Folha solta balão sobre proposta de Dilma para evangélicos

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo manchetou nesta terça-feira (2/9) que o governo da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, “reagiu à movimentação de Marina Silva (PSB) e apoiará uma lei pró-igrejas”. O projeto mencionado é a Lei Geral das Religiões, proposta que, desde 2009, tramita no Congresso sem consenso, em função dos privilégios que concede a determinadas instituições. 

Segundo o periódico, para não perder apoio do eleitorado evangélico para Marina, Dilma vai determinar, ainda essa semana, que a Lei seja desengavetada com urgência pelo Congresso, “o que permitirá ao projeto pular etapas de tramitação e ganhar prioridade de votação”. A publicação foi feita com base em “apuração” da Folha, sem revelar fontes.

O assunto começou a ganhar força no início da tarde, com críticos e analistas afirmando que a proposta de beneficiar igrejas com imunidade fiscal, entre outras promessas, é “pior” do que o recuo de Marina com as promessas para o segmento LGBT.

Porém, fontes do núcleo da campanha petista negam a veemência da publicação da Folha. A Presidência da República, também consultada pelo GGN, informou que o assunto não foi tratado no Palácio do Planalto.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse à reportagem que não foi comunicado pelo governo sobre a proposta. “Conversei ainda hoje com Ricardo Berzoini [ministro das Relações Institucionais] e ele não nos passou nada. Nossa pauta no Congresso é outra. Não acredito que vamos mudar isso agora”, garantiu.

O deputado Vicentinho, liderança petista na Câmara, também negou que o governo discuta a inclusão da Lei Geral das Religiões na pauta do Congresso com o intuito de aprová-la a toque de caixa, antes das eleições. “De jeito nenhum. Em nenhum momento esse assunto foi abordado com a bancada do governo. Não acredito que a presidente irá empurrar esse texto com urgência. Mesmo porque não teríamos tempo hábil. Temos apenas duas sessões pela frente e uma pauta extensa, com muitos projetos de peso”, disse.

Travado em uma comissão do Senado desde o ano passado, a Lei Geral das Religiões desagradou vários nichos religiosos, principalmente os segmentos de matriz africana contrários à “institucionalização” das comunidades religiosas.

Além disso, críticos mais contundentes consideram a proposta “um golpe no Estado laico”, com pontos gritantes, como a suspensão de direitos trabalhistas e concessão de imunidade fiscal a igrejas, um privilégio que ainda não foi exaustivamente debatido pelos parlamentares. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Balões apócrifos

    Nassif,

    Tem uma Marina que tá dando um trabalho danado prá direitona.

    Balões apócrifos diários prá ver se conseguem tirar leite de pedra., será este o caminho escolhido pela grande mídia ? A vida já esteve bem mais confortável por lá. 

    • Isso porque dizem que ela está 10% a frente no 2o. turno

      Esse balão agora e o do Dirceu na semana passada.

      Como dizia James Bond: "Uma vez é acaso, duas é coincidência, três é conspiração!"

      Parece que as reviravoltas da Blablarina pegaram no eleitorado e querem colocar a mesma pecha no PT.

      Mas ainda vou de DataIbopEU: Marina tem ZERO porcento de intenção de votos.  Ainda não encontrei um único eleitor da Marina.

      • "Marina tem ZERO porcento de
        "Marina tem ZERO porcento de intenção de votos.  Ainda não encontrei um único eleitor da Marina."
        Não sei se foi ironia. Certamente foi.
        Nem avestruz...

      • Concordo com ljunior: ainda

        Concordo com ljunior: ainda não vi um eleitor de Marina. Viajei por 3 estados (MG, RJ e ES) nas últimas duas semanas, mais de 1200 km. Capitais e interior.

         

  • Marina tem saudade do FMI

    Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/09/marina-inclui-conselho-fiscal-que.html 

    Programa de governo de Marina inclui o "volta FMI"


    Ao propor a criação de órgão externo ao governo com o pretexto de controlar contas públicas, candidata cria condições privilegiadas para agentes financeiros especularem sobre o orçamento do país O Conselho de Responsabilidade Fiscal (CRF), externo ao governo, que a candidata Marina Silva (PSB) anuncia em seu programa de governo, é muito semelhante àquelas delegações do Fundo Monetário Internacional (FMI) que vinham ao Brasil intervir em como e onde o governo podia ou não investir o dinheiro que arrecada.

     

  • Golpe Midiático

    Qualquer um pode perceber que esse velho golpe da falsa informação, já estamos mais careca de  tanta saber. A Folha trilha os mesmos caminhos da Veja, infelizmente, pouco a pouco vai deixando de ser um grande jornal.

  • Golpe Midiático

    Qualquer um pode perceber que esse velho golpe da falsa informação, já estamos mais careca de  tanta saber. A Folha trilha os mesmos caminhos da Veja, infelizmente, pouco a pouco vai deixando de ser um grande jornal.

  • Desespero

    Isso está me cheirando a desespero. Comas besteiras que a Marina andou aprontando nos últimos dias, algo precisaria ser feito, com urgência, contra a presidente Dilma.

    Acho que o barco já tá fazendo água....

  • A Falha e o Estragão tinham

    A Falha e o Estragão tinham muita utilidade aqui em casa quando eu tinha cachorro. Eu pedia jornal pra quem assinava e estendia várias folhas no chão de noite pro meu cahorro ler, aí de manhã era só juntar tudo e colocar no lixo. Depois eu passava um desinfetante no chão, mas só pra eliminardos germes que o jornal deixava no chão.

  • O PIG ATACA!

    Vamos dantes que ela passem sobre o PIG com um trator e os fechem as portas.

    Ela eh capaz. Tudo pela feh, moral e os bons costumes

    assistindo os criadores se movendo contra a criatura.

    mais um folhetim de prata.

  • Eu gostaria de saber se o

    Eu gostaria de saber se o Nassif irá fazer como na campanha passada que ficava ao vivo falando sobre os candidatos, era um alívio para minha alma aflita na época do zé serrote, pergunto:e agora? Nassif vai continuar sua análise política ao vivo? 

Recent Posts

Acorda, Rio Grande, por Elmar Bones

Quando as águas baixarem, o que vai ficar exposto, como os escombros das cidades destruídas,…

52 minutos ago

PGR denuncia irmãos Brazão e delegado por assassinato de Marielle

Marielle foi executada por atritos políticos e interesses econômicos fundiários dos Brazão, diz a Procuradoria

55 minutos ago

Vídeo: Projeção mostra regiões gaúchas que serão afetadas por mais chuvas no fim de semana

"Situação é bastante crítica, não só pelos rios, mas por risco geológico, pois o solo…

60 minutos ago

Levantamento: mais de 80 comunidades indígenas afetadas no Rio Grande do Sul

Levantamento colaborativo indica que mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com…

1 hora ago

Após esforços de Janja, Eduardo Leite diz que “gaúchos e paulistas” salvaram a égua Caramelo

Em meio à tragédia no Rio Grande do Sul, governador faz declaração sem considerar esforços…

2 horas ago

Bloqueio atmosférico que causa chuvas e onda de calor perde força a partir do dia 14

Meteorologistas esperam que o bloqueio perca força ou até se desfaça, permitindo o avanço de…

3 horas ago