Cartas de ex-chefe nazista são encontradas em Israel

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Do El País

Quase 70 anos após o suicídio do comandante nazista Heinrich Himmler, o jornal Die Welt teve acesso a centenas de cartas do temido chefe da organização militar SS, que foram recuperadas em uma casa de Israel. Tratam-se de missivas enviadas por Himmler principalmente para a sua esposa, Marga, de 1927 até poucas semanas antes de se suicidar, em 1945, ao cair em mãos dos aliados. Junto às cartas teriam sido recuperados fotografias e documentos privados, cuja autenticidade, assim como a das missivas, foi certificada pelo chefe dos arquivos públicos da Alemanha, Michael Hollmann, como informou a agência Efe.
As cartas aparecem assinadas com a frase “Seu Heini” ou “Vosso pai” e seu conteúdo é basicamente amoroso e familiar, embora também sejam verificados exemplos do antissemitismo de Himmler. As missivas encontravam-se em uma caixa de segurança de um banco de Tel Aviv e não está claro como chegaram ao jornal.
As missivas, embora não acrescentem detalhes sobre sua militância no partido nazista, deixam entrever alguns aspectos da vida privada do “gênio do mau” do III Reich, como por exemplo, sua longa relação extraconjugal com sua secretária.

Muitas perguntas
Talvez as cartas ajudem também a responder a pergunta formulada, há cinco anos, pelo historiador Peter Longerich: “Como pôde um personagem medíocre alcançar tanto poder?”. Longerich precisou de mais de mil páginas para descrever a metamorfose de um jovem bávaro solitário em um monstro que sonhou eliminar todos os seres indesejáveis para o novo império alemão que estava por nascer.
O livro Heinrich Himmler, uma Biografia (Objetiva), escrito pelo historiador, foi o primeiro grande trabalho sobre o arquiteto da eliminação do povo judeu na Europa. Segundo o autor, Himmler foi um burocrata criminoso que escalou os degraus do poder graças ao sonho que impregnou sua vida e que perseguiu até sua morte: um mundo que devia ser controlado pelos alemães arianos e no qual não havia local para os judeus, os eslavos, os homossexuais, os deficientes e os chamados “associais”, os quais Himmler descreveu como “escória humana”.
Depois do suicídio de Hitler, o fanatismo de Himmler impulsionou-o a buscar uma segunda carreira política, ao lado dos aliados, que ficaram horrorizados com a ideia. Finalmente, Himmler se suicidou, em 23 de maio de 1945, com uma cápsula de cianeto.
Redação

Redação

View Comments

  • Outro filme para Hollywood

    Parece que o mundo terá a oportunidade de sair dos mesmos filmes de sempre e ter uma nova oportunidade de meter o pau nos alemães. A manutenção da imagem de “tadinhos” do povo judeu exige certa criatividade, ainda mais depois de quase 70 anos.

    Ontem, aqui neste blog, foi a “historinha” de uma fazenda no sul do Brasil, onde um fazendeiro que era simpático ao nazismo (nada estranho nem satânico, nos tempos bem antes da guerra), deu sustento e oportunidade na vida a mais de 23 meninos abandonados, na maioria negros, que viviam num asilo. O relato, obviamente, foi tergiversado justamente por um judeu, que conta a história como se um Holocausto fosse, evidenciando para quem consegue ler com maior isenção, uma clara mostra de ingratidão e intolerância. Os herdeiros do fazendeiro negaram os fatos relatados pelo Zobel (judeu e autor da historinha).

    Na historinha de hoje, temos um derrotado da guerra que, por alguma razão estranha, depois de quase 70 anos de falecido, aparecem suas cartas de amor à família, cartas que cobrem um período de quase 20 anos (1927 a 1945), com um conteúdo amoroso e familiar, próprio de quem guarda esse tipo de correspondência. O curioso é que as cartas aparecem logo em Israel, na mão de um cineasta judeu, com documentário já pronto para lançar ao mercado. O conteúdo amoroso e familiar estará sujo de traições com a secretária e insinuações maldosas contra judeus, evidentemente. O “gênio do mal” e as suas cartas será o tema de 2014 para manter verossímil a discutível história do chamado “Holocausto”.

     

    • O ALEXIS me convenceu:

      O ALEXIS me convenceu: pensando bem o Heinrich Himmler era um bom sujeito.Às  vezes tinha leves desvios de conduta, mas quem não tem?


      Ô cara, vá plantar batatas!!!

      • Foi mesmo um péssimo sujeito

        Mas foi há 70 anos. Já se matou, perdeu a guerra e, excepcionalmente, deixou umas cartas que, embora depois de muitos anos, mostram algum lado humano. Não existem anjos nem diabos, mas apenas gente comum que comete erros ou até ações criminosas, como o citado, o qual, aliás, já teve o seu merecido castigo.

        Agora, 70 anos de massacre mediática acima do tema servem apenas para manter uma imagem de "tadinhos" aos donos atuais do mundo.

        • Se os judeus são os donos  do

          Se os judeus são os donos  do mundo, pela sua teoria, todos os não judeus são idiotas. Doze milhões de judeus mandando num mundo de mais de 6 bilhões de habitantes.


          É o velho discurso anti-semita que volta e meia volta à baila.Nenhuma criatividade.

          • Aí que está o segredo

            Não permitir que o mundo perceba. Por isso fazem aulas de Holocausto a crianças em RJ e Porto Alegre. Por isso criminalizam na Europa a quem sequer duvidar.

            Não tenho nenhum discurso, apenas me defendo de coisas que agridem a minha inteligência, a toda hora, em qualquer filminho de Hollywood.

    • "............para manter

      "............para manter verossímil a discutível história do chamado "holocausto"?

      O holocausto hoje não precisa mais de verossimihanças para ser considerado verdadeiro pela História. Há uma farta e bem expressiva documentação(depoimentos, filmes, testemunhas) acerca dessa monstruosidade. Colocar a discussão nesse prisma é incidir no mais condenável dos negacionismos. 

      A meu ver está no mesmo nível da que afirma ter sido uma fraude o pouso da Apolo XI na Lua. Aliás, é bem, bem pior, considerando que envolve mais de seis milhões de vidas humanas massacradas pelo regime mais cruel que a dita "civilização" ocidental nos premiou. 

      • Procure informação

        Procure na internet e veja como alguns judeus sensatos desconfiam do uso comercial que está sendo dado ao Holocausto.

        A história sempre é contada pelo vencedor. No futuro algum descendente seu vai sair exaltado falando que Saddam tinha mesmo armas químicas, e que por isso foi a invasão do Iraque.

        Uma verdade tão verdadeira assim não precisa ser obrigatória, ainda mais depois de 70 anos. Tem gente que vai presa na Europa apenas por duvidar. Isso agride a minha inteligência e raciocínio. Você, engoliu a história com caroço e tudo.

         

        • Alexis,
          Os judeus por acaso

          Alexis,

          Os judeus por acaso foram vencedores? Que tipo de vitória essa na qual foram quase dizimados? 

          Teorias conspiratórias ou assemelhadas existem aos montes por aí. Mas temos que ter referências concretas. Se não para que a História?

          Reitero: existem provas FARTAS e indiscutíveis provando o Holocausto. Numa hipótese absurda de ter algum fundamento essa dúvida então estaremos diante da farsa mais bem documentada da história. 

           

          • Verdadeiros vencedores

            Os vencedores foram os aliados (inclusive os Russos, que perderam muito mais gente) e, por causa disso, os judeus ganharam um país inteiro (tirando fora os Palestinos) conseguiram hoje ser donos do mundo, de Hollywood, dos bancos, de Nova Iorque (mas da metade da população), das maiores fortunas do mundo, inclusive no Brasil, dos grandes meios de comunicação, inclusive no Brasil, nas editoriais e até em um simples juri de show de calouros. Quer mais referências concretas ou está bom assim?

            Existem muitas controvérsias sobre o número de seis milhões. Há gás e crematório para tanto? Então, por que sobrou tanta gente que esteve mesmo nos campos de concentração? Eles, ao invés de servir de testemunhas das atrocidades "não sofridas por eles", são testemunhas vivas de que a coisa não era tão assim.

             

  • Propaganda

    "embora também sejam verificados exemplos do antissemitismo de Himmler"

    Nossa, deve se tratar da descoberta do século, não? Himmler era antissemita!

    Mais uma peça de propaganda, para que os sionistas possam continuar a (para citar o Saramago) arranhar a ferida do Holocausto para que ela não cicatrize nunca.

    • e por quanto tempo os judeus deveriam lamentar por seus mortos?

      os judeus tem o exemplo do holocausto armenio, que e praticamente esquecido do ocidente, seus direitos sobre suas terras ignorados e a Turquia jamais foi questionada a ressarcir pelo crime que cometeu!

       

      o holocausto produzido pelos nazistas e apenas o apice de um seria infindavel de perseguições aos judeus pela europa, principalmente no leste europeu, onde os progron eram rotineiros!  Então um povo que perdeu mais de 70% de seus membros que viviam na europa deveriam se calar e deixar o mundo esquecer seu sofrimento, apenas porque vc acha tedioso ou porque e anti-semita?

      • Sacanagem não é?

        Agora, me pergunto, por que aconteceu tudo isso?

        Odiar de graça alguém é que parece-me mais surpreendente.

      • Podem e devem lamentar

        Assim como a escravidão no Egito. Chora em paz, na sua sinagoga.

        Mas, o que não podem, é tornar obrigatória a sua história e o seu lamento para todos nós, ainda durante massacre mediática por 70 anos, pois isso beira a imposição de doutrina.

    • 70 anos no ring

      O sujeito caiu por nocaute, contaram até 10 e, ainda assim, depois de 70 anos continuam batendo nele. Estão achando que? que a plateia é idiota e está obrigada a continuar aplaudindo?

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

5 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

5 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

6 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

6 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

7 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

7 horas ago