Folha solta balão sobre proposta de Dilma para evangélicos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo manchetou nesta terça-feira (2/9) que o governo da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, “reagiu à movimentação de Marina Silva (PSB) e apoiará uma lei pró-igrejas”. O projeto mencionado é a Lei Geral das Religiões, proposta que, desde 2009, tramita no Congresso sem consenso, em função dos privilégios que concede a determinadas instituições. 

Segundo o periódico, para não perder apoio do eleitorado evangélico para Marina, Dilma vai determinar, ainda essa semana, que a Lei seja desengavetada com urgência pelo Congresso, “o que permitirá ao projeto pular etapas de tramitação e ganhar prioridade de votação”. A publicação foi feita com base em “apuração” da Folha, sem revelar fontes.

O assunto começou a ganhar força no início da tarde, com críticos e analistas afirmando que a proposta de beneficiar igrejas com imunidade fiscal, entre outras promessas, é “pior” do que o recuo de Marina com as promessas para o segmento LGBT.

Porém, fontes do núcleo da campanha petista negam a veemência da publicação da Folha. A Presidência da República, também consultada pelo GGN, informou que o assunto não foi tratado no Palácio do Planalto.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse à reportagem que não foi comunicado pelo governo sobre a proposta. “Conversei ainda hoje com Ricardo Berzoini [ministro das Relações Institucionais] e ele não nos passou nada. Nossa pauta no Congresso é outra. Não acredito que vamos mudar isso agora”, garantiu.

O deputado Vicentinho, liderança petista na Câmara, também negou que o governo discuta a inclusão da Lei Geral das Religiões na pauta do Congresso com o intuito de aprová-la a toque de caixa, antes das eleições. “De jeito nenhum. Em nenhum momento esse assunto foi abordado com a bancada do governo. Não acredito que a presidente irá empurrar esse texto com urgência. Mesmo porque não teríamos tempo hábil. Temos apenas duas sessões pela frente e uma pauta extensa, com muitos projetos de peso”, disse.

Travado em uma comissão do Senado desde o ano passado, a Lei Geral das Religiões desagradou vários nichos religiosos, principalmente os segmentos de matriz africana contrários à “institucionalização” das comunidades religiosas.

Além disso, críticos mais contundentes consideram a proposta “um golpe no Estado laico”, com pontos gritantes, como a suspensão de direitos trabalhistas e concessão de imunidade fiscal a igrejas, um privilégio que ainda não foi exaustivamente debatido pelos parlamentares. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Balões apócrifos

    Nassif,

    Tem uma Marina que tá dando um trabalho danado prá direitona.

    Balões apócrifos diários prá ver se conseguem tirar leite de pedra., será este o caminho escolhido pela grande mídia ? A vida já esteve bem mais confortável por lá. 

    1. Isso porque dizem que ela está 10% a frente no 2o. turno

      Esse balão agora e o do Dirceu na semana passada.

      Como dizia James Bond: “Uma vez é acaso, duas é coincidência, três é conspiração!”

      Parece que as reviravoltas da Blablarina pegaram no eleitorado e querem colocar a mesma pecha no PT.

      Mas ainda vou de DataIbopEU: Marina tem ZERO porcento de intenção de votos.  Ainda não encontrei um único eleitor da Marina.

      1. “Marina tem ZERO porcento de
        “Marina tem ZERO porcento de intenção de votos.  Ainda não encontrei um único eleitor da Marina.”
        Não sei se foi ironia. Certamente foi.
        Nem avestruz…

      2. Concordo com ljunior: ainda

        Concordo com ljunior: ainda não vi um eleitor de Marina. Viajei por 3 estados (MG, RJ e ES) nas últimas duas semanas, mais de 1200 km. Capitais e interior.

         

  2. Marina tem saudade do FMI

    Fonte:http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/09/marina-inclui-conselho-fiscal-que.html 

    Programa de governo de Marina inclui o “volta FMI”


    Ao propor a criação de órgão externo ao governo com o pretexto de controlar contas públicas, candidata cria condições privilegiadas para agentes financeiros especularem sobre o orçamento do país O Conselho de Responsabilidade Fiscal (CRF), externo ao governo, que a candidata Marina Silva (PSB) anuncia em seu programa de governo, é muito semelhante àquelas delegações do Fundo Monetário Internacional (FMI) que vinham ao Brasil intervir em como e onde o governo podia ou não investir o dinheiro que arrecada.

     

  3. Golpe Midiático

    Qualquer um pode perceber que esse velho golpe da falsa informação, já estamos mais careca de  tanta saber. A Folha trilha os mesmos caminhos da Veja, infelizmente, pouco a pouco vai deixando de ser um grande jornal.

  4. Golpe Midiático

    Qualquer um pode perceber que esse velho golpe da falsa informação, já estamos mais careca de  tanta saber. A Folha trilha os mesmos caminhos da Veja, infelizmente, pouco a pouco vai deixando de ser um grande jornal.

  5. Desespero

    Isso está me cheirando a desespero. Comas besteiras que a Marina andou aprontando nos últimos dias, algo precisaria ser feito, com urgência, contra a presidente Dilma.

    Acho que o barco já tá fazendo água….

  6. A Falha e o Estragão tinham

    A Falha e o Estragão tinham muita utilidade aqui em casa quando eu tinha cachorro. Eu pedia jornal pra quem assinava e estendia várias folhas no chão de noite pro meu cahorro ler, aí de manhã era só juntar tudo e colocar no lixo. Depois eu passava um desinfetante no chão, mas só pra eliminardos germes que o jornal deixava no chão.

  7. O PIG ATACA!

    Vamos dantes que ela passem sobre o PIG com um trator e os fechem as portas.

    Ela eh capaz. Tudo pela feh, moral e os bons costumes

    assistindo os criadores se movendo contra a criatura.

    mais um folhetim de prata.

  8. Eu gostaria de saber se o

    Eu gostaria de saber se o Nassif irá fazer como na campanha passada que ficava ao vivo falando sobre os candidatos, era um alívio para minha alma aflita na época do zé serrote, pergunto:e agora? Nassif vai continuar sua análise política ao vivo? 

  9. ai vem tal de janio, membro

    ai vem tal de janio, membro daquilo,,,

    falar que proplema da dilma é falta de comunicacao,,,,

    pra quem fez o que fez durante ditadura, ne,,,,

  10. É Nassif… é a falta de comunicação de Dilma…

    Até 5 de Outubro vai ser assim:

    A cada fala pública de Marina, onde se tornam claras as contradições do seu discurso de “modernidade”, “nova política” e “mudanças”, a porca mídia prontamente vai cuidar de mostrar alguma coisa pra desconstruir a Dilma.

    O problema deles é que Marina (a Salvadora da Pátria que estão patrocinando) mesmo com aquele palavreado que lembra textos obscuros e sinistros dos alquimistas, com expressões que talvez nem ela mesmo entenda a abrangência do significado, vai, a cada dia que passa, deixando bem ressabiados alguns dos seus “sonháticos seguidores” (os GLS são um exemplo gritante) e, consequentemente, perdendo simpatizantes para a tal causa da “nova política”, por isso a necessidade de, a cada patacada que a fada faz quando abre a boca, eles imediatamente atacam Dilma Roussef.

    PS: Ainda vou perdoar a Luíza Erundina se até as 23:59h do dia 04/10/2014, ou em algum momento do segundo turno, ela rachar com a Marina, se isso não acontecer eu vou considera-la uma autêntica militante pró-direita… porque, pqp, Marina já deu provas e mais provas que não tem um projeto para o Brasil coisa nenhuma, o projeto dela é nos eliminar como nação mesmo, e a Luíza não se tocou disso ainda?

  11. Jânio de Freitas e o problema de comunicação de Dilma

    Para Jânio de Freitas, segundo este blog hoje mesmo, Dilma tem um problema de “comunicação”:

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/dilma-faz-mas-nao-consegue-se-comunicar-por-janio-de-freitas

    Já é difícil acreditar que Jânio escreva na Folha, mas é mais difícil ainda que ele leia a Folha.

    Será que Jânio de Freitas acha que dá pra resolver isso ai como mais “comunicação” ou mais dinheiro?

    Alguém acha que dá pra convencer agiotas a baixarem o preço com uma boa conversa mole?

     

     

     

  12. Folha solta balão sobre proposta de Dilma para evangélicos

    Eu voto desde 1964 e até hoje jamais traí o meu Pais, votando de forma irresponsável.  Mas nesta campanha parece que a maioria dos eleitores estão se esquecendo que moram no Brasil.  Pensam que elegendo Marina estarão desempregando os Petistas, que ingenuidade.  Quem vai perder o emprego, se o governo dela dar errado são as pessoas mais pobres, quem vai morrer na porta dos hospitais ou sem o remédio que recebem das farmácias populares são aqueles que necessitam do SUS, quem vai morrer de fome, serão exatamente estes que hoje recebem ajuda do bolsa família, quem vai ficar fora das universidades são exatamente os jovens da periferia.  Lula governou por dois anos e foi um dos melhores presidentes do País.  Dilma governou o País com os melhores que ele encontrou e fez uma grande admiistração.  O próprio Aécio admite no seu dircurso que Lula fez um ótimo governo e só não elogia Dilma porque não tem respeito com os milhões de brasileiros que sairam da miséria absoluta,  com os milhões de brasileiros que hoje estão na classe média, com o milhares de jovens que jamais entrariam numa faculdade e hoje estão estudando ou já formaram em medicina.  Até o governo FHC, na minha família tinha apenas cinco pessoas com curso superior e somente um,  porque era filho de um grande fazendeiro, pode fazer medicina.  Hoje, na minha família e na família da minha esposa, todos os nossos sobrinhos ou fizeram ou estão fazendo curso superior, só médicos são mais de 10.  Caros evangélicos eleitores de Marina, caros paulistas revoltados eleitores de Marina, olhem em suas famílias, olhem para voces mesmos e deixem de ser hipócritas.   Querem destruir o PT, muito bem, mas, por favor não destruam o Brasil.    

    1.  
      Vc tem certa razão, quem

       

      Vc tem certa razão, quem sofre primeiro são os mais fracos sempre. Eu também pensava em votar na Marina, para “dar um jeito no PT”, agora já estava pensando em mudar. E você me ajudou mais a ficar mais para a Dilma. 🙂

       

  13. Folha solta balão sobre proposta de Dilma para evangélicos

    As distorções da Folha, da UOL e da TV-Record.  Zé dirceu chama Marina de a Lula de saias.  Dilma compara Marina a Collor e Jânio (O programa de Dilma disse: Dois presidentes queriam governar sozinhos e deu no que Deus e mostra apenas Janio Quadros,  eles, maldosamente colocam o Collor, só para causar intriga.).  A TV-Recprd;  No Debate Aécio critica governo Dilme é descaradamente omite  quando Aéco chama a Marina de inesperiente e critica abertmente o seu projeto de governo.  A minha vontade é me esconder num lugar incomunicável é só voltar à cidade no dia da eleição para cravar o meu voto em Dilma e ponto final.

  14. A “fonte” é a da diversao, oras..

    A Folha revelar fontes. Precisa?

    A única fonte que eles tem é a de saber que “sem regulaçao da mídia” eles podem publicar, manchetar como voce disse, o que eles bem entenderem, quando e em favor de quem eles quiserem..

    Depois que a imprensa cria a mentira, nao adianta o governo ou o ofendido publicar carta de repúdio, porque o que fica prá valer na “caixola” de quem le é a manchete e nao a resposta, a réplica  publicada  depois num cantinho escondido do leitor.

    A comunicaçao mentirosa e a resposta do ofendido vira um “telefone sem fio”, fazer o que??

    Até a eleiçao os jornais vao manchetar a vontade. Para eles esse é o ofício e a diversao do momento..

    A vítima? Bem, a vítima que se vire para desfazer o “mal entendido”…., se conseguirem, claro!

     

     

     

    .

  15. É PARA RIR E NÃO CHORAR

    Teremos um goveno de e/ou para:

    -as pererecas (ambientalista);

    -evangelicos fundamentalistas (pastores, bispos e beatos);

    -com a chave do cofre nas mãos do ITAÚ (Armínio Fraga ven aí).

    A combinação perfeita  para o fracasso!!!!!

  16. Faltou informação….

    Faltou informar que a tal Lei Geral das Religiões já beneficia a Igreja Católica desde 2008, e o que fará agora é estender o beneficio a todas as religiões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador