Internacional

Condições levantadas pela Turquia e Croácia expõem rachaduras na Otan

da Global Times

À medida que a Finlândia e a Suécia se candidataram oficialmente à adesão à OTAN, mais divergências estão surgindo dentro do bloco militar.

Após a forte oposição do presidente turco Recep Tayyip Erdogan à adesão dos dois países nórdicos à Otan, o presidente croata Zoran Milanovic disse na quarta-feira que instruiria o representante permanente de seu país na Otan a votar “não” também.

Milanovic disse que a Finlândia e a Suécia devem ser autorizadas a aderir à organização apenas quando a questão da igualdade dos croatas na Bósnia e Herzegovina nas eleições for abordada. “Isso não é um ato contra a Finlândia e a Suécia, mas para a Croácia”, insistiu Milanovic. Assim como a preocupação de Erdogan com a questão curda, 

Em fevereiro, Milanovic disse à mídia que é contra a expansão da Otan para a Ucrânia e qualquer um que a defenda “ameaça também os interesses croatas”. “Enquanto eu for o presidente, me oporei à expansão da Otan em qualquer lugar”, acrescentou.

À medida que a OTAN acelera a entrada de mais países na tentativa de fortalecer o bloqueio à Rússia, os membros da organização manifestaram seu desacordo de várias maneiras.

De acordo com Sun Keqin, pesquisador do Instituto de Relações Internacionais Contemporâneas da China, a postura de Milanovic pode ter sido influenciada pelo presidente turco.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, expressou no domingo confiança em abordar as preocupações da Turquia.

Todos os 30 membros da OTAN têm demandas de segurança diferentes. A OTAN, sob a liderança dos EUA, tenta reforçar a chamada ameaça da Rússia e realizar os interesses geoeconômicos e geopolíticos de Washington por meio de uma expansão feroz. No entanto, os interesses dos EUA não representam os interesses de países individuais da OTAN. À medida que o conflito Rússia-Ucrânia continua e os países europeus sofrem mais consequências da guerra, muitos membros da OTAN estão gradualmente expressando sua oposição, inclusive apresentando suas demandas. Como um internauta brincou: “Por que o consentimento da Turquia pode

ser tão caro, enquanto o de outros provavelmente será respondido por não mais do que um simples ‘obrigado'” países.

Sun argumentou que, como a aliança transatlântica tem até 30 membros, é normal que esses países tenham diferenças de interesses devido às suas condições nacionais e posições na organização. De outra perspectiva, a persuasão dos EUA entre os membros da OTAN não deve ser superestimada.

A OTAN está pedindo a seus membros que se submetam aos interesses de Washington em resistir a Moscou, ignorando os interesses desses países. Isso está intensificando ainda mais as contradições entre as diferentes forças políticas na Europa e levando o continente a uma maior incerteza.

A expansão da OTAN vinculou os interesses de seus membros e até de todo o continente europeu à carruagem dos EUA. Os EUA pretendem enfraquecer fundamentalmente a Rússia, mas muitos países da OTAN não concordam que a Rússia seja uma ameaça à segurança. A estabilidade e o desenvolvimento são os interesses da maioria dos países europeus.

Quanto mais agressivamente a OTAN se expandir, mais rachaduras dentro da organização serão expostas.

A crescente tensão entre os EUA e a Rússia levará a maiores riscos de segurança para todos os membros da OTAN. Quantos países estão dispostos a se tornar bucha de canhão para os interesses dos EUA?

“Certos países estão usando sua demanda de segurança para intensificar a insegurança da Europa. Eles pensam que sua segurança está garantida depois de ingressarem na OTAN, mas só levará à intensificação do conflito entre a Otan e a Rússia – resultado que estimulará a possibilidade de um crise mais ampla ou mesmo conflito na Europa. Isso enfraquece a segurança de todos os países”, disse o especialista anônimo.

Redação

Redação

View Comments

  • Creio haver um dedo dos EUA nisto , esta entrada agora entornaria mais o caldo , e com o veto da Turquia isto seria adiado.
    Com as coisas mais calmas os dois entrariam na OTAN.
    Os turcos fazem um favor.

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

4 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

5 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

5 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

6 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

7 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

7 horas ago