegar votos indecisos, da Marina e do Alckmin que foram para Bolsonaro. Uma das melhores estratégias, numa batalha, é sempre surpreender o inimigo, fazer justamente aquilo que ninguém espera, fazer aquilo que nosso inimigo acredita que jamais teremos coragem de fazer… Enquanto que, a melhor estratégia é aquela a qual não resta outra alternativa. Pode o general desistir da guerra sem antes tentar usar a sua última estratégia? Pode o soldado se render à morte sem antes atirar a última bala contra o seu algoz inimigo? Há um ditado (atribuído a Einstein) que diz que loucura é insistir nos mesmos erros esperando resultados diferentes. Há outro ditado que diz que o tolo não aprende nem com os próprios erros, o astuto aprende com seus próprios erros e o sábio aprende com os erros dos outros. Outro, ainda, diz que tolo é o líder que não ouve o conselho dos sábios. Houve um sábio que o aconselhou a não colocar a Presidenta como sua sucessora, o Sr. não ouviu… Depois, aconselhou a não colocar um indivíduo como Temer na linha de sucessão da presidência; o Sr. também não ouviu… Recentemente, o sábio disse que o PT convidou a Nação a bailar na beira do abismo e o Sr., mais uma vez, não deu ouvidos… Agora, o sábio foi embora; não por estar magoado pelas rasteiras e traições que levou, mas porque sabe que o PT não tem chance nenhuma de vencer, mesmo com seu apoio. É hora de ser inteligente e sábio, Sr. Presidente, é hora de ser estadista, é hora de tentar a última estratégia, é hora de usar a última bala! Sim, pode ser que seja tarde demais, pode ser que nem mesmo Ciro consiga vencer o temível Adversário. Mas, pelo menos, o Grande Líder ouviu o conselho dos sábios, o General usou a sua última estratégia antes de se render, o Soldado atirou a sua última bala antes de morrer… 

    • Ainda bem que não renunciou. Apesar de Hadadista votei no Ciro e nada mais vi, depois das eleições, senão um sujeito soberbo e completamente diferente do que era antes. Ciro se mostra hoje o que realmente é. Um centrista mais caído para o BOZO do que para o povo brasileiro.

  76. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome