BNDES fará leilão de privatização da Celg-D amanhã

Jornal GGN – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que irá realizar nesta quarta-feira (30) o leilão de privatização da Celg-D, distribuidora de energia que atende o estado de Goiás.

O certame, que também tem participação do Ministério de Minas e Energia, será realizado em São Paulo, na sede da BMF&Bovespa. O leilão foi agendado, inicialmente, para agosto, mas teve sua data alterada devido à falta de interessados.  

Atualmente, a Eletrobras (50,93%) e o governo de Goiás (49%, via CELGPar) controlam a empresa. Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia, disse que foi apresentada pelo menos uma proposta para o leilão.

A disputa irá vender 94,8393% do capital social da empresa em lote único, sendo que o valor mínimo foi fixado em R$ 1,791 bilhão.

A Celg-D atende 237 cidades em Goiás, mais de 98% do território do estado, com 2,6 milhões de unidades, consumindo 2,4% da energia gerada no Brasil. Em 2015, devido a dificuldades financeiras, ela saiu do controle do governo de Goiás e foi federalizado, passando para as mãos da Eletrobras.

Nesta terça (29), o BNDES também informou sobre o lançamento do edital para contratação de serviços de avaliação econômico-financeira para a privatização de outras seis distribuidoras de energia da Eletrobras.

Serão privatizadas a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia S.A (Ceron), Boa Vista Energia S.A. e Amazonas Distribuidora de Energia S.A..

A Eletrobras quer levantar em torno de R$ 5,5 bilhões com a venda de ativos até o final do ano que vem, incluindo a venda das distribuidoras, de imóveis e também participações acionárias em usinas e linhas de energia. O leilão de privatização das distribuidoras deve acontecer em 2017.

Redação

Redação

View Comments

  • bndes.....

    Vendamos mais um pedaço do país para financiar nossa Elite Pública. Seremos governados pelo "Mercado". Mas não é a história se repetindo? Afinal, os ingleses não terminaram por serem donos das maiores minas de ouro do planeta, descobertas em MG e de toda infraestrutura instalada desde a época do Império? "A História só se repete como farsa". Mas descobriu sua pátria aqui no Brasil. Afinal somos a Pátria de Farsantes. 

Recent Posts

Correios amplia pontos de doações ao Rio Grande do Sul em mais 5 estados e DF

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal também começam a…

28 minutos ago

Brasil registra 4,4 milhões de casos prováveis de dengue

Número de mortes confirmadas pela doença chegou a 2.246. Desde janeiro, nove Estados e o…

54 minutos ago

Haddad se encanta com o neoliberalismo, por Fernando Castilho

O ministro já vem se movimentando no sentido de reduzir o déficit da Previdência começando…

1 hora ago

Com previsão de temporal, Inmet alerta “grande perigo” no sul do RS

Subiu para 90 o número de mortos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no estado,…

1 hora ago

Madonna, 1º de Maio e RS: espasmos da realidade, por Wilson Ferreira

Seria como se o cosmos, em seus movimentos de pulsação e ressonâncias, quisesse nos alertar…

1 hora ago

Gestão do RS colocou estado à venda e permitiu deterioração ambiental

Os efeitos do aquecimento global são uma realidade e tendem a ser cada vez mais…

2 horas ago