O que achei do camarada Boulos na TV Cultura, por Walter Falceta

Foto Reprodução

O que achei do camarada Boulos na TV Cultura

por Walter Falceta

Acabou-se o programa Roda Viva. Minha opinião? Boulos nadou de braçada! Deu ao Brasil uma aula de coerência, cidadania e pensamento solidário e popular.

Fundamental crítica cristalina ao processo injusto e ilegal que levou Lula ao cárcere. Defendeu suas convicções, sem tornar a divergência um argumento de desqualificação da gestão petista.

Tocou em quatro pontos nevrálgicos da complexa questão política brasileira:

a) a necessidade da reforma política;

b) a necessidade da reforma urbana;

c) e eliminação das regalias do judiciário;

d) a necessidade de uma reforma tributária que retire os privilégios dos banqueiros e do capital rentista.

Foi claríssimo ao afirmar que não é contrário à atividade daqueles que mantêm micro, pequenas e médias empresas, geradores da maior parte dos empregos no Brasil.

Manifestou-se contra o modelo que beneficia megacorporações e as grandes instituições financeiras, promotoras da desigualdade.

Tratou com conhecimento da questão venezuelana e denunciou sem papas na língua o retrocesso promovido pelo governo golpista.

Mostrou a importância da representação de mulheres, negros, indígenas e LGBT nos processos decisórios e no avanço do rito civilizatório.

Comoveu ao defender, sobretudo, a empatia e a solidariedade, essas virtudes tão presentes no sonho jovial dos elevados de espírito.

Por fim, encantou ao declarar como seu ídolo o Doutor Sócrates, corinthianista como ele, corinthianista como nós.

Obrigado, Guilherme! Nesta noite, na cova dos leões, representou-nos com coragem e ternura.

Walter Falceta Jr. tem 54 anos, atua como jornalista desde 1983. É o atual presidente do Coletivo Democracia Corinthiana

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • o que....

    Boulos foi mais do mesmo. O que mudou e mudará são as perguntas. As perguntas a serem respondidas. O cabresto um pouco mais frouxo e o Povo mais perto do 'cocho' do Poder. Como todos os covardes que nada mudaram do Getulismo Ditatorial que impera há quase 1 século, não falou de Liberdade. Liberdade para que? Liberdade para pensar, para agir? Deixe que os 'Representantes do Povo' façam isto por você !! Mas na hora que os tais Representantes do Povo precisam de apoio popular para seus ideais esvaziados, então delegam uma pequena parte deste Poder Decisório ao Povo Brasileiro e falam em Plebiscitos e Referendos. Facultativamente?  Iludido !!! E os Canalhas não ficam corados !!!  E continuam com seu AntiCapitalismo de Estado. Contra aqueles que representam 92% da capacidade industrial brasileira, ou seja, Multinacionais Estrangeiras? NÃO !!! Contra o pouco do Mercado respresentado por Brasileiros Legitimos, A AgroIndústria, por exemplo. Mai do mesmo? É isto que o Brasil precisa construir para os próximos 40 anos?  

    • A curiosa mente de um direitista brasileiro

      "Getulismo Ditatorial que impera há quase 1 século"... UM LIVRO DE HISTÓRIA PARA O GAROTO... O GETULISMO SURGIU A MENOS DE UM SÉCULO... E DE LÁ PRA CÁ... TIVEMOS 20 ANOS DE DITADURA MILITAR... GOVERNOS DE ESQUERDA E DIREITA... QUE GETULISMO SECULAR É ESSE???

      "E continuam com seu AntiCapitalismo" COLOQUE AQUI O MOMENTO EM QUE FOI FALADO ALGO DE "ANTI-CAPITALISMO"... VOCÊ SEMPRE MARTELA ESSE TAL "ANTI-CAPITALISMO... QUE VOCÊ TIROU DA BUNDA... INVENTOU UM ESPANTALHO PARA ATACAR... "ANTI-CAPITALISMO" SÓ EXISTE NA BOCA DA DIREITA BURRA BRASILEIRA... NA ESQUERDA NINGUÉM DISCUTE ISSO HÁ DÉCADAS!

      "Boulos foi mais do mesmo."... "Contra o pouco do Mercado respresentado por Brasileiros Legitimos, A AgroIndústria" HAHAHAHAHAHAHAHAHAH POR FALAR EM "MAIS DO MESMO"... CRITICOU BLOULOS... CRITICOU O GETULISMO... E VEIO APOIAR A "NOVIDADE" DE 500 ANOS: O BRASIL COLONIAL E SUA AGRO-ARISTOCRACIA PATÉTICA!

      REALMENTE... NÃO QUEREMOS MAIS DO MESMO... E NÃO EXISTE NADA QUE REPRESENTE ISSO MAIS DO QUE ESSA PATÉTICA BANCADA DO AGRONEGÓCIO QUE DOMINA ESSE PAÍS DESDE O DESCOBRIMENTO.

      VOLTA PRO FACEBOOK, ZÉ MANÉ!

    • O Bolsobosta falaria das novidades que o Zé $érgio espera

      Boulos é mais do mesmo. O Bolsobosta seria a novidade que o Zé $érgio tanto aguarda.

