Categories: Internacional

No Canadá, indígenas e aliados por uma sociedade sustentável

Idle no more

Até o dia 4 de dezembro de 2012 o Canadá tinha 2,5 milhões de lagos e rios protegidos pelo governo federal. Desde 5 de dezembro de 2012, o Canadá tem por volta de 97 lagos, 62 rios e 3 oceanos protegidos.

O perigo é que todo o restante dos recursos estão sob a proteção de governos provinciais e municipais. O que faz com que seja muito mais fácil a aprovação de autorizações para a exploração desses recursos naturais.

Por conta dessa mudança na lei, está acontecendo no Canadá um movimento contra a passividade entre os povos indígenas/nativos. É o movimento “Idle no more”.

Hoje, num dos principais shoppings de Toronto tive a oportunidade de participar e observar uma das manifestações programadas. Foi uma manifestação muito bonita com cantos e tambores.

Há três semanas a cacique Attawapiskat Theresa Spence está em greve de fome em Ottawa, com o objetivo de chamar a atenção dos políticos para a ameaça de exploração das riquezas naturais nas reservas indígenas que deve acontecer com as bençãos do governo conservador de Mr. Harper.

 “Idle no more” (Não à passividade) conclama todas as pessoas para participarem de uma revolução que honra a soberania indígena e que protege as terras e as águas. A colonização continua por meio de ataques aos direitos dos indígenas e dos danos às terras e às águas. Devemos parar e reparar essas violações, viver o espírito e a intenção das relações estabelecidas em tratados, trabalhar para a justiça em ação, e proteger a Mãe Terra.

Em 10 de dezembro, os povos indígenas e seus aliados iniciaram um protesto de solidariedade pelo Canadá para afirmar a soberania indígena e começar um trabalho que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável e renovável. Todas as pessoas serão afetadas pelo dano contínuo para a terra e água, e convidamos os aliados indígenas e não-indígenas para participar da criação de comunidades sustentáveis saudáveis. Nós incentivamos os jovens a se engajarem neste movimento porque eles serão os líderes do nosso futuro. Sempre houve indivíduos e grupos que trabalham para essas metas – Idle No More procura criar solidariedade e continuar a apoiar estes objetivos. Nós reconhecemos que pode haver reação, por isso incentivamos as pessoas a se fortalecerem e se unirem em espírito.” http://idlenomore1.blogspot.ca/

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

11 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

13 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

13 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

13 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

14 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

17 horas ago