Categories: CorrupçãoGestão

MP negocia delação premiada com executivos da Siemens

Do Estadão

MP negocia delação premiada para comprovar propina no cartel dos trens

Acordo com executivos da Siemens permitiria identificar pagamentos a agentes públicos no processo de compra e manutenção de trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e para os metrôs de São Paulo e do Distrito Federal

Bruno Ribeiro e Marcelo Godoy

O Ministério Público Estadual (MPE) está negociando um acordo de delação premiada com os executivos da Siemens para obter provas de supostos pagamentos de propinas a agentes públicos no processo de compra e manutenção de trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e para os metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. As suspeitas recaem sobre contratos assinados entre 1998 e 2007.

A proposta foi feita para um grupo de advogados que defende os seis executivos da Siemens durante uma reunião que contou com a participação de quatro promotores que apuram o caso. Eles devem começar a ouvir o depoimento dos quatro brasileiros e dois alemães que relataram ao Conselho Administrativa de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, as tratativas para a formação do cartel dos trens que atuou em pelo menos cinco licitações. A Siemens e seus executivos estão colaborando.

A negociação para que a Siemens concordasse em denunciar o cartel começou em 6 de março de 2012 e estendeu-se até o fechamento do chamado acordo de leniência, em 22 de maio passado, em São Paulo. A investigação do Cade ainda resultou na abertura de dois inquéritos pela Polícia Federal.

Por meio do acordo, a empresa e os executivos se livram de sanções por causa da formação do cartel – em troca da plena colaboração com a Justiça. As empresas acusadas no caso podem ser obrigadas a ressarcir os prejuízos causados aos cofres públicos. Além disso, podem receber multa de até 20% do faturamento da companhia.

Prejuízo. O Estado mostrou que o prejuízo aos cofres públicos causado pela atentado à livre concorrência pode ter chegado a R$ 557 milhões ou 30% do valor dos contratos assinados – R$ 1,925 bilhão em valores atualizados. Em nota, a Siemens informou que “desde 2007, tem feito grandes esforços para aprimorar seus programas de compliance em todo o mundo, tendo implementado um novo e eficaz mecanismo de controle e investigação”. A nota prossegue afirmando que “como resultado de seus esforços, a Siemens alcançou pontuação de 99% no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI)”.

Por fim, ela diz que “no Brasil, após extensa avaliação, a Siemens foi uma das quatro primeiras empresas a receber o Selo Ético (Cadastro Empresa Pró-Ética) em 2010, concedido pela Controladoria-Geral da União”.


Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Avanço militar de Israel em Rafah desloca 450 mil palestinos

Palestinos buscam novos refúgios, enquanto a ajuda humanitária é interceptada por colonos israelenses ultra-direitistas

1 hora ago

MPF denuncia cinco envolvidos na morte de Carlos Marighella

Quatro ex-agentes e ex-perito do IML tiveram ligação em ação executada por agentes do Dops…

1 hora ago

Alvo de críticas por violência obstétrica e erros médicos, Saúde de SBC justifica terceirização por “escassez de médicos”

Durante oitiva, primeira vítima que denunciou os casos de negligência médica em SBC recebeu ligação…

2 horas ago

Como a Alvarez & Marsal, que vai gerir a crise em Porto Alegre, capitaliza com desordens e tragédias naturais

"Especialista em reviravoltas", A&M foi contratada para ajudar cidades americanas em crise, mas acabou impulsionando…

2 horas ago

Um regime de guerra global, por Michael Hardt & Sandro Mezzadra

Está surgindo um regime de guerra global – no qual a governança e administrações militares…

2 horas ago

Setor de serviços fecha março com 0,4% de avanço

Crescimento foi influenciado pelo segmento de informação e comunicação, segundo IBGE; alta ante primeiro trimestre…

3 horas ago