Fauci, o Mandetta de Trump, também sofre ataques da direita

Do Washington Post

Fauci, 79, é o membro mais franco do governo em favor de diretrizes de saúde pública abrangentes e está entre os poucos funcionários que estão dispostos a corrigir as distorções do presidente Trump. Juntamente com Deborah Birx, coordenadora da força-tarefa da Casa Branca, Fauci incentivou o presidente a estender o cronograma das diretrizes de distanciamento social , apresentando-lhe modelos sombrios sobre o possível pedágio da pandemia.

“Agora é a hora, sempre que você está tendo efeito, de não tirar o pé do acelerador e do freio, mas apenas pressioná-lo no acelerador”, disse ele na terça-feira, enquanto a força-tarefa da Casa Branca fazia algumas modelos públicos, alerta de 100.000 a 240.000 mortes nos Estados Unidos.

A natureza exata das ameaças contra ele não era clara. Maior exposição levou a mais elogios para o médico, mas também a mais críticas.

Fauci se tornou um alvo público de alguns comentaristas e blogueiros de direita, que exercem influência sobre partes da base do presidente. Enquanto pressionam o presidente a aliviar as restrições para revigorar a atividade econômica, alguns desses números atacaram Fauci e questionaram sua experiência.

No mês passado, um artigo que o descreveu como um agente do “estado profundo” ganhou quase 25.000 interações no Facebook – significando gostos, comentários e compartilhamentos -, como foi publicado em grandes grupos pró-Trump com títulos como “Trump Strong” e ” Clube Trump de Tampa Bay.

Alex Azar, secretário do HHS, recentemente se preocupou com a segurança de Fauci, à medida que seu perfil aumentava e ele passou por mais críticas vitriólicas on-line, segundo pessoas familiarizadas com a situação. Nas últimas semanas, admiradores também se aproximaram de Fauci, pedindo-lhe para assinar bolas de beisebol, juntamente com outros atos de adulação. Foi determinado que Fauci deveria ter um detalhe de segurança. Azar também tem um detalhe de segurança porque está na linha de sucessão presidencial.

Questionado na quarta-feira se estava recebendo proteção de segurança, Fauci disse a repórteres: “Eu teria que encaminhá-lo ao HHS [inspetor geral] sobre isso. Eu não comentaria.

O presidente interveio, dizendo: “Ele não precisa de segurança. Todo mundo o ama.

O HHS pediu ao Serviço de Marechal dos EUA que substituísse um grupo de agentes no escritório do inspetor geral do HHS para fornecer serviços de proteção para o médico, segundo um funcionário com conhecimento da solicitação.

O Serviço de Marechal dos EUA transmitiu a solicitação ao vice-procurador-geral, que tem autoridade sobre as delegações com o objetivo de fornecer serviços de proteção, com a recomendação de que seja aprovado, de acordo com o funcionário, que falou sob condição de anonimato para revelar planos sensíveis que a pessoa não estava autorizada a discutir.

Um funcionário do Departamento de Justiça assinou a documentação na terça-feira autorizando o HHS a fornecer seus próprios detalhes de segurança a Fauci, de acordo com um funcionário do governo.

Um porta-voz do HHS se recusou a discutir detalhes sobre a segurança do médico, mas disse: “O Dr. Fauci é parte integrante da resposta do governo dos EUA contra a covid-19. Entre outros esforços, ele lidera o desenvolvimento de uma vacina contra o covid-19 e aparece regularmente em entrevistas à imprensa e entrevistas na Casa Branca. ”

Nos briefings, Fauci, que assessorou os presidentes de ambas as partes como diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, falou com autoridade sobre a disseminação do coronavírus e os sacrifícios envolvidos na mitigação de seus efeitos.

Ele às vezes corrigiu o presidente, em particular quando solicitado pelos repórteres. Depois que Trump disse que uma vacina covid-19 estaria disponível em alguns meses, Fauci disse que na verdade estaria disponível em cerca de um ano a um ano e meio, na melhor das hipóteses.

Seu papel o transformou em um herói para alguns. Quando ele se ausentou de um briefing no mês passado, os seguidores que haviam se acostumado às suas avaliações francas do surto ficaram alarmados de que ele poderia ter sido marginalizado por sua franqueza. Muitos foram ao Twitter para perguntar: “Onde está o Dr. Fauci?” causando a tendência da pergunta na plataforma.

Ele ganhou atenção viral dois dias depois, quando colocou a mão na frente do rosto em um gesto de aparente descrença quando Trump se referiu ao Departamento de Estado como o “departamento de estado profundo” da sala de reuniões da Casa Branca.

Fauci também deu várias entrevistas nas quais elogiou moderadamente o presidente com dúvidas sobre seus pronunciamentos, inclusive sobre a viabilidade de medicamentos antimaláricos como tratamento para o novo coronavírus. Mais notavelmente, ele disse à revista Science que tenta guiar as declarações de Trump, mas “não pode pular na frente do microfone e empurrá-lo para baixo”.

Esses movimentos inspiraram os fãs. Mas eles também têm desprezado alguns dos apoiadores mais expressivos do presidente, mesmo quando os dois homens tentaram conter a aparência de tensão.

“O presidente estava certo e, francamente, Fauci estava errado”, disse Lou Dobbs na semana passada em seu programa na Fox Business Network, referindo-se ao uso de medicina experimental.

Os sites de notícias e opiniões da direita foram mais longe, lançando esfregaços infundados contra o médico que ganharam força significativa dentro das comunidades pró-Trump online.

Pontos de venda como o Gateway Pundit e o American Thinker apreenderam em um e-mail de 2013 – divulgado pelo WikiLeaks como parte de um cache de comunicações invadidas por agentes russos – em que Fauci elogiou a “resistência e capacidade” de Hillary Clinton durante seu testemunho como secretária de Estado antes do comitê do congresso que investiga os ataques em Benghazi, Líbia.

The headline in the American Thinker referred to Fauci as a “Deep-State ­Hillary Clinton-loving stooge.” The author, Peter Barry Chowka, didn’t respond to requests for comment. When asked about the relevance of Fauci’s emails to his role in advising the White House’s coronavirus response, Jim Hoft, the editor of the Gateway Pundit, said, “I don’t have a problem with more information being shared about the doctor.”

The outlet has continued to criticize Fauci in recent days, saying that by offering new predictions about the possible death toll, Fauci and others were “going to destroy the U.S. economy based on total guesses and hysterical predictions.”

Several senior administration officials said that Trump respects Fauci and that the two generally have a good working relationship. Trump heeded the guidance of Fauci and Birx this week when he announced his administration would extend social-distancing guidelines for another 30 days. Last week, many health officials and experts grew worried when Trump said he hoped to reopen the country by Easter, even as coronavirus cases in the United States continue to rapidly climb.

O imunologista, que se formou pela primeira vez em sua classe na faculdade de medicina de Cornell, é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas desde 1984. Entre 1983 e 2002, ele foi o 13º cientista mais citado entre os 2,5 milhões a 3 milhões de autores em todo o mundo e em todas as disciplinas que publicam em revistas científicas, de acordo com o Institute for Scientific Information .

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

11 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

12 minutos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

17 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

2 horas ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

2 horas ago