Categories: Em Observação

A crítica ao outro, como forma de escamotear nossas falhas

Do Zwela Angola

O Perigo em Procurar Defeitos nas Pessoas

Por MARCO FRAZÄO 

No mundo em que vivemos a competição é uma constante, a grande maioria das pessoas vivem em uma eterna competição, seja no trabalho, seja na escola e principalmente no lar.

Quanto mais próximos somos de alguém, maior a nossa percepção sobre o modo de ser desta pessoa e sem nos darmos conta, estamos criticando ás suas imperfeições.

Um simples comentário pode se transformar em uma fornalha de criticas e acusações.

A procura de defeitos nos outros distorce nossa percepção de várias maneiras. Em primeiro lugar, temos a impressão errada de que somos superiores às outras pessoas. Quando nos preocupamos com as imperfeições alheia, deixamos de dar atenção a nossos próprios defeitos. Desenvolvemos uma espécie de hipermetropia social, focalizando nossa visão e modo de vida nas falhas alheias.
Quando procuramos defeitos nas pessoas, arriscamos-nos a confundir a aparência com a essência. Sendo incapazes de discernir os pensamentos e intenções das pessoas que nos cercam, baseando nosso julgamento apenas no que vemos e supomos erroneamente.

Spencer W.Kimball, falecido Presidente e profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( www.lds.com.pt ) declarou que julgamos erroneamente sempre que procuramos interpretar ou compreender os motivos que ” levam as pessoas ” a agir desta ou daquela maneira, através de nossos próprios valores, conceitos ou modo de ver as coisas. [ O Milagre do Perdão ( 1974), pag. 257 ].

Talvez nos consideremos melhores do que as pessoas cujas falhas são óbvias simplesmente porque muitas de nossas faltas sejam de natureza íntima e oculta. Se projetarmos nossas falhas nas outras pessoas, então é provável que nossa atitude para com elas seja um termômetro de nossas próprias fraquezas.

Outro perigo em dar demasiada atenção aos defeitos alheios é que isso impede o nosso progresso pessoal e espiritual. Deixamos de ver nossos próprios defeitos e assim perdemos um tempo valioso em busca de corrigir nossas falhas. Cresce em nós o orgulho e a presunção. Na clássica fabula de ESOPO ( A Lebre e a Tartaruga ), temos um exemplo clássico deste orgulho e presunção. Uma lebre e uma tartaruga resolveram apostar uma corrida. A Lebre partiu em disparada, deixando a Tartaruga para trás. A Lebre ficou cansada e, segura da vitória, decidiu parar e descansar um pouco. Caiu no sono, enquanto a persistente Tartaruga passou silenciosamente por ela e continuou em frente, até ganhar a corrida. O problema da Lebre não foi sua falta de capacidade para terminar a corrida. Ao contrário. Seu problema foi achar que a corrida já estava vencida e haver se julgado superior a Tartaruga.

Se, da mesma forma que a Lebre, acharmos que já vencemos a corrida, passaremos a salientar nossa superioridade em relação às outras pessoas em vez de procurar vencer nossas próprias fraquezas.

Não devemos nos esquecer que somos humanos, passamos por dificuldades, fraquezas e fracassos na vida, mas que tudo isso pode ter por objetivo nos tornarmos mais dotados de compaixão pelas pessoas e desenvolver amor a Deus.

Keep Walking….´.


Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

21 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago