Advogado que ofereceu emprego a Dirceu advogou de graça para Joaquim Barbosa

Atualizado às 11:17

Em diversas ocasiões, o Ministro Joaquim Barbosa insurgiu-se com o compadrio entre Ministros do Supremo e grandes escritórios de advocacia. Chegou a falar em “conluios” entre grandes escritórios de advocacia e juízes.

Em sua entrevista à Folha, o advogado José Gerardo Grossi escancara a hipocrisia de Barbosa.

Ele advogou de graça pelo Ministro, em uma interpelação judicial proposta pelo ex-Ministro do STF Maurício Correa.

Julgava-se determinada ação e Correa tinha procuração nos autos para defender uma das partes. Na ocasião, insistiu para que Barbosa julgasse. Barbosa não acreditou que Correa tivesse procuração nos autos e acusou-o de praticar advocacia administrativa.

Correa o interpelou. Ele procurou então Grossi – dono de uma das bancas de advocacia mais caras e prestigiadas de Brasília – para defendê-lo. Foi redigida a resposta, aceita por Correa.

Na hora de acertar os honorários, Grossi recusou-se a receber, conforme relatou na Folha: “”De juiz, eu não cobro. Eles não ganham o suficiente para te pagar. Se tiver dinheiro, melhor largar o caso”. 

Barbosa aceitou o presente.

 

Da Folha

Para José Gerardo Grossi, interlocução com Barbosa é impossível

NATUZA NERY

O advogado que ofereceu um emprego a José Dirceu em seu escritório criticou ontem o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, por ter vetado a autorização para o petista trabalhar.

Por meio de nota enviada à Folha, o criminalista José Gerardo Grossi afirmou que Barbosa tem uma visão na área criminal que lembra a Inquisição, em uma atitude de pessoas que se consideram infalíveis.

“A visão de justiça penal dele é torquemadesca, ultramontana”, afirmou.

No primeiro caso, a menção é a Tomás de Torquemada, implacável inquisidor espanhol do século 15.

Já no segundo, refere-se ao ultramontanismo, doutrina católica que defende o poder absoluto do papa e a impossibilidade de o pontífice errar em questões de moral e fé.

Condenado no processo do mensalão a 7 anos e 11 meses de prisão, Dirceu cumpre pena desde novembro e queria trabalhar no escritório de Grossi, com salário de R$ 2.100. A permissão foi negada porque, na visão de Barbosa, condenados no regime semiaberto precisam cumprir um sexto da pena antes de poderem trabalhar fora.

“Houvesse de escolher entre Tomás Torquemada e o bom juiz Magnaud, certamente ficava com este. A interlocução é impossível.”

O “bom juiz Magnaud” foi um magistrado francês cujas decisões foram consideradas humanistas e arrojadas nos anos 1920.

Ao negar o pedido de Dirceu, Barbosa chegou a afirmar que a oferta de emprego representou uma mera “ação de complacência entre amigos”, termo citado em francês no despacho do ministro do STF. Grossi, que conhece Dirceu há anos, rebateu.

“Lamento que S. Exa., o Min. Barbosa, tenha confundido um ato de generosidade, a meu sentir compatível com a lei, com uma “action de complaisance entre copains”. Logo ele que, já ministro do STF, foi meu cliente e que, por isto, sabe ou devia saber’ que não sou advogado de complacências ou cumplicidades”, alfinetou.

À Folha o advogado afirmou que não cobrou pela causa, uma interpelação feita por um ex-ministro do Supremo a Barbosa.

“De juiz, eu não cobro. Eles não ganham o suficiente para te pagar. Se tiver dinheiro, melhor largar o caso”, brincou Grossi por telefone.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Se o brabozão age como a inquisição

    então o mundo jurídico brasileiro age como a igreja católica daqueles tempos.

    • Barbosa mentiu para a Justiça italiana

      A Itália peguntou ao STF sobre as prisões e o tratamento dispensado aos presos e o Barbosa respondeu que eh uma beleza e que Pizzolato sendo extradito pode ficar até num presídio perto da casa dele(da casa de Pizzolato, não de Barbosa), bem como terá seus direitos respeitados, deus tá vendo, que coisa heim

  • Que coisa, o advogado de Dirceu já socorreu Joaquim Barbosa...rs

    Logo ele que, já ministro do STF, foi meu cliente e que, por isto, sabe ou devia saber' que não sou advogado de complacências ou cumplicidades", alfinetou.

    À Folha o advogado afirmou que não cobrou pela causa, uma interpelação feita por um ex-ministro do Supremo a Barbosa.

    "De juiz, eu não cobro. Eles não ganham o suficiente para te pagar. Se tiver dinheiro, melhor largar o caso", brincou Grossi por telefone.

    Risível não fosse trágico, que figura das mais ralés esse tal de Barbosa, o Rei Joaquim é só baixaria, e olhe lá que tem telhado de vido, se bem que esse aparato midiático-penal montado para levar adiante esse julgamento de exceção, que continua sendo de exceção na execução das penas, lhe dá todas as garantias e a blindagem de que precisa. Que ministro-carcereiro dos mais sem caráter, como escrever Nassif, realmente o STF não merece Barbosa, o Brasil não merece, ninguém merece.

  • Identificação com o Agressor

    Esse é o nome que se dá à infeliz situação de alguém que submetido, na infância, às piores crueldades, já adulto torna-se um perseguidor implacável.

    O  PT, ao se se colocar ao lado dos mais necessitados, mobiliza nessas pessoas a crueldade que originalmente sofreram. 

    Simples e trágico.

  • A Stª Inquisição não passava

    A Stª Inquisição não passava de teatro sofisticado do terror inerente a todo sistema teocrático (poder, domínio do absoluto, que pode ou não definir-se por uma entidade divina)  despótico, pois todo sistema de verdades absoluto, teologismo, enseja uma estruturação das relações de poder dura, autoritária, excludente e violenta.

    O travestimento em tribunal de justiça laico dos horrores do despotismo, implícito à parcialidade, aos excessos, à arrogância, à arbitrariedade, ao final, à truculência, para muito além do monopólio da violêcia formalmente pertencente ao Estado, não desnatura de despotismo.

    Tem-se nisso, tão-só, espetacularização por racionalismo desenhado, não por artístico cinzel, mas a picaretadas - o leigo crê legítimo, mas o esclarecimento desnuda o descalabro.

    Lastimavelmente, no modestíssimo sentir deste cidadão, S.Exª já manchou uma página da história do país e das lutas pela igualdade de oportunidades e de participação - não nos iludamos, no inconsciente* isto tudo faz um desastre, alimentando arquétipos, conquanto saibamos absurdos, mas o imaginário é assim mesmo, feito de absurdos -, estando, há muito, portanto, a merecer impeachment.

    Sem falar no envergonhamento do país de ser levado às barras de Cortes Internacionais, no que, diga-se, outros ministros o acompanham, em suspeitadíssima manifestação de superioridade à Lei, de inspiração ianque-anglo-saxônica, tal qual o vizinho do norte costuma postar-se. Onde a nobreza?

    Saudações libertárias, democráticas e jurídicas.

    * Aliás, não é lá, nos recônditos da alma, que a propaganda do tipo "lavagem cerebral" busca descobrir-incutir, entre tantos produtos de cunho mais ou menos político, racismo? "Onde você esconde teu racismo?" Perguntinha desonesta que parte do pressuposto do interlocutor ser necessariamente racista! Quanta desonestidade intelectual, somente explicada por serviço ao divide e impera.

  • JB faria um grande bem ao STF

    JB faria um grande bem ao STF e a si mesmo declarando seu impedimento ou suspeição para continuar vinculado aos autos deste processo. Outro juiz talvez tenha mais serenidade, tranquilidade e isenção para tocar a execução das penas destes condenados e resolver os incidentes que ocorrerem. Ao insistir em ficar vinculado ao caso, JB está comprometendo a instituição que preside - seu dever é justamente protege-la - proferindo decisões que não respeitam nem a Lei, nem o regime de cumprimento da pena imposta aos petistas, nem a jurisprudência dos tribunais brasileiros. Sua conduta profissional e insistência em seguir conduzindo este processo levantam sérias e justificadas suspeitas sobre suas motivações pessoais para negar a José Dirceu, José Genoíno e Delubio Soares direitos que são garantidos aos outros réus. 

     

    Republico aqui o parágrafo final de texto que publiquei hoje no GGN.

