BNDES fará leilão de privatização da Celg-D amanhã

Jornal GGN – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que irá realizar nesta quarta-feira (30) o leilão de privatização da Celg-D, distribuidora de energia que atende o estado de Goiás.

O certame, que também tem participação do Ministério de Minas e Energia, será realizado em São Paulo, na sede da BMF&Bovespa. O leilão foi agendado, inicialmente, para agosto, mas teve sua data alterada devido à falta de interessados.  

Atualmente, a Eletrobras (50,93%) e o governo de Goiás (49%, via CELGPar) controlam a empresa. Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia, disse que foi apresentada pelo menos uma proposta para o leilão.

A disputa irá vender 94,8393% do capital social da empresa em lote único, sendo que o valor mínimo foi fixado em R$ 1,791 bilhão.

A Celg-D atende 237 cidades em Goiás, mais de 98% do território do estado, com 2,6 milhões de unidades, consumindo 2,4% da energia gerada no Brasil. Em 2015, devido a dificuldades financeiras, ela saiu do controle do governo de Goiás e foi federalizado, passando para as mãos da Eletrobras.

Nesta terça (29), o BNDES também informou sobre o lançamento do edital para contratação de serviços de avaliação econômico-financeira para a privatização de outras seis distribuidoras de energia da Eletrobras.

Serão privatizadas a Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia S.A (Ceron), Boa Vista Energia S.A. e Amazonas Distribuidora de Energia S.A..

A Eletrobras quer levantar em torno de R$ 5,5 bilhões com a venda de ativos até o final do ano que vem, incluindo a venda das distribuidoras, de imóveis e também participações acionárias em usinas e linhas de energia. O leilão de privatização das distribuidoras deve acontecer em 2017.

 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. bndes…..

    Vendamos mais um pedaço do país para financiar nossa Elite Pública. Seremos governados pelo “Mercado”. Mas não é a história se repetindo? Afinal, os ingleses não terminaram por serem donos das maiores minas de ouro do planeta, descobertas em MG e de toda infraestrutura instalada desde a época do Império? “A História só se repete como farsa”. Mas descobriu sua pátria aqui no Brasil. Afinal somos a Pátria de Farsantes. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador