Categories: História

A Conferência de Casablanca em 1943

ROOSEVELT EM CASABLANCA 

Entre 14 e 24 de Janeiro de 1943 ocorreu a Conferencia de Casablanca, uma das cinco grandes conferencias que coordenaram o esforço de guerra dos Aliados e depois reorganizaram o mundo pós Segunda Geurra.

Casablanca tinha sido há pouco tempo libertada do controle da França de Vichy, que perdeu toda a Africa do Norte com a invasão anglo americana de Novembro de 42.

Roosevelt veio dos EUA em uma longa jornada que fez escalas em Trinindad, Belem no Brasil e fez a longa jornada para o porto africano, parando antes na colonia britanica de Gambia, onde o aguardava o cruzador Memphis, especialmente preparado para ele descansar antes da conferencia.  Churchill fez tambem uma complicada rota para evitar zonas de risco aereo que obrigou seu avião a grandes desvios evitando as bases alemãs na costa francesa.

As grandes comitivas militares e os escalões civis se reuniram no Hotel Anga e em um conjunto de mansões luxuosas em volta do hotel.

Roosevel e Churchill estavam com excelente humor mas Roosevelt surpreendeu Churchill com a declaração pronta de condições para uma rendição alemã, a famosa “”Rendição Incondicional”, que Churchill achava que prolongaria a guerra por impediri a negociação com um governo que depusesse Hitler. Roosevelt apresentou a condição como “fait acompli” para desgosto do Premier britanico.

Tambem na Conferencia de Casablanca foi estabelecido o proximo alvo dos Aliados, a Sicilia, cuja invasão se daria no mesmo ano, após ter sido considerada e descartada a Sardenha.

Tambem tentou-se administrar as politicas divergentes  para a França de Roosevelt que preferia o General Giraud como chefe da França livre e Churchill, que bancava De Gaulle.

Roosevelt detestava De Gaulle, que considerava fascista e tentou levantar Giraud, que não era lider de ninguem, um fracasso, Churchill estava certo com De Gaulle.

Churchill e Roosevelt voaram de Casablanca para Rabat para jantar com o Sultão do Marrocos, chefe nominal do Marrocos, que ofereceu um suntuoso banquete aos dois lideres anglo americanos mas sem alcool, para grande desgosto de Churchill, desgosto completado por declarações anti-coloniais de Roosevelt ao saudar o Sultão.

A Conferencia de Casablanca foi seguida no mesmo ano pela Conferencia do Cairo, da qual participou tambem o lider chinês Chiang Kai-Shek.

Todas essas conferencias estão com seus roteiros de viagem detalhadamente narrados no interessantissimo livro “”CHURCHILL VAI A GUERRA”de Bryan Levery, editora Lafonte, que trata exclusivamente das muitas viagens de Churchill durante a guerra, interssante pela extraordinaria disposição de Churchill para viajar (até parece certos lideres brasileiros) em plena guerra mas sem dispensar o mordomo, o coquetel de camarão, a melhor champagne, os charutos cubanos e os licores e obviamente os seus longos banhos quentes de banheira, um luxo bem dificil nas condições de guerra mas que Churchill tinha como indispensavel.

O livro tem muitos mapas e ilustrações e a viagem mais complicada que Churchill fez em plena guerra foi a Moscou, pode-se imaginar o risco mas ele adorava o jogo do alto risco,

se acreditava imune a tudo e de fato morreu na cama e não nas inumeras guerras de que participou muitas vezes na linha de frente.

Quem curte livros de guerra e já leu muita Historia, este livro é diferente e divertido.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

5 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

6 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

6 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

7 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

8 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

9 horas ago