  • Lula Livre

    Percebe-se que Boulos tem grande potencial, mais algo nele ainda parece pouco sedimentado. Lula no aspecto de economia e política extrena me parece mais confiável e talhado. Resta ao Boulos decolar caso Lula não seja candidato e não será fácil. Precisamos continuar acreditando no Lula Livre

  • Vou ver no Youtube. Esse cara

    Vou ver no Youtube. Esse cara e a Manuela de fato são o futuro da esquerda brasileira. 

    PS: Gostei desse negócio de "corinthianista". Creio não ter sido um erro de digitação, mas ser um neologismo, certo? Talvez eu como flamenguista não seja corintiano, mas corintianista

  • Boulos

    Nunca tive conhecimento das ideias de Boulos.  Ontem, perdí o início do programa, mas me espantei com o restante. Em primeiro lugar, pelo primarismo de quase todos os inquisidores - o do cartunista me pareceu idiotice. Depois, pelas exposições do Boulos. Ele me pareceu o mais lúcido político que ouví nos últimos tempos, embora confunda um pouco teorias com realidade. É claro que precisamos de uma reforma tributária que diminua a carga dos mais pobres, como a que grava o consumo, e acabe com as isenções dos mais ricos. É óbvio que precisamos de uma reforma política que devolva o Poder ao povo, e é evidente que devemos acabar com a ditadura do Judiciário, com seus cargos vitalícios obtidos sem nenhum voto. Mas como fazer com as atuais estruturas?  Se ele for eleito, perde o cargo em 15 dias.

  • Confesso que não esperava um
    Confesso que não esperava um desempenho tão bom do Boulos.
    Surpreendeu, acredito que os jornalistas coxinhas não esperavam um desempenho tão bom.
    Não ficou nenhuma pergunta sem respostas.Não houve nenhuma réplica sobre o que dizia.

    Dois jornalistas ficaram visivelmente incomodados com a postura e desenvoltura do Boulos. Dava respostas com firmeza, clareza e com uma didática impressionante.

    Um jornalista perguntou com tom irônico sobre o "progresso da Venezuela" citou vários dados negativos do país. Primeiro Boulos disse que não se deve ironizar a situação de um pais. Deixou o coxinha sem graça. Em seguida explicou didaticamente o que ocorre na Venezuela que só depende do Petróleo.

    Temos vida inteligente na esquerda. Tenho certeza que muitos a partir dessa entrevista vai mudar o pensento que tinha sobre o jovem canditado.

    Como dizem os jovens. Boulos lacrou !

  • Subscrevo quase tudo o que o Boulos afirmou

    Exceto o elogio não ao Sócrates, um espírito elevado, mas ao Corinthians. Se fosse o Vasco e/ou o Palmeiras, eu subscreveria tudo o que o Bolos falou sem ressalvas.

  • Boulos

    E o prazer de ver a catatonia dos debatedores diante da absoluta falta de argumentos pra contrapor o óbvio, colocado com tanta elegãncia, de fato não tem preço. As intervenções (porno)gráficas do cartunista Caruso eram patéticas, de dar vergonha alheia. De um momento para o outro não postaram mais os tweets, não se sabe se por paralisia da platéia cativa (imagino a qualidade da mesma), ou se por incapacidade de selecionar os publicáveis, ou seja, alinhados com o pensamento(sic) da produção. Quanta gente vagabunda com espaço numa TV (pública?). Pena o Boulos não ter abordado o viés geopolítico do golpe. Aliás isso não é muito o forte do PSOL, gostaria de ter um entendimento mais acabado do porque.

  • Muito Bom

    O Boulos é um cara muito bem preparado e articulado e as suas posições são muito bem claras. Isso é uma candidatura (*) de esquerda.

    E ainda querem nos enfiar goela abaixo o Ciro.

    O Boulos pode ser uma alternativa viável em 2022 ou 2026 (considerando que não haja interrupções ditatoriais). Mas sem plantar a semente não se colhe os frutos. Nas eleições de 1982 o Lula e o PT tiveram 10.8% do eleitorado paulista. A semente havia sido plantada.

    (*) Ao optar pela via política através de eleições, O Boulos, de quem tenho bastante admiração, começa, devido à sua opção, a sua trajetória ao centro político. A trajetória pode ser lenta ou rápida mas é inevitável. Se chegar ao poder no meio ou antes disso, será apeado ou assassinado da mesma forma que o Allende em 1973. Se chegar lá estando já no final do caminho do centro, talvez seja aceito, aturado e depois desprezado e jogado na lata de lixo da mesma forma que o Lula (aqui a comparação é um tanto imprecisa, pois Lula é sem dúvida, um líder de massas e carismático, coisa que o Boulos não é), pelos reais donos do poder, ou pelos Mestres da Humanidade, um termo que o Chomsky usa com muita perspicácia.

    O contraponto que faço é o Stedile que ao permanecer no MST sem nunca ter se candidatado a nada, consegue ser muito mais próximo do que ele era há vinte anos atrás.

    As lições ensinadas por outro barbudo, este russo, que já fez 200 anos, sobre as falácias da via parlamentar devem sempre ser lembradas.

    De toda forma, longa vida de lutas ao Boulos e ao MTST. Provavelmente terá o meu voto.

    Saudações.

  • Roda Viva Boulos encantador...
    Mostrou que o conhecimento com serenidade. Não se exaltou quando provocado. Não perdeu a ternura. Falou com propriedade sobre temas centrais. Fortaleceu!

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

2 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

4 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

4 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

4 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

5 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

8 horas ago