Imagem falsa que Bolsonaro pinta do Brasil acirrará crise de reputação internacional

Jornal GGN – A prática do governo de Jair Bolsonaro de vender internacionalmente a imagem de um Brasil que não existe se reproduz em todas as suas esferas do poder. Quando se trata de direitos humanos, dois relatórios enviados, um este ano e outro em 2019, fingiram um país que lida com de maneira positiva com problemáticas como o desaparecimento forçado e, inclusive, simplesmente omitindo o período de 1964 a 1985, a ditadura do regime militar.

Os dois relatórios foram expostos por Jamil Chade, em sua coluna para o Uol, nesta quarta-feira (03). Nestes relatórios, “o Brasil ainda pintou um país onde os mecanismos de assistência às vítimas de abusos funcionavam e onde o estado de direito impera”. Como resposta, a ONU remeteu ao Brasil diversos questionamentos, “deixando claro que ali ninguém é ingênuo para acreditar”, cobrando explicações das autoridades brasileiras.

Mas a postura de fingir uma imagem não real permanece e é sistemática. Como exemplo, Jamil Chade menciona o discurso do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, que na Assembleia Mundial da Saúde disse que tudo estava funcionando na estrutura criada pelo governo. Há duas semanas, o Brasil já despontava como um dos epicentros do coronavírus no mundo. Hoje, é o segundo país com mais casos.

No Conselho de Direitos Humanos da ONU, foi a vez da ministra Damares Alves “omitir todos os problemas”. A reação do país, em termos de relações internacionais, é ao mesmo tempo que vende essa imagem não real, ao ser cobrado por entidades como a ONU e a OMS, responde com pressão nos bastidores.

Tal situação foi exposta na declaração da embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, que atacou os relatores da ONU que denunciavam a situação sanitária brasileira, uma vez que, segundo ela, o Brasil “estava fazendo muito” em políticas nessa área. Também adotam tom semelhante embaixadores brasileiros em outros países, que mandam cartas a editoriais de jornais que ousam criticar as medidas brasileiras.

“Um gesto típico de um governo autoritário que não suporta supervisão”, descreveu Chade. Mas, ao contrário do que espera o governo de Jair Bolsonaro, tais atuações têm sido alvo de chacota internacional. Não somente nos jornais, que estampam críticas e mais críticas, como as organizações já apresentaram mais de 30 queixas internacionais contra o Brasil, incluindo temas como a Amazônia, saúde, educação, violência policial, entre outros.

Jamil Chade adianta que em setembro, o relatório da ONU responsabilizará o governo de Jair Bolsonaro pelas mortes e contágios de Covid-19, “o que promete aprofundar a crise de reputação do país”.

“Os direitos básicos estão sendo violados, em muitas ocasiões pelo próprio governo. Compromissos assumidos pelo Brasil estão sendo rasgados e não há qualquer sinalização de que a atual administração esteja tentando mudar de direção. Por mais que o Planalto tente, a campanha de desinformação que é adotada internamente no país não funciona nos fóruns internacionais.”

 

Redação

Redação

View Comments

  • o que não estava bom tende a PIORAR E MUITO! já estou vendo países como a china suspendendo compras sobretudo, de soja do brasil. talvez explique o da bolsa de são paulo estar acima de 90 mil pontos de novo. e desses"somos 70%".

  • Pois é...
    Todos coniventes com abusos: governo, grande mídia, pequena mídia, "pactos", ...
    Até mesmo com um destituído no Haiti, a pedido da ONU.
    Banco dos réus? Nunca!
    Vão testando os limites, se não encontram obstáculos, vão para o próximo passo.
    Resultado: o Haiti é aqui.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago