Categories: Cidades

O convênio de 2,97 milhões da Prefeitura com a USP

Custou mais consegui encontrar. O convênio apontado pelo Metro tem a assinatura de Rodas…

Aparceria com a Universidade se expressa pela pluralidade de pensamentos e opiniões dentro da própria Instituição”  e, o Magnífico Reitor esqueceu de acrescentar, renega as audiências públicas previstas no Estatuto da Cidade. 

O assunto é sério. O Plano Diretor levou décadas para ser aprovado. Kassab quer enterra-lo e para isto se cerca de vozes “credenciadas”. A USP e o Instituto de Engenharia (aonde foi lançado o projeto dia 30 Veja aqui). Tudo isto, à revelia da lei.

 

SP 2040: USP e Prefeitura realizam projeto de longo prazo para a cidade


Trabalho prevê criação de plano de metas até 2040 em cinco grandes áreas A USP será parceira da Prefeitura de São Paulo na implementação do projeto SP 2040: Construindo uma visão e um plano de longo prazo para a cidade de São Paulo, que busca a implantação e cumprimento de metas para o aumento da qualidade de vida na capital paulista. Os trabalhos se iniciam neste mês de janeiro, e o convênio entre as duas partes foi firmado em cerimônia realizada no dia 21 de dezembro na sede da prefeitura.

O trabalho, inspirado em experiências internacionais de cidades como Nova Iorque, Chicago, Paris, Hong Kong e Ontario, prevê a criação de um plano de metas para a cidade até 2040 em cinco grandes áreas: oportunidade de negócios, desenvolvimento econômico sustentável, mobilidade e acessibilidade, equilíbrio social e melhoria ambiental.

“O ponto mais importante do SP 2040 é que ele irá focar a qualidade de vida das pessoas, principalmente no que diz respeito aos investimentos necessários na educação e na saúde públicas. No momento em que tivermos qualidade no ensino e na saúde em uma cidade como São Paulo, vamos ter uma população mais bem educada e capacitada para contribuir com o desenvolvimento da cidade e do país”, analisou o prefeito Gilberto Kassab.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Luiz Bucalem, afirmou que a “expectativa é a de que a cidade possa, de uma maneira muito participativa, discutir seu futuro. E escolher os seus caminhos subsidiados no ponto de vista técnico. Esse é o grande objetivo: fazer todas as escolhas de forma bastante responsável”, explicou o secretário.

O reitor da USP, professor João Grandino Rodas, celebrou o estabelecimento do convênio apontando que a importância do plano e da parceria com a Universidade se expressa pela pluralidade de pensamentos e opiniões dentro da própria Instituição, que resultará no enriquecimento do projeto. O reitor destacou também a importância da discussão dos temas com a sociedade.

Estudos
À Universidade caberá o apoio à execução dos estudos, com a participação de docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola Politécnica (Poli) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O projeto, que receberá investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões, terá início em janeiro do próximo ano e duração de cerca de um ano. “Este é um projeto da cidade de São Paulo e não apenas de uma gestão”, destacou o secretário Miguel Bucalem.
“Pelo período de serviços prestados, a Prefeitura pagará R$ 2,97 milhões à USP”, revelou o secretário Miguel Luiz Bucalem. A primeira etapa do projeto será o desenvolvimento, com apoio da Fundação de Apoio à USP (FUSP), de uma visão estratégica e proposições em nível preliminar, a partir de propostas desenvolvidas desde 2007 pela Administração.
Em seguida, os resultados serão discutidos com especialistas no tema, para posteriormente serem levados e discutidos intensamente com a sociedade civil. Estão previstos ciclos de reuniões com agentes públicos, entidades e associações, munícipes, além de um Seminário Internacional.
“Nossa expectativa é a de que a cidade possa de uma maneira muito participativa discutir seu futuro. E escolher os seus caminhos subsidiados no ponto de vista técnico. Esse é o grande objetivo: fazer todas as escolhas de forma bastante responsável”, explicou o secretário.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria e da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano)

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Efeitos da redução da Taxa Selic aprovada pelo Copom, por José Dutra Vieira Sobrinho

Com Selic de 8,5% a TR seria zero e nenhum mutuário do SFH que tivesse…

1 hora ago

Tapeando o sombreiro, por Daniel Afonso da Silva

Somos todos gaúchos. E vamos juntos superar mais essa. Um pouco da linda arte gaúcha.…

1 hora ago

Há brutalidade e delicadeza na Amazônia, por Augusto Rocha

Até onde vai a adaptabilidade da região Amazônica à brutalidade da mudança climática? Qual será…

2 horas ago

Rio Grande e o grande desafio da reconstrução da democracia, por Luís Nassif

É preciso devolver ao país o sonho do pacto nacional de reconstrução, sabendo que uma…

2 horas ago

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

16 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

17 horas ago