Leia a carta que Edward Snowden enviou ao presidente do Equador

Jornal GGN – O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos expressou seu agradecimento, através de uma carta, ao presidente do Equador, Rafael Correa, e ao povo equatoriano, por sua coragem de fazer o que é certo.

Leia abaixo a carta de Snowden a Correa

“Existem poucos líderes mundiais que arriscariam estar do lado dos diretos humanos de um indivíduo frente ao governo mais poderoso do planeta, e a valentia do Equador e seu povo é um exemplo para o mundo.

Devo expressar meu profundo respeito por seus princípios e meu sincero agradecimento pela ação de seu governo ao considerar minha solicitação de asilo político.

O governo dos Estados Unidos da América montou o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afeta toda a vida humana vinculada à tecnologia; gravando, analisando e julgando secretamente cada membro do público internacional. Supõe uma violação muito grave dos nossos diretos humanos universais quando um sistema político perpetua a espionagem automática, generalizada e sem garantias contra pessoas inocentes.

De acordo a esta crença, revelei este programa a meu país e ao mundo. Enquanto o público expressou seu apoio à luz que joguei sobre este sistema secreto de injustiça, o governo dos Estados Unidos da América respondeu com uma caça extrajudicial que  me custou a minha família, minha liberdade de movimento, e meu direito a uma vida pacífica, sem medo a uma agressão ilegal.

Enquanto eu enfrento esta perseguição, houve um silêncio por parte daqueles governos temerosos do governo norte-americano e suas ameaças.

Equador, no entanto, se ergueu para defender o direto humano de buscar asilo. A ação decisiva do seu Cônsul em Londres, Fidel Narváez, garantiu que meus direitos fossem protegidos durante minha saída de Hong-kong. Nunca me arriscaria a viajar sem isso.

Agora, como resultado, me mantenho livre e capaz de publicar informação que serve ao interesse do público.

Sem importar quantos dias me restam de vida, estarei dedicado a lutar pela justiça em um mundo desigual. Se algum destes dias contribui ao bem comum, o mundo deverá agradecer aos princípios do Equador.

Por favor, aceite minha gratidão a você, como representante de seu governo, e do povo da República do Equador, assim como minha grande admiração pessoal por seu compromisso por fazer o que é correto, e não o que gera recompensa.”

Edward Joseph Snowden

Redação

Redação

View Comments

  • VALE A PENA LUTAR

    Enquanto houver perseguições aos justos, condenação de inocentes. temos o dever de resistir, a luta deste guerreiro da liberdade, não pode findar....

Recent Posts

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

11 minutos ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

10 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

11 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

11 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

12 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

13 horas ago