Categories: Internacional

Confrontos na Líbia pós-Kahdafi

Por Marco Antonio L.

Do Outro Lado da Notícia

Líbia imersa no caos

Do Avante!

A vaga de confrontos desencadeada desde o início da semana passada na Líbia confirma que o país permanece mergulhado no caos após o derrube do regime e a execução de Muammar Kahdafi. Os últimos episódios violentos ocorreram durante o fim-de-semana, em Kufra, no Sul do território, e vitimaram cerca de 30 pessoas, informava, domingo, a Russia Today.

Já na quinta-feira, 7, um grupo de 300 homens armados ocupou a chamada Praça da Liberdade, em Benghazi, para exigir a aplicação da lei islâmica e rejeitar a aprovação de qualquer outro texto fundamental. Dois dias antes, na terça-feira, 5, a missão diplomática norte-americana naquela cidade foi atacada, noticiou a Lusa.

A operação terá sido reivindicada por um pretenso comando afecto ao xeque egípcio Omar Abdel-Rahman, condenado a prisão perpétua nos EUA por envolvimento e preparação de ataques terroristas, e, segundo analistas ouvidos pela AFP, em retaliação pela morte, nesse mesmo dia, no Paquistão, do suposto número dois da Al-Qaeda, Abu Yahya, conhecido como «o líbio», na sequência de um bombardeamento de um avião não-tripulado de Washington.

Na segunda-feira, 4, os confrontos ocorreram em Tripoli quando a brigada Al-Awfya, da cidade de Tarhuna, ocupou o aeroporto internacional da capital líbia em busca do seu chefe, detido e levado para parte incerta no dia anterior, informou ainda a agência de notícias portuguesa.

Os milicianos acabaram rechaçados sem resistência do aeroporto e de algumas das posições que ocupavam em Tripoli pela brigada de Zintan e não pelas forças de segurança do CNT, de acordo com elementos apurados pela Europa Press, que cita o relato dos acontecimentos publicado noTripoli Post.

Esta é a segunda vez em seis semanas que os milicianos de Zintan se deslocam ao aeroporto de Tripoli para o resgatar a grupos rivais no controlo do território.

A instabilidade no país é, aliás, o principal argumento do Conselho Nacional de Transição para adiar as «eleições», inicialmente previstas para o dia 19 de Junho mas agora proteladas, e condicionadas, para 7 de Julho.

O adiamento, anunciado domingo e alegadamente coordenado com elementos das Nações Unidas, ignorou o envio por parte da UE de um contingente de 21 observadores, confirmado, dia 8, pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

Paralelamente às incertezas sobre a propagandeada «consulta popular aos líbios», permanece a arbitrariedade judicial. Na semana passada, Melinda Taylor, advogada de Saif Al-Islam, filho de Muammar Kahdafi, foi presa pelas autoridades por entregar ao detido documentos que pretensamente «representavam um perigo para a segurança da Líbia».

No mesmo período, quatro funcionários do Tribunal Penal Internacional foram encarcerados quando se preparavam para um encontro com Al-Islam, no qual deveriam abordar a ordem da sua extradição para Haia, onde será acusado de crimes contra a humanidade (Lusa 09.06).

O novo poder na Líbia recusa entregar Saif ao TPI, pois pretende sentenciá-lo no país aplicando a «justiça de Zintan», cidade onde se encontra preso. Para tal não hesita em contrariar um dos sustentáculos da campanha imperialista durante a agressão da NATO à Líbia.

Até ao momento, não se conhece reacções da dita «comunidade internacional» sobre esta matéria.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Luis Nassif: privatização da Sabesp, um macro escândalo

A empresa vai sendo sugada até virar bagaço. Aí, é devolvida para o poder concedente…

6 minutos ago

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

11 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

12 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

12 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

12 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

14 horas ago