Ótimo terem postado a carta do Saber ao Rebelo com sua visão sobre o novo Código Florestal e, mais do que isso, sobre uma visão mais ampla para o próximo governo — mudar a visão do atual governo sobre o assunto não é lá esperança que se preze.

Ajuda a ver como intelectuais brilhantes, incluindo sua experiência em determinadas lides políticas, podem errar feio.

A Ciência tem a faceta natural de separar a Natureza em compartimentos estanques. O Landau é capaz de falar de uma partícula isolada que é então descrita por um vetor de estado PSI. Ao considerar duas partículas ele fala delas suficientemente isoladas uma da outra e o vetor de estado então é dado por psi1 + psi2. Traduzindo, não existem os compartimentos estanques nem mesmo na Física a mais nua de todas as Ciências. Mas o conceito de isolado (e algo semelhante a vazio) é estritamente necessário para construir os conceitos. Se não perceber que por mais que se faça complexo o processo descrito acima nunca teremos uma realidade — e sim uma Física — não teremos condições de compreender a realidade, mesmo quando nos restringirmos a Física.

A Natureza não tem esses compartimentos estanques. Mas quando um cientista vai analisar uma realidade tende a formar compartimentos cada vez mais estanques e mete os pés pelas mãos.

O Saber tem uma belíssima visão de como deveria ser um Código Florestal… num país ideal que não existe em lugar nenhum. Descola política de ciência natural. Ou pega experiências isoladas, incluindo experimentos científicos, e toma como base para formar o todo. Pensamento bem físico. Mas é o todo, como um complexo de complexos, que deve ser visto em primeito lugar. Só depois é que podemos analisar criticamente e sintetizar.

Sua proposta Carta do Saber ao Rebelo é um dos nortes para uma política, um projeto, que tenha como base a ciência natural e uma certa visão de biodiversidade — onde não se pode incluir o Homem, a não ser ad hoc, senão quebra toda a teoria. Vai contribuir sim para o debate, mais do que em torno do Código Florestal, para o qual ele não parece habilitado, para toda uma política, todo um projeto de desenvolvimento autosustentável.

É uma proposta honesta mesmo com erros infantis. Não é o caso do Laerte Braga a falar sobre Capitalismo Chinês. Ele usou declarações de Giap (bem poderia dizer Ho Chi Min) para justificar seus ataques a China Socialista. Primeiro usou a autoridade dele ao se manifestar contrário a exploração de bauxita, ainda mais pela China. Mas não combateu o Socialismo Chinês, muito menos com declarações grosseiras do tipo Capitalismo Chinês — grosseiras por ser ele líder comunista e por atacar um país Socialista vizinho. Depois o Braga se soltou e usou e abusou de frases suas que pareciam ter vindo do Giap somente pela forma como o Braga elaborou (ou copiou) o texto. Desonestidade intelectual. Fico com o Saber.

Mas, e sempre tem um mas, hay muitos que prezam pelo intelectualismo. Se o teórico Ho falou isso vale mais que toda a prática (não há práxis então); se o Saber falou todos tem que ouvir e tentar compreender (mesmo quando impossível) para implementar…

Um tal de Joshua teria pregado que todos somos iguais. Parece que ainda está pregado… na cruz. O mundo inteiro vem lutando em formas e por formas democráticas. É até difícil saber o que é isso, Democracia… Mas uma coisa é certa, todos os desiguais somos iguais perante um Deus, mesmo que ele (ainda) seja um Borrego de Ouro…

Redação

Redação

Published by
Redação

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

55 minutos ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

1 hora ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

2 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

3 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

3 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

4 horas ago