     

  • Entendi, favor então só pode

    Entendi, favor então só pode fazer para o Barbosa e seus comparsas

  • "De juiz, eu não cobro. Eles

    "De juiz, eu não cobro. Eles não ganham o suficiente para te pagar. Se tiver dinheiro, melhor largar o caso", brincou Grossi por telefone.

    De mensaleiro, ele cobra e não larga a causa!

    • O "mensalão' não existiu, precisa desenhar
      Sei que agora que vc,  barbocrata  radical que é, bem ao molde do seu espelho vai começar a me xingar de tudo quanto é nome que nem uma Maria Louca, comece então, só consigo achar graça do seus chiliques ao defender esse arremedo de Hitler , dessas pessoas "perfeitas' e "infalíveis" tô, fora, até o Papa Francisco rejeitou a infalibilidade papal ao confessar que já roubou uma cruz, mas Barbosa erra erra erra e continua dando uma de santo, ele(Barbosa) sabe que não houve uso de recursos públicos,muito menos se registrou qualquer prejuízo a quem que seja, não há crime nenhum que possa ser atribuído aos réus, houve sim, caixa 2 eleitoral para financiamento de candidatos da base do governo, o que é muito de diferente de compra de votos de deputados eleitos, isso(compra de congressistas) não existiu, tá mais do que provado que isso é uma invencionice da mídia empresarial.  O TCU reconheceu a legalidade da Operação Visanet, perícias foram feitas e nada de errado foi constatado, inclusive o serviço contratado(de publicidade) foi devidamente prestado, sendo que as provas da inocência do réus foram ocultadas por Barbosa durante o julgamento, daí a indignação das pessoas: Justiça boa é justiça justa, o que não foi o caso dessa farsa montada pela grande mídia e sua infinita sede de vingança. 

      http://www.lexometro.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-mensalao.html

       

      • Avatar

        Você parou de homenagear os Rios brasileiros.. ficou me devendo uma homenagem ao Rio Paraíba do Sul. Minha vida, e de milhões de brasileiros, está diretamente ligada a esse maravilhosos Rio, dádiva dos deuses a nós brasileiros. Rio que docemente banha dois dos estados mais fortes da federação e é lindo e fonte de energia,água (hoje em dia bem maltratado.. como somos ingratos!), peixes que tanto pesquei na infância...

        Quanto ao Argole, esqueça.. a teimosia não tem limites. Digo isso porque minha vó era espanhola e teimosa como um toureiro (nem o touro é tão tolo e teimoso).

    • Ele procurou então Grossi -

      Ele procurou então Grossi - dono de uma das bancas de advocacia mais caras e prestigiadas de Brasília

      A inveja é uma merda!

    • Se quem ganha 27 mil por mes

      Se quem ganha 27 mil por mes não pode paga advogado quem vai poder hein ?

      A cada dia ficamos sabendo mais coisas sobre o Barbosa, agora é ajuda de advogados...

    • MENSALEIRO TUCANO

      Certamente o nobre amigo está falando de Mensaleiro Tucano, pois esse sim existiu com provas até a tampa, mas o stf não se atreve a abrir a latrina dos tucanos, senão desnuda a farsa contra o PT.

    • Então se o ministro procurou

      Então se o ministro procurou o escritório de um advogado famoso é porque tinha dinheiro, pois nada foi acertado antes. Assim, ele tem dinheiro, muito mais do que os juizes possuem, segundo o advogado. Esse JbaboS/A é muito inteligente.

  • Isso me parece um desvio de

    Isso me parece um desvio de conduta de um funcionário público que não pode receber mimos acima de R$ 100,00.  Quem vai abrir uma sindicância cujo resultado pode ser demissão a bem do serviço público?

     

  • O teu nome é UDN

    Esse texto de Mauro Santayana, de 2006, continua atualíssimo

    , tá bom babocrata de plantão

       http://www.jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/a-mafia-dos-bachareis-o-teu-nome-e-udn

    E para quem andou apresentando só um pedaço da lei para enganar os incautos: Isso é para regime fechado e não para regime aberto, nao vale mostrar somente o artigo 37

    Art. 36. O trabalho externo será admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra a fuga e em favor da disciplina.

    Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.

    Leia o texto na íntegra

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/05/barbosa-usa-regra-do-regime-fechado-para-condenados-ao-semiaberto/

    Aliás, a questão Dirceu nem é jurídica mas política, 100% política, o uso do dominio de fato(sem provas), as exceções na execução da pena....

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago